Faltam:
para o ENEM

Aquecimento Global e o Efeito Estufa. Revisão de Geografia Enem e vestibular.

Você sabe quais os efeitos e as consequências da temperatura no mundo hoje? O aquecimento global é uma temática muito abordada no Enem e nos vestibulares de todo Brasil. Vamos lá?

Veja as dicas e o resumo abaixo sobre Aquecimento Global. É conteúdo de atualidades e de Biologia para o Enem e o Vestibular.

O Aquecimento global refere-se ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que se tem verificado nas décadas mais recentes e há possibilidade da sua continuação durante o corrente século. O fenômeno se manifesta como um problema no aumento da temperatura no planeta. O termo “Aquecimento Global” é utilizado para designar o constante aumento das temperaturas mundiais.

O IPCC – Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, num de seus relatórios divulgou que a causa pelo aumento do Efeito Estufa nos últimos 50 anos são originados na ação antrópica que aliado ao consumismo vem lançando na atmosfera grande quantidade de gases poluentes e lixo.

IPCC - Aquecimento Global

 

As temperaturas globais aumentaram entre 1,1 e 6,4 °C, entre 1990 e 2100, segundo modelos climáticos do IPCC.

Aquecimento Global

Você sabe quais as consequências do aumento da temperatura?

-Aumento do nível do Mar;

-Secas devastadoras;

– Disponibilidade Agrícola comprometida;

– Desertificação;

-Extinção da fauna e da flora;

-Aumento das precipitações;

– Incêndios naturais;

– Furacões….

…E a lista só cresce! E você o que está fazendo para reverter essa situação?

Aquecimento Global

Muitas das ações humanas feitas contra a natureza são irreversíveis. Pensando em uma solução para a incerteza climática, alguns governos se uniram, debateram e discutiram um “acordo” para que ao menos aconteça uma tentativa na redução da emissão de gases poluentes por parte dessas nações.

As variações climáticas são uma incerteza científica, portanto é importante se pensar a respeito e adaptar ações possíveis para que num futuro próximo a humanidade não sofra as consequências. Assim foi assinado o Protocolo de Quioto, com o objetivo de:

  • Reformar os setores de energia e transportes;
  • Promover o uso de fontes energéticas renováveis;
  • Eliminar mecanismos financeiros e de mercado inapropriados aos fins da Convenção;
  • Limitar as emissões de metano no gerenciamento de resíduos e dos sistemas energéticos;
  • Proteger florestas e outros sumidouros de carbono.
  • Assista agora a esse vídeo superinteressante sobre o Aquecimento Global e o Efeito Estufa.
Dica 1– Veja também a outras aulas e apostilas de Geografia aqui no Blog do Enem. Não deixe de conferir! https://blogdoenem.com.br/enem-aulas-gratis-so-geografia/
Dica 2 – Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O Blog do Enem pode te ajudar! Acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que estudou. http://www.alunosonline.com.br/portugues/dicas-para-voce-memorizar-o-que-estuda.html

Que tal  entender porque devemos nos preocupar com essa temática, * O Aquecimento Global * e como isso interfere no nosso dia-a-dia?   Assista ao vídeo sobre  “Mudanças Climáticas”!

Dica 3 – Reveja também outro assunto bastante cobrado nas provas do Enem e dos vestibulares que é:  A Organização Político-Administrativa e a Divisão Regional do Brasil.  Acesse o nosso blog do Enem e confira as dicas! Vai ficar de fora dessa? https://blogdoenem.com.br/divisao-regional-brasil/

Causas possíveis do aumento da temperatura no nosso planeta.  

A Revolução Industrial foi a grande vilã nesse processo histórico e ainda há indícios que antes desse período a poluição já se dava em meados do século XVIII na Inglaterra. Com a constante emissão de poluentes, aumento de CO2, queima de combustíveis fósseis, lixo, etc. O aquecimento começou a intensificar o efeito estufa, elevando a temperatura média da Terra.

Você sabia o efeito estufa é natural? 

  • Efeito Estufa Natural – Funciona assim: a radiação solar entra no planeta, e é refletiva novamente para a atmosfera, portanto ela aquece o planeta, garantindo a manutenção da vida, impedindo que o frio predominasse.
  • Efeito Estufa provocado pelo homem– Com a ação humana, os gases presentes na atmosfera, absorvem essa radiação não deixando ela se dissipar. Assim o calor fica retido, tornando mais quente a temperatura do que seria sem a presença de tais gases.

Aquecimento Global
Viu como um problema afeta o outro?

O efeito estufa intensifica o aquecimento global. Mudar esse cenário e enfrentar tais questões climáticas, requer uma conscientização geral com os hábitos de consumo e a relação com a natureza.

Cabe a cada um de nós inserirmos uma radical mudança de vida em nosso cotidiano!

Dica 4 – Relembre outros assuntos de Geografia acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de Geografia nas provas dos vestibulares e do Enem.

Vamos praticar seus conhecimentos? Responda esse desafio, e bons estudos!

(UECE) “A questão ambiental deve ser compreendida como um produto da intervenção da sociedade sobre a natureza. Diz respeito não apenas a problemas relacionados à natureza, mas às problemáticas decorrentes da ação social.”

RODRIGUES, Arlete Moysés. Produção do e no espaço – problemática ambiental urbana. Ed. Hucitec, 1998, p.8.

A partir do excerto acima, pode-se concluir corretamente que os problemas ambientais globais residem

a) na forma como o homem em sociedade apropria-se da natureza.
b) nas relações de consumo e não nas relações de produção.
c) principalmente na forma de exploração dos recursos naturais não renováveis.
d) apenas nas relações de produção, porque estas não têm vinculação com o consumo.

Resposta correta, letra A.

Saiba mais um pouco sobre o que está sendo realizado no mundo sobre o aquecimento global. Leia o texto da Revista Veja, intitulado: ONU pede ação rápida para conter aquecimento global, publicado em 12/04/2014  http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/onu-pede-acao-mais-rapida-para-limitar-aquecimento-global

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.