As 4 Estações do ano: verão, outono, inverno e primavera

Primavera, verão, outono e inverno: entenda o que determina as quatro estações do ano, quais as variações climáticas no Brasil e no mundo e o que é solstício e equinócio!

As estações do ano são períodos que duram cerca de três meses, cada um com características distintas de padrões e variações climáticas. Existem quatro estações que ocorrem na seguinte ordem: verão, outono, inverno e primavera.

Neste texto você vai descobrir porque o ano possui estações diferentes, quando cada uma começa e termina, as diferenças entre o hemisfério sul e o hemisfério norte, e o que são solstícios e equinócios.

Por que ocorrem as estações do ano

As estações do ano ocorrem por causa da variação na distribuição dos raios solares nos dois hemisférios do globo. A mudança da intensidade da luz e do calor do Sol ocorre por causa da inclinação do eixo terrestre e do movimento de translação.

À medida que a Terra se aproxima do Sol, as temperaturas ficam mais elevadas e a incidência de raios solares é maior. E, consequentemente, à medida que ela se afasta, as temperaturas são mais baixas e a iluminação menor. Veja no resumo em vídeo:

Assim, como a Terra se inclina ao longo do ano, há épocas em que há maior incidência dos raios solares no Hemisfério Sul e outras no Norte. Enquanto isso, em regiões próximas à Linha do Equador e aos polos, a variação é menor. Observe a imagem para compreender melhor:

Estações do ano e translação

Perceba que as estações do ano são invertidas nos hemisférios. Por isso, quando é verão no Norte, é inverno no Sul. O mesmo ocorre com o outono e com a primavera. É por isso que enquanto os Estados Unidos passam o Natal na neve do inverno, no Brasil comemoramos o feriado em pleno verão.

Resumo sobre translação

Entenda agora como acontece o giro anual da Terra ao redor do Sol no movimento de translação na videoaula do Curso Enem Gratuito com o prof. Carrieri:

Verão

O verão é a estação do ano que vem depois da primavera e antes do outono. No Hemisfério Sul, o verão começa em 21 ou 22 de dezembro e acaba em 20 ou 21 de março. As datas variam para o “dia anterior” considerados neste post em função do ano bissexto.

Como fevereiro tem 29 dias no ano bissexto, as datas de mudança das estações acontecem em 20 de março; 20 de junho; 22 de setembro, e 21 de dezembro.

Características do Verão:

Suas principais características são as altas temperaturas e os dias mais longos do que as noites.

Além disso, as altas temperaturas aumentam a evaporação das águas, o que pode ocasionar um alto índice pluviométrico. São comuns as chuvas de curta duração e mudanças de tempo repentinas. Isso ocorre porque o aumento de temperatura favorece a formação de tempestades.

Outono

O outono é a estação que sucede verão e vem antes do inverno. No Hemisfério Sul, o outono inicia no dia 20 ou 21 de março e acaba em 20 ou 21 de junho. Com a chegada do outono, os dias começam a ficar mais curtos e a temperatura vai caindo gradualmente – exceto nas regiões próximas à Linha do Equador. O nível de chuvas também costuma cair nesta estação.

Além disso, é no outono que as folhas começam a amarelar e a cair das árvores. Esse fenômeno ocorre porque a baixa incidência de luz solar faz as plantas diminuírem a produção de clorofila, substância responsável pela coloração verde.

Por fim, o outono também é conhecido como a estação das frutas e das colheitas porque os frutos também começam a cair das árvores.

Inverno

O inverno é a estação que sucede o outono e vem antes da primavera. No Hemisfério Sul, o inverno começa em 20 ou 21 de junho e termina em 22 ou 23 de setembro. Essa é a estação mais fria do ano e o período em que as noites são mais longas do que os dias. Outra característica é a baixa umidade do ar por conta do baixo índice de chuvas.

Também é comum que no inverno ocorra a migração de várias espécies de animais para áreas com temperaturas mais altas. Além disso, há outros animais que hibernam durante a estação.

Primavera

Por fim, a primavera é a estação que vem depois do inverno e precede o verão. No Hemisfério Sul, a primavera inicia em 22 ou 23 de setembro e acaba em 21 ou 22 de dezembro. As principais características dessa estação são o florescimento de diversas plantas, as temperaturas amenas e o aumento gradativo dos índices pluviométricos. Os dias também começam a ficar mais longos na primavera e a umidade tende a aumentar.

4 estações do anoUma mesma paisagem em diferentes estações. De cima para baixo e da esquerda para direita: inverno, primavera, verão e outono. Fonte: Getty Images.

Estações do ano no Brasil

As estações do ano não ocorrem de forma uniforme no Brasil. Suas manifestações variam de acordo com a região e com o tipo climático. Os estados da região Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, e regiões serranas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro apresentam as quatro estações bem demarcadas. Isso ocorre porque essas regiões estão próximas ao Trópico de Capricórnio e estão inseridas na Zona Climática Temperada Sul. Nas demais regiões há um período do ano que é quente e úmido e outro que é quente e seco.

Primavera no Brasil

O  período chuvoso no Centro-Oeste, Sudeste e Sul inicia com a primavera. Enquanto isso, nas regiões Nordeste e Norte essa estação marca o início do período de escassez de água.

Verão no Brasil

Em seguida vem o verão, que é a estação mais quente e com maior índice de chuvas. Isso ocorre porque 4 massas de ar quente atuam sobre o território brasileiro: a Equatorial continental, a Equatorial atlântica, a Tropical continental  e a Tropical atlântica. Apenas esta última é seca, as demais são todas úmidas.

Outono no Brasil

Com a chegada do outono, a temperatura e a umidade do ar começam a cair no Centro-Oeste, no Sul e no Sudeste. Em regiões com a presença de serra, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul, as temperaturas caem mais rapidamente e os primeiros efeitos do inverno começam a ser sentidos.

Inverno no Brasil

Por fim, o inverno é a estação mais fria, mas grandes diferenças de temperatura são sentidas apenas nas regiões Sul e Sudeste. Nos estados do Sul são comuns os dias de inverno com temperaturas negativas. Isso ocorre porque a massa Polar atlântica começa a agir no Brasil. Quando essa massa consegue atingir a região Norte ocorre um fenômeno chamado de friagem, que causa quedas buscas de temperatura. Quanto chega no Nordeste, a Polar atlântica perde força.

Mas em geral, mesmo com as temperaturas mais baixas, as chuvas continuam ocorrendo na região Norte. No Centro-Oeste e no Sudeste, o inverno é a estação com o menor índice pluviométrico.

Solstícios e equinócios

Os solstícios e os equinócios marcam o início e o fim das estações do ano. Eles ocorrem devido à inclinação do eixo da Terra e à forma como os raios solares incidem no globo.

Solstício de verão e solstício de inverno

No dia 21 ou 22 de dezembro, os raios solares incidem de forma direta e vertical sobre o Trópico de Capricórnio. Esse é o solstício de verão no Hemisfério Sul, data em que inicia o verão e que também é o dia mais longo do ano. Já no Hemisfério Norte, no dia 21 ou 22 de dezembro ocorre o solstício de inverno, marcando o início do inverno e a noite mais longa do ano.

A situação é invertida quando os raios do Sol incidem verticalmente sobre o Trópico de Câncer, o que ocorre por volta de 20 ou 21 de junho. É solstício de inverno no Hemisfério Sul e solstício de verão do Hemisfério Norte.

Solstícios de verão e de invernoÀ direita está a representação do solstício de inverno no Hemisfério Sul e solstício de inverno no Hemisfério Norte. Na imagem da esquerda está a representação do solstício de verão no Hemisfério Sul e solstício de inverno no Hemisfério Norte.

Equinócio de outono e equinócio de primavera

Nos dias 20 ou 21 de março e22 ou  23 de setembro, os Hemisférios Sul e Norte recebem a mesma quantidade de luz e calor. Isso ocorre porque os raios solares incidem de forma perpendicular à Linha do Equador. Nos equinócios, o dia e a noite possuem a mesma duração. O equinócio de outono ocorre em 20 ou 21 de março no Sul, e em 22 ou 23 de setembro no Norte. No dia 22 ou 23 de setembro ocorre o inverso: é equinócio de primavera no Sul, e equinócio de outono no Norte.

Estações do ano no Hemisfério Sul

  • Verão: inicia em 21 ou 22 de dezembro e termina em 20 ou 21 de março.
  • Outono: começa no dia 20 ou 21 de março e acaba em 20 ou 21 de junho.
  • Inverno: vai de 20 ou 21 de junho até 22 ou 23 de setembro.
  • Primavera: inicia em 22 ou 23 de setembro e acaba em 21 ou 22 de dezembro.

Estações do ano no Hemisfério Norte

  • Verão:  vai de 20 ou 21 de junho até 22 ou 23 de setembro.
  • Outono: inicia em 22 ou 23 de setembro e acaba em 21 ou 22 de dezembro.
  • Inverno: inicia em 21 ou 22 de dezembro e termina em 20 ou 21 de março.
  • Primavera: começa no dia 20 ou 21 de março e acaba em 20 ou 21 de junho.

Exercícios sobre estações do ano

Responda às questões a seguir e perceba como as estações do ano costumam ser cobradas em vestibulares.

1- (Ucpel)

Com relação a figura, podemos afirmar que:

Geografia Enem - Quatro Estações

1. O movimento de translação é aquele que a terra realiza ao redor do sol, junto com os outros
planetas, definido, assim, os dias e as noites, percorrendo um caminho que tem forma elíptica.
2. Ela representa o movimento da terra em um período de 365 dias (um ano), definindo as estações do ano.
3. Os equinócios são demarcados pelos dias 21 de março e 23 de setembro.
4. O solstício é um período em que as noites são iguais Aos dias.
5. No verão do hemisfério sul, é possível considerar que a incidência dos raios do sol na superfície da terra é praticamente perpendicular.

Estão corretas:

a) 2, 3 e 5.
b) 1, 2, 3, 4 e 5.
c) 2, 3 e 4.
d) 1, 2 e 3.
e) 2, 4 e 5.

2- (UFPR/2013)

Considere as figuras a seguir:

Gráficos - exercício estações do ano

Com base nas figuras, assinale a alternativa correta.

a) A figura 1 representa o climograma de uma cidade do hemisfério austral.

b) Na figura 1, o solstício de inverno ocorre em junho.

c) A área representada na figura 2 possui verões com temperatura amena.

d) Na figura 2, os maiores volumes pluviométricos ocorrem no verão.

e) O climograma da figura 1 representa um clima subtropical controlado por massas de ar tropicais.

3 – (UEL PR/2005) 

Leia a tabela e o texto a seguir.

Estações do Ano – 2004

Na tabela abaixo, estão registrados os instantes dos inícios das estações do ano, calculados para o minuto inteiro mais próximo e pela hora legal de Brasília (GMT -3), não afetada pelo horário de verão.

Tabela do início das estações do anoFonte: Observatório Astronômico de Uberlândia (Disponível em: <http//ingá.ufu.br/silvestr/estações/2004> Acesso em 16 jul. 2004.)

As Olimpíadas do ano de 2004 ocorreram na Grécia, no mês de agosto. A cerimônia de abertura dos jogos olímpicos na cidade de Atenas, situada a 38° de latitude norte e entre 23° e 24° de longitude leste, aconteceu no dia 13 de agosto e a festa de encerramento realizou-se no dia 29 do mesmo mês.

Com base na tabela, no texto e nos conhecimentos sobre os temas em foco, considere as afirmativas a seguir.

I. Em Atenas, no período de realização dos jogos olímpicos, as temperaturas médias foram elevadas, pois as cerimônias de abertura e encerramento aconteceram entre o solstício de verão e o equinócio de outono.

II. Na região Sul do Brasil, durante a realização das Olimpíadas, os dias, períodos de tempo entre o nascer e o pôr-do-Sol, tiveram maior duração do que as noites.

III. Considerando os dados sobre a hora legal de Brasília e a localização de Atenas, constantes na tabela e no texto, é correto concluir que, enquanto em Atenas são 9 h, em Brasília são 15 h do mesmo dia.

IV. Em Atenas, durante as Olimpíadas, a maior duração dos dias, períodos de tempo entre o nascer e o pôr- do-Sol, em relação às noites, se deu em função da estação do ano e da latitude da cidade.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e II.

b) I e IV.

c) II e III.

d) I, III e IV.

e) II, III e IV.

Gabarito:

  1. A
  2. D
  3. B
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel