As Quatro Estações do Ano: veja por que elas acontecem, e as consequências na atividade humana

Primavera, Verão, Outono, e Inverno: Veja o que determina as Quatro Estações do Ano, e entenda as mudanças e variações climáticas. Tem tudo a ver com o movimento da Terra em torno do Sol. Você se recorda como acontece a Translação? Vamos revisar. Embarque nessa aula e descubra como o planeta muda de estações!

Primavera, Verão, Outono, e Inverno – As Quatro Estações você sabe de cor. Mas, veja aqui como as Estações refletem o movimento da Terra ao redor do Sol, e como ocorre a inversão entre os Hemisférios Norte e Sul.

Você já estudou aqui no nosso blog como acontece o movimento de rotação e translação. E este último, é o responsável pela mudança climática em nosso planeta. Isso acontece porque a Terra gira em torno do Sol, e leva 365 dias para dar essa volta completa. À medida que a Terra se aproxima do Sol as temperaturas ficam mais elevadas, e a incidência de raios solares é maior. E consequentemente, no movimento oposto, à medida que ela se afasta as temperaturas são mais baixas e a iluminação menor. Entenda as Quatro Estações do ano.

Vamos entender melhor? Acompanhe a figura, que traz a representação das Quatro Estações!As quatro estações e o desenvolvimento das atividades humanasConforme o movimento de rotação aliado ao de translação, obviamente as estações ficarão invertidas em cada hemisfério. Os nomes científico para cada ponto do movimento de Translação em que ocorrem as mudanças de estação são os Equinócios e os Solstícios. Veja a seguir as explicações para os Solstícios de Verão e de Inverno, e para os Equinócios de Outono e de Primavera.

As Quatro Estações do Ano

De acordo com a inclinação do eixo terrestre, e da rotação da Terra, os hemisférios irão receber quantidades diferentes de luz. A intensidade do calor também irá diferenciar  durante as quatro estações.

Os chamados solstícios e equinócios marcam o inicio de cada estação. Quando os raios solares estão mais fortes num dos hemisférios caracteriza-se o inicio do verão: solstício. E quando os hemisférios recebem a mesma incidência de raios solares caracteriza-se os equinócios.  Acompanhe no quadro a seguir com ocorre a “inversão” das Estações do ano entre os Hemisférios Norte e Sul. Confira as datas de solstício e de equinócio em cada hemisfério.

Hemisfério norte

Hemisfério sul

Solstício de Verão: 21 de junho

Solstício de Inverno – 21/12

Solstício de verão: 21/12

Solstício de Inverno- 21/06

Equinócio de primavera: 20/03

Equinócio de outono 22/09

Equinócio de primavera: 22/09

Equinócio de outono 20/03

Ainda não entendeu a mudança das quatro estações do ano? E sobre a inversão entre os Hemisférios Norte e Sul? 

Para você aprender de vez, e nunca mais esquecer, olhe a figura abaixo e compreenda. Lembre-e de que em vermelho estão as estações do hemisfério norte, e em cor azul as estações do hemisfério sul. 

Geografia Enem - Quatro Estações

 

Aula Gratuita sobre Translação

Entenda agora como acontece o giro anual da Terra ao redor do Sol, no movimento de traslação. Aula gratuita com o professor Carrieri, do canal Curso Enem Gratuito. É um show, e você aprende mesmo.

 

Você já parou para pensar que a nossa vida é guiada e pelas estações do ano?

Elas influenciam o nosso ritmo de vida. Vamos usar o inverno com exemplo onde a temperatura do ar é mais baixa, a temperatura cai, portanto o frio intenso traz uma série de complicações. Geografia Enem - Quatro EstaçõesPessoas tem problemas com doenças respiratórias, aeroportos complicam-se com a sua rotina em função das tempestades, ocorrencia de nevascas, as plantações são prejudicadas  e as colheitas reduzidas.

Com o frio as pessoas se isolam mais, não praticam atividades ao ar livre. É comprovado que as pessoas ingerem mais comida nesta estação. Ou  seja o nosso ritmo social e biológico se altera.  Assista agora um documentário sobre as “As Estações do Ano”. Imperdível. Está esperando o que? Acesse!

Dica 1- Vamos revisar um outro assunto também muito cobado no Enem e vestibulares? Então acesse nosso blog e saiba mais sobre O Derretimento das Calotas Polares! Não perca! https://blogdoenem.com.br/geografia-derretimento-calotas-polares/
Dica 2 – Você sabia que a região centro-oeste cresce a cada ano. Então não perca as dicas sobre essa região aqui no nosso blog! Cai no Enem e vestibulares. Revise! https://blogdoenem.com.br/geografia-regiao-centro-oeste/

Simulado Enem de Translação

Teste agora o que você aprendeu com o Simulado Enem sobre Translação. São 10 questões com gabarito online, na mesma hora. Confira:

.

 

Agora é com você! O blog selecionou mais um desafio! Está preparado? Vamos lá!

(Ucpel) Com relação a figura, podemos afirmar que:

Geografia Enem - Quatro Estações

1. O movimento de translação é aquele que a terra realiza ao redor do sol, junto com os outros
planetas, definido, assim, os dias e as noites, percorrendo um caminho que tem forma elíptica.
2. Ela representa o movimento da terra em um período de 365 dias (um ano), definindo as estações do ano.
3. Os equinócios são demarcados pelos dias 21 de março e 23 de setembro.
4. O solstício é um período em que as noites são iguais Aos dias.
5. No verão do hemisfério sul, é possível considerar que a incidência dos raios do sol na superfície da terra é praticamente perpendicular.

Estão corretas:

a) 2, 3 e 5.
b) 1, 2, 3, 4 e 5.
c) 2, 3 e 4.
d) 1, 2 e 3.
e) 2, 4 e 5.

Resposta correta letra “A”.

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.