Entenda o que é o equinócio de outono e o que muda nesta data

Equinócio de outono é o dia que marca o fim do verão e o início do outono. Ocorre em 20 ou 21 de março, data em que o dia e a noite possuem a mesma duração. Saiba mais!

Duas vezes por ano, o dia e a noite possuem exatamente a mesma duração. No Hemisfério Sul, a primeira vez ocorre no equinócio de outono e a segunda no equinócio de primavera. Além disso, os equinócios marcam a transição das estações do ano. Entenda por que isso ocorre!

O que é equinócio de outono

O equinócio de outono marca o dia em que os raios solares incidem de maneira igual nos dois hemisférios do planeta e tanto o dia como a noite têm duração igual. A data do equinócio de outono no Hemisfério Sul pode ser 20 ou 21 de março. É esse evento que determina o fim do verão e o início do outono.

Esse fenômeno ocorre porque a luz e o calor do Sol não costumam chegar com a mesma intensidade em todos os locais do planeta por causa da inclinação do eixo do globo. Assim, há uma época do ano em que o Hemisfério Norte recebe mais raios solares e outra em que o mesmo ocorre no Hemisfério Sul.

Observe a imagem para entender melhor:Representação do equinócio de outonoFonte da imagem: https://bit.ly/33ZyOJh

Perceba que nas imagens dos equinócios a luz solar atinge o planeta de forma igual do Norte ao Sul. Em contrapartida, nos solstícios os raios solares incidem de forma diferente no Hemisfério Sul e no Norte.

A exceção ocorre no equinócio de outono e no da primavera. Nessas ocasiões, o Sol incide com maior intensidade sobre as regiões centrais da Terra próximas à Linha do Equador. Dessa maneira, ambos os polos recebem a mesma intensidade de raios solares.

O Equinócio e as Quatro Estações

Confira no resumo para entender ainda melhor como ocorre o equinócio outono. Veja as mudanças de estações nesta videoaula sobre o movimento de translação que o prof. Raphael Carrieri, do Curso Enem Gratuito, vai te explicar direitinho!

Qual é o significado do equinócio de outono

A palavra equinócio significa “noite igual”. Ela tem origem na junção dos termos latinos aequus (igual) e nox (noite). O fenômeno recebeu esse nome porque tanto o dia quanto a noite tem duração de 12 horas nesta data.

Após o equinócio de outono, as noites vão ficando cada vez mais longas. Quando a estação termina, ocorre o solstício de inverno, que marca a noite mais longa do ano.

O oposto ocorre no equinócio de primavera. Após a data, os dias vão ficando mais longos até chegar no solstício de verão, dia mais longo do ano. Portanto, o verão possui dias mais longos que as noites, enquanto no inverno o período noturno é mais longo do que o diurno.

Equinócio de outono no Hemisfério Sul e no Norte

Enquanto o outono inicia no Hemisfério Sul, é a primavera que está chegando no Hemisfério Norte. Então, no dia 20 de março ocorre o equinócio de outono no Sul e o equinócio de primavera no Norte. O oposto também ocorre: no dia   22 ou 23 de setembro ocorre o equinócio de primavera no Sul e o equinócio de outono no Norte.

Os efeitos do outono na vegetação

É possível que alguma vez você tenha visto a imagem de uma árvore com folhas alaranjadas ser associada ao equinócio de outono. Isso ocorre porque a cor das folhas de algumas espécies de plantas mudam durante o outono, adquirindo tons de vermelho, laranja e amarelo.Doodle de equinócio de outonoEm 2016, o Google fez um doodle com uma árvore de folhas alaranjadas em celebração ao início do outono.

No Brasil não vemos esse fenômeno porque só ocorre nas chamadas florestas temperadas caducifólias, presente em países europeus, Estados Unidos, Chile, Austrália e Canadá. Caducifólia significa “folhas que caducam”, ou seja, folhas que caem, envelhecem.

Durante o outono, a folhagem dessas árvores fica mais amarelada, mas cai com a chegada do inverno. Essa é uma forma de defesa da vegetação em tempos de frio muito rigoroso.

As Zonas Climáticas da Terra

Se voê quer mergulhar um pouco mais nas Estações do Ano e avançar para compreender as Zonas Climáticas da Terra, veja agora no resumo do Curso Enem Gratuito, com o professor Carrieri.

As dicas do prof. Carrieri sobre as Zonas Climáticas:

  1. Primeiramente, você sabia que há diferentes zonas climáticas da Terra devido à esfericidade do nosso planeta? Em síntese, os raios solares atingem a superfície terrestre com distintas inclinações e intensidades.
  2. Sendo assim, nas regiões equatoriais, os raios solares incidem perpendicularmente sobre a superfície.
  3. Por outro lado, quanto mais nos afastamos da linha do Equador, mais inclinada se torna essa incidência.
  4. Deste modo, a mesma quantidade de energia se distribui por uma área cada vez maior, o que faz diminuir a sua intensidade.
  5. Em suma, é por isso que as temperaturas vão ficando cada vez mais baixas conforme nos aproximamos dos polos.

Exercícios sobre o Equinócio de Outono

Resolva os exercícios a seguir e entenda como esse assunto cai no Enem e nos vestibulares.

1 – (UNIRG TO/2019) 

No que se refere às estações do ano, sabe-se que seu início e sua duração são determinados pela relação entre os ângulos de incidência dos raios solares e as latitudes na Terra em um dado momento e período. Com base no enunciado, bem como em seus conhecimentos em Astronomia e Geografia, assinale a alternativa correta.

a) Em ambos os hemisférios, a passagem de uma estação para outra é marcada pela incidência perpendicular dos raios solares por algum paralelo especial;

b) Em ambos os hemisférios, a chegada do verão e do inverno é marcada por uma situação de Equinócio, ao passo que a primavera e o outono são marcados pelos Solstícios;

c) No Hemisfério Sul, a chegada da primavera é marcada pela incidência perpendicular dos raios solares no Trópico de Câncer, enquanto no Norte, o outono marca a passagem do Sol pelo Trópico de Capricórnio;

d) No Hemisfério Norte, a chegada da primavera é marcada pela passagem do Sol do Hemisfério Norte para o Hemisfério Sul.

2 – (UNEB BA/2016)

Equinócio de outono

A análise da ilustração e os conhecimentos sobre o movimento de translação da Terra permitem corretamente afirmar que

01. ocorre, entre as posições A e B, o equinócio de outono no Hemisfério Sul, quando a incidência dos raios solares é perpendicular ao Equador.

02. a desigual duração dos dias e das noites é mais pronunciada nos meses de equinócio.

03. a posição B ocorre no dia 21 de dezembro, quando os raios solares incidem diretamente no Trópico de Câncer.

04. os momentos em que a Terra está no periélio coincidem com o início dos solistícios de verão e de inverno.

05. a situação indicada em A corresponde à época do ano em que o hemisfério austral se encontra no equinócio de verão.

3- (UFRGS/2015)

Trinta e duas seleções participaram da Copa do Mundo de Futebol da FIFA no Brasil, nos meses de junho e julho de 2014, final do equinócio de outono e início do solstício de inverno em quase a totalidade do território nacional.

Assinale a alternativa que contém os países cujas seleções vieram de uma condição de iluminação solar oposta à que encontraram na maior parte do Brasil.

a) Holanda, Argentina e Argélia

b) Rússia, Alemanha e Croácia

c) Colômbia, México e Austrália

d) Chile, Gana e Costa do Marfim

e) Argentina, Camarões e Coreia do Sul

Gabarito: 

  1. A
  2. 01
  3. B
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel