Aquecimento Global e o derretimento das Calotas Polares

Você sabia que as regiões mais extremas do planeta são motivos de preocupação na área de estudo da Geografia? Isso acontece, pois estão sendo ameaçadas. Vamos entender o que está acontecendo?

Veja o Aquecimento Global e o Derretimento das Calotas Polares – É conteúdo certo para cair em Geografia e de Meio Ambiente no Enem e nos vestibulares. 

A região ártica e antártica localizam-se no extremo do globo (norte e sul).  Apresentam clima polar intensamente frio, seco, com temperaturas que variam de -20° C e -50º C, porém esse cenário está mudando, o derretimento das geleiras denuncia este fato.GeografiaVamos entender os motivos desse problema ambiental? – Essas regiões apresentam densidade demográfica baixíssima, devido às condições climáticas severas. Sendo assim a presença humana restringe-se a grupos de cientistas.

Isso acontece, pois a região composta por uma espessa camada de gelo que ocupa toda a superfície do território inibe a presença de vilarejos e comunidades.

Resumo sobre o Aquecimento Global

Confira agora com o professor Raphael Carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo rápido sobre o Efeito Estufa e o Aquecimento Global.

valeu pra você? Muito fera o professor Carrieri.

Ausência Humana não impede os problemas

Podemos destacar a ausência humana, mas a presença de animais tais como pinguins, ursos, focas, golfinhos, baleias e leões marinhos são constantes nessa parte do planeta.

Infelizmente em razão das atividades econômicas, essa região está seriamente comprometida.  Tais problemas ambientais mundiais, como aumento do buraco da camada de ozônio e o Aquecimento global, afetam esses territórios.

Dica 1 – Falando em Aquecimento Global, você já leu esse post? Explica o que é esse fenômeno, e suas consequências. Leia!! Não perca tempo! Cai no Enem e vestibulares! https://blogdoenem.com.br/aquecimento-global/

O aquecimento global, provocado pelo aumento das temperaturas mundiais, provoca derretimento das calotas polares, e um consequente aumento no nível das águas do mar.

Assim as cidades litorâneas podem ficar comprometidas. Isso é um problema seríssimo a ser levado em consideração, afinal segundo o IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) estima-se que 1 bilhão de pessoas vivem em regiões sujeitas à inundações.Geografia - Derretimento das calotasFigura 1- Região Ártica

Esse assunto preocupa cientistas no mundo todo, pois esses estudiosos têm verificado o aumento crescente do derretimento e seus efeitos no clima global.

Leia essa reportagem sobre o derretimento no ártico, onde preocupa o degelo acelerado, o fato de o gelo estar ficando mais fino, as mudanças nas correntes marítimas, e os ventos que podem provocar mudanças climáticas até mesmo na Europa.

Não deixe de ler!  “Rápido derretimento do Ártico em 2012 impressiona cientistas”. https://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/09/120907_artico_derretimento_dg.shtml

Geografia - Região Antártica
Figura 2- Região Antártica

 

Somos culpados?

Desde que começamos a usar carvão, petróleo e gás, não conseguimos mais frear o desenvolvimento e o acelerado processo de poluição. É fato, é sentido, a cada ano, e nos lugares mais variados do planeta que a temperatura está mais quente. Pesquisas apontam o aumento de 1° C, parece pouco, mas é o suficiente para começarmos a nos preocupar com o meio ambiente.

Que tal assistir agora o vídeo intitulado: “Derretimento das geleiras na Groelândia”. – Parte 01.  É super interessante e uma verdadeira viagem por entre as paisagens mais deslumbrantes do mundo!!

Dica 2- Acesse agora a aula sobre Ásia: Regionalização e Aspectos Físicos. Entenda tudo sobre esse continente. Não perca! https://blogdoenem.com.br/geografia-asia-regionalizacao/Geografia

A luta pela preservação

O equilíbrio ecológico e a uma harmonia entre os seres vivos e o meio ambiente seria o ideal, porém se todos adotassem o padrão de consumo necessário somente às suas necessidades básicas, assim não haveria tamanha emissão de gases tóxicos poluentes e consequentes problemas ambientais e aumento de temperatura.

Mas os números não nos mostram isso, e as consequências podem ser irreversíveis. Conferências mundiais são feitas na tentativa de reunir soluções para esses problemas. Ao menos o mundo já acordou para as questões ambientais, afinal o futuro comum da humanidade depende de ações grandiosas.

 

Assista com mais detalhes questões sobre as mudanças climáticas nessa aula do professor Carrieri.

Dica 3 – Relembre outros assuntos de Geografia acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de Geografia nas provas dos vestibulares e do Enem.

 

 

Vamos exercitar o que aprendemos? Abaixo leia com atenção e responda a questão proposta!

(Vunesp-1998) Confirmadas as tendências que apontam para o aquecimento global do planeta Terra, duas consequências importantes ocorrerão. Assinale a alternativa que contém tais consequências:

a) Diminuição das camadas de gelo eterno e aumento do nível geral das águas oceânicas.
b) Diminuição da camada de ozônio e diminuição das águas oceânicas.
c) Diminuição do efeito estufa e aumento do índice de salinização das águas oceânicas.
d) Aumento das camadas de gelo eterno e diminuição do nível geral das águas oceânicas.
e) Aumento das camadas de gelo eterno e aumento do nível geral das águas oceânicas.

Resposta correta letra A.

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel