A Região Sudeste: Riqueza e desigualdade social: geografia Enem

O Sudeste é a região mais desenvolvida, e mais conhecida do país. Asa duas maiores cidades, São Paulo e Rio de Janeiro, estão ali. E também os estados mais populosos: SP, RJ, e MG. Veja a riqueza e a pobreza lado a lado na região.

A Região Sudeste é formada pelos estados de: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Apresenta em seus aspectos físicos, remanescentes da Mata Atlântica, por ser a região mais ocupada historicamente, essa vegetação foi muito explorada estando presente hoje somente nas áreas mais elevadas e acidentadas.

Presença do Cerrado, e da Caatinga no norte de Minas Gerais devido ao clima semiárido. O clima dessa região é dividido, sendo: o tropical, o tropical de altitude (regiões serranas), e litorâneo úmido, abrange as cidades litorâneas do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

A economia da Região Sudeste

Confira agora com o professor Raphael Carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito, as principais características socioeconômicas e do desenvolvimento industrial da Região Sudeste.

  1. Com um século de atraso da consolidação da sua industrialização, o Brasil é considerado um país subdesenvolvido. Entre outros fatores, pela sua industrialização tardia.
  2. Enquanto os países considerados desenvolvidos, como por exemplo Inglaterra, França e Estados Unidos, tiveram o início do seu processo no período da Primeira Revolução Industrial, a industrialização brasileira iniciou-se por volta do final do século XIX.
  3. Com o processo de interiorização das indústrias, cada região foi se especializando de acordo com as demandas industriais e com seus potenciais, chegando à configuração que temos atualmente.
  4. Na aula de hoje, o prof Carreiri fala mais sobre o processo de industrialização no Brasil e foca na região Sudeste.

 

Região Sudeste

História da ocupação e Aspectos Populacionais de hoje.

O centro político e econômico do território brasileiro foi transferido de Salvador para o Rio de Janeiro no século XVIII, devido à decadência da atividade da cana-de-açúcar.

Outro fator foi a descoberta do ouro em Minas Gerais, bem como de pedras preciosas. Devido a essa atividade, muitas cidades em Minas Gerais foram se desenvolvendo, e hoje são preservadas historicamente. Esse passado está preservado em museus, casarões, igrejas, e monumentos.Região Sudeste - Igrejas barrocas

No Rio de Janeiro destaque para a cafeicultura, que depois se expandiu para São Paulo, onde prosperou. Essa atividade econômica, chamada de “ouro verde”, foi muito importante na organização do espaço geográfico do sudeste, devido a alguns pontos, como:

  1. -Acelerou o processo de urbanização;
  2. -Crescimento populacional, inclusive com a entrada de imigrantes;
  3. -Construção de vilas, ferrovias, principalmente para o escoamento da produção cafeeira para o interior;
  4. -Aumentou o comércio e as relações financeiras, impulsionando a industrialização futura do país. Com as ferrovias aumentando foram surgindo novas cidades espalhadas pelo interior.

 

Aspectos Populacionais do Sudeste.

A região Sudeste é mais populosa do país, com mais de 70 milhões de habitantes (Fonte: IBGE/DPE/Departamento de População e Indicadores Sociais). Apresenta grande concentração populacional com a maior densidade demográfica. Esses dados revelam o inchaço populacional e as dificuldades que a região tem em lidar com esse complexo metropolitano.

A maior atividade econômica atualmente é a indústria, que impulsiona a economia no sudeste. E essa população é mão-de- obra para essas indústrias. Destaque também para o setor terciário com imensos centros atacadistas, shopping Centers, empresas de importação e exportação, e o comércio ambulante, que caracteriza o setor informal que a cada ano cresce mais.

Riqueza x Desigualdade Social

O sudeste, como já vimos, trata-se de uma região rica, pois é o centro econômico do país, com suas atividades industriais, agrícolas, a pecuária, e o extrativismo com destaque para o minério de ferro (Minas Gerais) e o Petróleo, (Rio de Janeiro, Espírito Santo e em menor expressão São Paulo).

Porém o processo de industrialização gerou uma série de agravantes ambientais e sociais na região Sudeste. Os centros urbanos estão cada vez mais poluídos, os rios e mananciais contaminados pelos dejetos jogados pelas indústrias, e a falta de consciência da população que joga lixo em terrenos baldios, provocando entupimento de bueiros e proliferação de doenças. Isso está atrelado também ao inchaço populacional, e o aumento da desigualdade social.

A maioria da população não possui conhecimento, o número de desempregados é elevado, a favelização se prolifera e é um problema social devido à ausência de politicas públicas, educação, saneamento, saúde, etc.

Veja como se dá o processo de desigualdade no Brasil neste super resumo do professor Carrieri, do canal Curso Enem Gratuito:

 

Exercícios sobre a Região Sudeste

Vamos praticar nossos conhecimentos? Aqui vai um desafio para você! Bons Estudos!

(FATEC-SP) Nestas últimas décadas, está ocorrendo no Sudeste brasileiro um fenômeno muito importante: a formação de uma megalópole, isto é, a

a) Integração espacial de áreas metropolitanas.
b) Concentração das agroindústrias em espaços reduzidos.
c) Descentralização das atividades culturais pelas médias cidades. d)Desconcentração da indústrias de média e alta tecnologia.
d) Recuperação de áreas ambientalmente degradadas.

Resposta correta letra A.

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima sobre a Região Sudeste foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.
Dica 1 – Vamos revisar sobre O Derretimento das Calotas Polares. É um assunto cobrado nas provas do Enem e vestibulares. Então fique atento aqui no Blog e revise! https://blogdoenem.com.br/geografia-derretimento-calotas-polares/
Dica 2 – Relembre outro assunto que cai nas provas do Enem e vestibulares. As Multinacionais ou Transnacionais. Fique atento e confira esta aula preparada especialmente para você! https://blogdoenem.com.br/geografia-multinacionais-transnacionais/
 Dica 3 – Que tal saber um pouco mais sobre como é feita a contagem da população brasileira? Vamos entender quem faz isso, e o porquê? Então acesse https://blogdoenem.com.br/geografia-populacao-brasileira/
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel