Aquecimento ou ebulição global? Entenda o cenário atual do planeta

O aquecimento global, foco do Enem e vestibulares, é a elevação da temperatura média do planeta devido ao aumento do efeito estufa. A "ebulição global", termo novo, cunhado na ONU, descreve sua fase mais crítica. Entenda o cenário atual!

Compreender o estado atual do nosso planeta é fundamental diante da urgência que o aquecimento global representa para a humanidade. O termo se refere ao aumento da temperatura média dos oceanos e da atmosfera terrestre, uma tendência que persiste ao longo das últimas décadas e que, infelizmente, aponta para uma continuação ao longo do presente século.

A expressão “ebulição global” é um conceito recente, que traz consigo uma carga ainda mais preocupante.

Hoje, vamos aprofundar nosso entendimento sobre as causas, consequências e, principalmente, as possíveis soluções para mitigar os efeitos do aquecimento global e, por extensão, o ponto de ebulição global.

O que é aquecimento global?

O aquecimento global se refere ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que se tem verificado nas décadas mais recentes e há possibilidade da sua continuação durante o corrente século.

O fenômeno se manifesta como um problema no aumento da temperatura no planeta e o termo é utilizado para designar o constante aumento das temperaturas mundiais.

O IPCC – Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, em um de seus relatórios, divulgou que a causa do aumento do Efeito Estufa nos últimos 50 anos são originados na ação antrópica que, aliado ao consumismo, vem lançando na atmosfera grande quantidade de gases poluentes e lixo.

As temperaturas globais aumentaram entre 1,1 e 6,4 °C, entre 1990 e 2100, segundo modelos climáticos do IPCC. No ano de 2017 o Planeta registrou as maiores temperaturas médias desde o ano de 1880, quando teve início a coleta de dados.

Aquecimento Global

Naquele ano de 2017 a temperatura média foi 0,9 Graus Célsius mais alta do que a média registrada nos anos de 1951 a 1980.Aumento contínuo da temperatura no Século XXI – Os registros mostram que de maneira recorrente os anos de 2014, 2015, 2016 e de 2017 foram os mais quentes já registrados. O ciclo mostra um período de Aquecimento Global.

Videoaula sobre o efeito estufa

Confira agora com o professor Raphael Carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito, o que é o efeito estufa e como ele impacta as mudanças climáticas.

Consequências do aquecimento global

  1. Aumento do nível do Mar;
  2. Secas devastadoras;
  3. Disponibilidade Agrícola comprometida;
  4. Desertificação;
  5. Extinção da fauna e da flora;
  6. Aumento das precipitações;
  7. Incêndios naturais;
  8. Furacões.

… a lista só cresce! 

Muitas das ações humanas feitas contra a natureza são irreversíveis. Pensando em uma solução para a incerteza climática, alguns governos se uniram, debateram e discutiram um “acordo” para que ao menos aconteça uma tentativa na redução da emissão de gases poluentes por parte dessas nações.

Aquecimento Global

As variações climáticas são uma incerteza científica, portanto é importante se pensar a respeito e adaptar ações possíveis para que num futuro próximo a humanidade não sofra as consequências. Assim foi assinado o Protocolo de Quioto, com o objetivo de:

  • Reformar os setores de energia e transportes;
  • Promover o uso de fontes energéticas renováveis;
  • Eliminar mecanismos financeiros e de mercado inapropriados aos fins da Convenção;
  • Limitar as emissões de metano no gerenciamento de resíduos e dos sistemas energéticos;
  • Proteger florestas e outros sumidouros de carbono.
  • Assista agora a esse vídeo superinteressante sobre o Aquecimento Global e o Efeito Estufa.

Aula gratuita sobre o aquecimento global

Entenda as Mudanças Climáticas
 

 

Causas do aumento da temperatura na Terra

A Revolução Industrial foi a grande vilã nesse processo histórico e ainda há indícios que antes desse período a poluição já se dava em meados do século XVIII na Inglaterra. Com a constante emissão de poluentes, aumento de CO2, queima de combustíveis fósseis, lixo, etc. O aquecimento começou a intensificar o efeito estufa, elevando a temperatura média da Terra.

Você sabia o efeito estufa é natural? 

  • Efeito Estufa Natural – Funciona assim: a radiação solar entra no planeta, e é refletiva novamente para a atmosfera, portanto ela aquece o planeta, garantindo a manutenção da vida, impedindo que o frio predominasse.
  • Efeito Estufa provocado pelo homem– Com a ação humana, os gases presentes na atmosfera, absorvem essa radiação não deixando ela se dissipar. Assim o calor fica retido, tornando mais quente a temperatura do que seria sem a presença de tais gases.
Aquecimento Global


Viu como um problema afeta o outro?

O efeito estufa intensifica o aquecimento global. Mudar esse cenário e enfrentar tais questões climáticas, requer uma conscientização geral com os hábitos de consumo e a relação com a natureza. Cabe a cada um de nós inserirmos uma radical mudança de vida em nosso cotidiano!

Ebulição global: a fase crítica do aquecimento global

A expressão “ebulição global” é recente e foi cunhada pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para descrever a atual fase de aceleração do aquecimento global e das mudanças climáticas.

Após o registro do mês de julho de 2023 como o mais quente desde o início das medições nos anos 1970, essa terminologia serve como um alerta sobre os perigos iminentes do aumento das temperaturas médias na Terra.

Causas e características da ebulição global

A ebulição global é impulsionada pelo rápido crescimento das temperaturas médias do planeta, resultado da intensificação do fenômeno conhecido como aquecimento global.

A persistência no uso de combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão mineral, e a subsequente emissão de gases poluentes na atmosfera pelas indústrias e veículos a combustão são os principais catalisadores desse processo.

Além disso, a intervenção humana na natureza através de práticas como queimadas e desmatamento contribui para o agravamento do efeito estufa e das mudanças climáticas.

A ebulição global se revela por meio de uma série de características que perturbam os padrões climáticos estabelecidos. É marcada pela recorrência e intensidade de fenômenos climáticos e atmosféricos extremos, sinalizando uma ruptura nos equilíbrios naturais que moldaram nosso planeta ao longo de milênios.

O ponto culminante dessa intensificação aconteceu em julho de 2023, quando o termômetro global registrou uma média de 17º C, superando o recorde anterior de 16,9º C, estabelecido em 2016. Esse aumento, aparentemente modesto, na temperatura média representa uma mudança significativa em escala planetária, afetando ecossistemas, biodiversidade e padrões de vida em todo o globo.

Não se trata apenas de uma elevação do termômetro terrestre, mas também de uma transformação dos próprios oceanos, cujas temperaturas atípicas demonstram o alcance desse fenômeno. Águas oceânicas agora excedem os padrões normais, criando uma cadeia de eventos que afetam desde os ecossistemas marinhos até os padrões climáticos globais.

Os impactos dessa elevação de temperatura são sentidos em uma multiplicidade de facetas da vida na Terra:

  • Aumento na frequência de ondas de calor;
  • Intensificação do derretimento das geleiras e calotas polares;
  • Elevação do nível dos oceanos;
  • Aumento da incidência de queimadas e incêndios florestais;
  • Elevação da temperatura dos oceanos;
  • Perda significativa da biodiversidade, tanto terrestre quanto marinha;
  • Ocorrência de chuvas intensas, volumosas e concentradas;
  • Surgimento de grandes enchentes e inundações;
  • Recorrência de fenômenos climáticos extremos como furacões e ciclones extratropicais;
  • Prolongamento de períodos de estiagem e condições de tempo muito seco.

Nesse contexto, é fundamental compreender que a ebulição global é uma manifestação visível da interconexão complexa entre os sistemas naturais da Terra e as atividades humanas.

O desafio que enfrentamos não se resume apenas a conter a elevação das temperaturas, mas a repensar fundamentalmente nossa relação com o planeta e adotar práticas sustentáveis em todos os aspectos da vida moderna.

Medidas para mitigar a ebulição global

António Guterres ressalta que apesar de estarmos inseridos na era da ebulição global, ainda existe a possibilidade de desacelerar o aumento das temperaturas terrestres e evitar os danos mais severos.

Atingir o suposto “ponto de não retorno” ainda não é inevitável. Para isso, ações urgentes são cruciais, especialmente por parte das maiores economias mundiais, que compõem o grupo do G20.

Uma das estratégias imperativas é a transição de uma matriz energética dependente de combustíveis fósseis para uma matriz limpa e renovável, com o objetivo de completar a substituição das fontes poluentes até o ano de 2040.

Ebulição global no contexto do Enem

O termo “ebulição global” é um tema que se apresenta simultaneamente novo e familiar para os estudantes. Conforme analisado, ele descreve a fase atual de aceleração do aquecimento global.

Dessa forma, a abordagem do Enem sobre a ebulição global abrange:

  • Os principais agentes responsáveis pelo aquecimento global;
  • Os processos que contribuíram para sua intensificação nos últimos anos;
  • Os impactos da aceleração do aquecimento global no clima mundial e na biodiversidade;
  • As consequências do agravamento das mudanças climáticas;
  • As possíveis soluções para conter o aumento das temperaturas terrestres;
  • O significado do termo “ebulição” e a razão para sua associação com a atual fase do aquecimento global.

É fundamental enfatizar que o Enem valoriza a abordagem interdisciplinar, e, portanto, a temática da ebulição global pode surgir sob a perspectiva de diversas disciplinas além da Geografia.  

Vamos praticar seus conhecimentos? Responda esse desafio e bons estudos!

(UECE) “A questão ambiental deve ser compreendida como um produto da intervenção da sociedade sobre a natureza. Diz respeito não apenas a problemas relacionados à natureza, mas às problemáticas decorrentes da ação social.”

RODRIGUES, Arlete Moysés. Produção do e no espaço – problemática ambiental urbana. Ed. Hucitec, 1998, p.8.

A partir do excerto acima, pode-se concluir corretamente que os problemas ambientais globais residem

a) na forma como o homem em sociedade apropria-se da natureza.
b) nas relações de consumo e não nas relações de produção.
c) principalmente na forma de exploração dos recursos naturais não renováveis.
d) apenas nas relações de produção, porque estas não têm vinculação com o consumo.

Resposta correta, letra A.

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.
 
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel