Exercícios sobre membrana plasmática e transportes passivo e ativo

Veja Osmose, Fagocitose, Pinocitose Bomba de Sódio e Bomba de Potássio na Membrana Plasmática. Resumo geral de Biologia Enem com dicas e simulado. Confira agora:

A constituição da membrana plasmática e os transportes que acontecem através dela são conteúdos essenciais para mandar bem no Enem e nos vestibulares. Por isso, elaboramos esse pequeno resumo com uma lista de exercícios sobre membrana plasmática para você revisar as membranas celulares.

Resumo sobre a membrana plasmática

A membrana plasmática delimita a célula e seleciona o que entra e sai da célula. Dessa forma, várias são as substâncias que precisam passar por ela através de diferentes processos. Conhecer a sua estrutura e os transportes que ocorrem através da membrana são essenciais para entender o funcionamento das células.

Introdução à Membrana Plasmática:

Veja agora com a professora Juliana Evelyn Santos, coordenadora pedagógica do Canal do Curso Enem Gratuito.

Funções da membrana

A membrana plasmática é responsável por delimitar o espaço intracelular. Além disso, ela protege a célula e também permite que ela se comunique com o ambiente externo e com outras células.

Entretanto, provavelmente a função mais importante da membrana é a permeabilidade seletiva. Através dessa propriedade, a célula consegue selecionar o que entra e sai do ambiente intracelular.

Constituição da membrana plasmática

A estrutura da membrana plasmática é constituída por uma bicamada de substâncias conhecidas como fosfolipídios. Essas substâncias possuem um grupamento fosfato ligado a duas moléculas de ácidos graxos. Dessa forma, os fosfolipídios possuem uma parte hidrofílica (grupamento fosfato), que interage bem com a água, e uma parte hidrofóbica (ácidos graxos, que são lipídios), que fica voltada para a estrutura interna da membrana.

Permeando essa dupla camada de fosfolipídios, encontramos diversas proteínas que geralmente servem de passagem para substâncias atravessarem a membrana. Essas proteínas se movimentam entre os fosfolipídios de acordo com a necessidade da célula. Por isso, dizemos que a membrana plasmática é como um mosaico fluido.

Transportes através da membrana

Os transportes através da membrana plasmática podem ser ativos ou passivos.

Transportes passivos

São os transportes através da membrana que ocorrem a favor de um gradiente de concentração. Isso ocorre porque a célula tende a igualar a concentração de substâncias dentro e fora da célula. Sendo assim, não há gasto de energia para realizar o transporte passivo na membrana plasmática. Veja com a professora Juliana:

Osmose

Na osmose ocorre transporte de solvente (geralmente água) de um ambiente menos concentrado para um mais concentrado.

Difusão simples

Na difusão ocorre o transporte de solutos (como os gases respiratórios) do ambiente mais concentrado para o menos concentrado.

Difusão facilitada

Esse tipo de transporte segue os mesmos princípios da difusão simples. Entretanto, ela ocorre com solutos maiores, que não conseguem atravessar a bicamada de fosfolipídios. Sendo assim, a passagem dessas substâncias é facilitada através de proteínas transmembranas.

Transportes ativos

Introdução ao Transporte Ativo – São transportes que ocorrem contra um gradiente de concentração. Sendo assim, a célula gasta energia para realizar o transporte ativo na membrana plasmática. Confira com a professora Juliana:

Fagocitose

Na fagocitose, a célula movimenta seu citoesqueleto criando deformações na membrana chamadas de pseudópodes. Essas estruturas são utilizadas para envolver partículas grandes que serão englobadas e empurradas para dentro do citoplasma.

Pinocitose

Na pinocitose, a membrana plasmática se deforma formando invaginações para capturar partículas grandes. Em geral, ocorre em células que estão fixas nos tecidos e que não conseguem movimentar formando os pseudópodes.

Bomba de sódio e potássio

A bomba de sódio e potássio é uma proteína que gasta ATP para transportar íons de sódio (Na+) e potássio (K+) contra o gradiente de concentração. Esse transporte é importante para várias células, em especial para os neurônios. Já que esse tipo de transporte gera uma diferença de potencial importante para o transporte de impulsos nervosos.

Exercícios sobre membrana plasmática

Agora que você já revisou rapidamente o conteúdo, chegou a hora de testar seus conhecimentos. Portanto, resolva os exercícios sobre membrana plasmática a seguir com diversas questões do Enem e de vestibulares.

.

Jade Philippe

Diretora de Conteúdo do Blog do Enem. Formada em Direito, descobriu na comunicação um caminho mais direto para ajudar as pessoas. Foi assim que passou a integrar a equipe do Curso Enem Gratuito, plataforma dedicada a entregar educação livre, de qualidade e gratuita a todos os estudantes do Brasil.
Categorias: Sem categoria, Simulado Biologia, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel