Veja o Movimento de Translação da Terra ao redor do Sol

A Terra gasta 365 dias para completar uma volta em sua órbita em torno do Sol. Veja como acontece o Movimento de Translação, e como ele determina as Quatro Estações.

Primavera, Verão, Outono, e Inverno: as quatro estações você sabe de cor. Mas, veja aqui como as Estações refletem o movimento de Translação da Terra ao redor do Sol combinado com a Inclinação do Globo Terrestre, e como ocorre a inversão entre os Hemisférios Norte e Sul.

Você já sabe que são dois os movimentos básicos da Terra: Rotação (em torno do próprio eixo), e Translação. E este último, é o responsável pelo  movimento orbital da Terra em torno do Sol. Nosso Planeta está a 150 milhões de quilômetros do Sol.

Este ciclo da órbita ao redor do Sol dura 365 dias para dar uma volta completa em torno do Sol: um ano! No passado imaginava-se de que a órbita fosse uma elíptica alongada, e que as estações do ano tivessem relação com a distância da terra em relação ao Sol.

Mas, não é assim. A órbita da terra durante o Movimento de Translação é quase “circular”, variando pouco a distância do Sol. A mudança das estações está ligada à inclinação do eixo terrestre, o que provoca maior ou menor incidência de raios solares de acordo com a posição orbital.

Movimento de Translação e as Quatro Estações!As quatro estações e o desenvolvimento das atividades humanasConforme o movimento de rotação aliado ao de translação, obviamente as estações ficarão invertidas em cada hemisfério.

Os nomes científico para cada ponto do movimento de Translação em que ocorrem as mudanças de estação são os Equinócios e os Solstícios. Veja a seguir e na videoaula as explicações para os Solstícios de Verão e de Inverno, e para os Equinócios de Outono e de Primavera.

As Quatro Estações do Ano

De acordo com a inclinação do eixo terrestre, e da rotação da Terra, os hemisférios irão receber quantidades diferentes de luz. A intensidade do calor também irá diferenciar  durante as quatro estações.

Os chamados solstícios e equinócios marcam o inicio de cada estação. Quando os raios solares estão mais fortes num dos hemisférios caracteriza-se o inicio do verão: solstício.

E quando os hemisférios recebem a mesma incidência de raios solares caracteriza-se os equinócios. Complicou? Vamos dar uma resolvida neste problema.

Aula Gratuita: o Movimento de Translação

Entenda agora como acontece o giro anual da Terra ao redor do Sol, no movimento de traslação. Aula gratuita com o professor Carrieri, do canal Curso Enem Gratuito. É um show, e você aprende mesmo.

Gostou da aula? Demais, concorda?

Ainda não entendeu a mudança das quatro estações do ano? E sobre a inversão entre os Hemisférios Norte e Sul? 

Para você aprender de vez, e nunca mais esquecer, olhe a figura abaixo e compreenda. Lembre-e de que em vermelho estão as estações do hemisfério norte, e em cor azul as estações do hemisfério sul. Movimento de Translação

 

 

Veja a nossa vida e as Estações do ano:

As Quatro Estações influenciam o nosso ritmo de vida. Vamos usar o inverno com exemplo onde a temperatura do ar é mais baixa, a temperatura cai, portanto o frio intenso traz uma série de complicações. Geografia Enem - Quatro EstaçõesPessoas tem problemas com doenças respiratórias, aeroportos complicam-se com a sua rotina em função das tempestades, ocorrencia de nevascas, as plantações são prejudicadas  e as colheitas reduzidas.

Acompanhe no quadro a seguir como ocorre a “inversão” das Estações do ano entre os Hemisférios Norte e Sul. Confira as datas de solstício e de equinócio em cada hemisfério.

Hemisfério norte

Hemisfério sul

Solstício de Verão: 21 de junho

Solstício de Inverno – 21/12

Solstício de verão: 21/12

Solstício de Inverno- 21/06

Equinócio de primavera: 20/03

Equinócio de outono 22/09

Equinócio de primavera: 22/09

Equinócio de outono 20/03

.

Simulado Enem de Translação

Teste agora o que você aprendeu com o Simulado Enem sobre Translação. São 10 questões com gabarito online, na mesma hora. Confira:

 

Movimento de Translação – Simulado

.

.
=======

Veja aqui aulões gratuitos de Geografia:

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar.

Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel