As Fontes de Energia para o Enem: a matriz energética

Conheça quais são as Fontes de Energia Renováveis, e também as Não Renováveis. Petróleo e Carvão são altamente poluidores, e ainda por cima representam as energias Não Renováveis. O vento,l e o calor do Sol são energias Renováveis. Confira aula completa.

As fontes de energia são os recursos para se produzir energia, de forma natural ou artificial. Essa energia produzida é utilizada das mais diferentes maneiras e, às vezes, é desperdiçada.

O tema é tão importante que é pauta fundamental das nações: chega a ser estratégia na geopolítica mundial. Toda a estrutura montada pelos países precisa ser mantida pelas fontes de energia.

Matriz Energégica: energia renovável, e não renovável

Outra discussão acalorada pelas fontes energéticas, é quando envolve o meio ambiente e os impactos causados nele. E quando falamos das fontes de energia, é fundamental que você saiba se ela é uma fonte renovável ou não-renovável.

– Renovável: como o próprio nome aponta, é aquela que possui a capacidade de ser reposta naturalmente, o que não significa que todas elas sejam inesgotáveis.

Algumas das Fontes de Energia Renováveis, como o vento e a luz solar, são permanentes. Outras, como a água, podem acabar, pois dependem do bom senso na hora do uso. Ah, e não seja ingênuo e acabe achando que por ser uma fonte renovável ela é limpa, ou seja, não polui. Ela pode poluir sim, e muito.

– Fontes de Energia Não-renováveis: é o tipo de fonte que pode se esgotar em um determinado momento. Deve ser utilizada com sapiência e tentar aproveitar o máximo que ela oferece.

As Fontes de Energia no Brasil

Muito bom este resumo de Geografia para o Enem.

Agora, conheça  as fontes de energia mais utilizadas:

  • Carvão Mineral – foi a fonte energética da 1ª Revolução Industrial. Ela não é renovável, é bastante poluente, apesar de muita pesquisa já ter sido feita em busca da redução na poluição gerada pelo carvão.
  • Um dos maiores produtores e consumidores é a China.
  • É fundamental que você saiba que o carvão mineral é bem diferente do carvão vegetal (aquele utilizado para fazer churrasco, ok?)

1

  • Petróleo – O petróleo foi a fonte de energia responsável pela 2ª Revolução Industrial. Hoje é a fonte que “movimenta” o mundo.
  • O valor agregado ao petróleo é muito grande, mas as estimativas de utilização desse recurso não são nada positivas. É provável que o insumo se acabe em algumas décadas.
  • Os principais produtores se reúnem num grupo chamado OPEP (Organização do Países Exportadores de Petróleo).
  •  O grande produtor mundial de Petróleo é a Região que tem o conjunto dos países do Oriente Médio.
  • Ah, temos que lembrar que é uma das maiores fontes poluidoras do mundo. E
  • le pode ser explorado nas partes continentais (menores possibilidades), pode ser extraído do mar (aí quando acontece algum acidente, como no Golfo do México em 2010, os problemas ambientais são praticamente irreversíveis).
Dica 1: Você sabia que o clima está relacionado com as várias fontes de energia na terra? Clique aqui e veja como as atividades humanas variam com as estações do ano!2
  • Gás Natural – O gás natural, apesar de ser um combustível fóssil, é o menos poluente deles. Para a Europa, ele é fundamental para a calefação das casas.
  • Esse gás sai do Oriente Médio em gasodutos e chegam até a Europa.3
  • Biocombustíveis: os biocombustíveis são fontes renováveis e mais limpas.
  • Eles emitem gases poluentes, no seu desenvolvimento como plantas, mas retiram da atmosfera o gás carbônico para a fotossíntese.
  • Uma das fontes de energia alternativas mais conhecida é o etanol, que no Brasil é produzido por meio da cana de açúcar.

4

  • Biomassa: é a queima de substâncias de origem orgânica para a produção de energia.
  • Essa queima ocorre por meio da combustão de materiais como a lenha, o bagaço de cana e outros resíduos agrícolas, restos florestais e até excrementos de animais.
  • Também é renovável e “limpa”, já que ocorre da mesma maneira que os biocombustíveis.

58

  • Energia Solar: é o aproveitamento da luz solar para a produção de energia.
  • Pode ser feita de duas maneiras diferentes: fotovoltaica ou térmica. A primeira produz energia e a segunda serve para aquecimento exclusivamente.
  • Essa fonte energética é mais fácil de ser utilizada em ambientes tropicais.

6

  • Energia Eólica: energia produzida por meio dos ventos.
  • Nela, aerogeradores ativam turbinas que transformam a energia mecânica em energia elétrica.
  • Em alguns locais no planeta, pela intensidade de ventos, é muito fácil a utilização.
  • Porém, o que impede sua maior utilização são os custos dos equipamentos.

7

Dica: Você sabe que a Energia Eólica está ligada ao clima das Regiões. Então, clique aqui e revise o clima das várias regiões brasileiras.
  • Hidrelétricas: as hidrelétricas produzem energia com a passagem da água em suas turbinas e transformam a energia mecânica em energia elétrica.
  • Geralmente, os melhores rios para a produção, são os de planalto, que contam com quedas d´água que aumentam a velocidade das águas.
  • Apesar da produção dessa energia ser completamente limpa, ela pode ser prejudicial na construção das barragens, tanto ambiental, quanto socialmente falando.

10

  • Energia Geotérmica: é a energia proveniente do interior da Terra, retirada do vapor d´água das regiões perto do magma que chegam através de dutos específicos.

11

  • Energia Nuclear: também chamada atômica, é obtida a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, liberando uma grande quantidade de energia.
  • Essa fonte de energia mantém unidas as partículas do núcleo de um átomo.
  • A divisão desse núcleo em duas partes provoca a liberação de grande quantidade de energia.

12

Então, aprendeu um pouco mais sobre as fontes de energia? Ficou com alguma dúvida? Clica no link abaixo e assista a videoaula. Mas não esqueça de fazer os exercícios para fechar com chave de ouro esse conteúdo. Bons estudos!

Exercícios sobre as Fontes de Energia

1 – Enumere a segunda coluna a partir da primeira, classificando corretamente as diferentes fontes de energia existentes.

Coluna 01

(1) Fontes renováveis

(2) Fontes não renováveis

_________________________________

Coluna 02

( ) Energia do Carvão

( ) Energia Eólica

( ) Energia Solar

( ) Energia do Petróleo

( ) Energia Geotérmica

( ) Energia Atômica

2 – As fontes de energia podem ser classificadas em renováveis e não renováveis, mas também em primárias e secundárias. A primeira divisão refere-se à capacidade de recomposição de uma dada fonte energética, enquanto a segunda está relacionada com a forma pela qual é encontrada e transformada pelo homem.

Diante dessas considerações, analise as afirmativas a seguir:

I. O Petróleo refinado pode ser considerado uma fonte de energia secundária e não renovável.

II. A energia solar, na sua função de aquecimento do ambiente e iluminação da Terra, deve ser entendida como uma fonte primária.

III. O Etanol, em virtude de sua produção agrícola geralmente ineficiente, não pode mais ser considerado uma fonte de energia renovável.

IV. Podemos concluir que toda energia primária é renovável.

Estão corretas as alternativas:

a) I e II

b) II e IV

c) I, II e III

d) I, II e IV

3 – Observe os gráficos a seguir e assinale a alternativa correta:

22

33

a) Os dados expressam uma relação desigual na produção e consumo de energia no mundo, o que está diretamente ligado ao poder econômico dos respectivos países representados.

b) As maiores reservas correspondem também aos maiores produtores mundiais.

c) A maior parte dos principais consumidores de petróleo são países desenvolvidos ou emergentes, enquanto as maiores reservas encontram-se no mundo subdesenvolvido.

d) A grande dependência de petróleo por parte da Arábia Saudita explica as inúmeras ações militares desse país no Oriente Médio.

GABARITO

1 – 2-1-1-2-1-2

2 – A

3 – C

Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel