Faltam:
para o ENEM

A Região Sudeste: Riqueza e desigualdade social. Geografia no Enem.

O Sudeste é a região mais conhecida do país, talvez por abrigar duas das suas mais famosas cidades brasileiras: SP e RJ.

Você sabe identificar as características da região sudeste? Não tem certeza? – Sem problemas, vamos revisar aqui.

O Sudeste é formado pelos estados de: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Apresenta em seus aspectos físicos, remanescentes da Mata Atlântica, por ser a região mais ocupada historicamente, essa vegetação foi muito explorada estando presente hoje somente nas áreas mais elevadas e acidentadas. Presença do Cerrado, e da Caatinga no norte de Minas Gerais devido ao clima semiárido.

O clima dessa região é dividido, sendo: o tropical, o tropical de altitude (regiões serranas), e litorâneo úmido, abrange as cidades litorâneas do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Região Sudeste

Dica 1 – Vamos revisar sobre O Derretimento das Calotas Polares. É um assunto cobrado nas provas do Enem e vestibulares. Então fique atento aqui no Blog e revise! https://blogdoenem.com.br/geografia-derretimento-calotas-polares/

História da ocupação e Aspectos Populacionais de hoje.

O centro político e econômico do território brasileiro foi transferido de Salvador para o Rio de Janeiro no século XVIII, devido à decadência da atividade da cana-de-açúcar. Outro fator foi a descoberta do ouro em Minas Gerais, bem como de pedras preciosas. Devido a essa atividade, muitas cidades em Minas Gerais foram se desenvolvendo, e hoje são preservadas historicamente. Esse passado está preservado em museus, casarões, igrejas, e monumentos.

Dica 2 – Relembre outro assunto que cai nas provas do Enem e vestibulares. As Multinacionais ou Transnacionais. Fique atento e confira esta aula preparada especialmente para você! https://blogdoenem.com.br/geografia-multinacionais-transnacionais/

Região Sudeste

No Rio de Janeiro destaque para a cafeicultura, que depois se expandiu para São Paulo, onde prosperou. Essa atividade econômica, chamada de “ouro verde”, foi muito importante na organização do espaço geográfico do sudeste, devido a alguns pontos, como:

-Acelerou o processo de urbanização;

-Crescimento populacional, inclusive com a entrada de imigrantes;

-Construção de vilas, ferrovias, principalmente para o escoamento da produção cafeeira para o interior;

-Aumentou o comércio e as relações financeiras, impulsionando a industrialização futura do país. Com as ferrovias aumentando foram surgindo novas cidades espalhadas pelo interior.

Vamos assistir a essa aula explicando vários aspectos da Região Sudeste? Acompanhe então a aula do Prof.Fernando Mousquer!

Aspectos Populacionais de hoje.

É a região mais populosa do país, com 70.190.565 de habitantes. (Fonte: IBGE/DPE/Departamento de População e Indicadores Sociais). Apresenta grande concentração populacional com a maior densidade demográfica, esses dados revelam o inchaço populacional e as dificuldades que a região tem em lidar com esse complexo metropolitano. A maior atividade econômica atualmente é a indústria, que impulsiona a economia no sudeste. E essa população é mão-de- obra para essas indústrias. Destaque também para o setor terciário com imensos centros atacadistas, shopping Centers, empresas de importação e exportação, e o comércio ambulante, que caracteriza o setor informal que a cada ano cresce mais.

 Dica 3 – Que tal saber um pouco mais sobre como é feita a contagem da população brasileira? Vamos entender quem faz isso, e o porquê? Então acesse https://blogdoenem.com.br/geografia-populacao-brasileira/

Riqueza x Desigualdade Social

O sudeste, como já vimos, trata-se de uma região rica, pois é o centro econômico do país, com suas atividades industriais, agrícolas, a pecuária, e o extrativismo com destaque para o minério de ferro (Minas Gerais) e o Petróleo, (Rio de Janeiro, Espírito Santo e em menor expressão São Paulo). Porém o processo de industrialização gerou uma série de agravantes ambientais e sociais. Os centros urbanos estão cada vez mais poluídos, os rios e mananciais contaminados pelos dejetos jogados pelas indústrias, e a falta de consciência da população que joga lixo em terrenos baldios, provocando entupimento de bueiros e proliferação de doenças. Isso está atrelado também ao inchaço populacional, e o aumento da desigualdade social. A maioria da população não possui conhecimento, o número de desempregados é elevado, a favelização se prolifera e é um problema social devido à ausência de politicas públicas, educação, saneamento, saúde, etc.

Fique por dentro de tudo que acontece no Sudeste. Leia essa reportagem intitulada: Região Sudeste concentra metade dos domicílios em favelas do Brasil, e entenda alguns dos problemas que essa região enfrenta. Reportagem UOL notícias.

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/11/06/regiao-sudeste-concentra-metade-dos-domicilios-em-favelas-do-brasil.htm

Vamos praticar nossos conhecimentos? Aqui vai um desafio para você! Bons Estudos!

(FATEC-SP) Nestas últimas décadas, está ocorrendo no Sudeste brasileiro um fenômeno muito importante: a formação de uma megalópole, isto é, a

a) Integração espacial de áreas metropolitanas.
b) Concentração das agroindústrias em espaços reduzidos.
c) Descentralização das atividades culturais pelas médias cidades. d)Desconcentração da indústrias de média e alta tecnologia.
d) Recuperação de áreas ambientalmente degradadas.

Resposta correta letra A.

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.