Faltam:
para o ENEM

Por que as células são tão pequenas? – Biologia Enem

Você sabe o porquê de as células serem tão pequenas? Conhece as células que podem ser vistas a olho nu? Não? Então vem com a gente revisar Biologia!

Biologia Enem: As células são estruturas muito pequenas. Em geral, elas possuem entre 10 e 100 micrômetros, ou seja, entre 0,01mm e 0,1mm.

Dessa maneira, a maioria das células é invisível a olho nu. Você sabe o porquê de as células serem tão pequenas? Sabia que existem algumas poucas células que podem ser vistas a olho nu? Não? Então vem com a gente revisar biologia para arrasar em Ciências da Natureza no Enem!

Tamanho das células: Os seres humanos são capazes de distinguir objetos bem pequenos – com no mínimo 0,1mm. Mas, como falei aí em cima, as células são muito pequenas e, em geral, menores que 0,1mm. Se elas já são pequenas, imagine suas estruturas internas! Estas pequenas dimensões celulares se devem à necessidade de manter uma determinada razão entre o volume e o tamanho da célula.

Quando a superfície de uma célula aumenta, seu volume aumenta em uma proporção maior. Se o diâmetro de uma célula aumenta dez vezes, seu volume  aumentará mil vezes. Isso faz com que a célula necessite de muito mais alimento. Além disso, com o aumento do diâmetro, sua superfície também aumenta cerca de cem vezes. Isso amplia a capacidade da célula de absorção de nutrientes e gases em cem vezes, porém, não é o suficiente para suprir todo esse aumento de volume (de mil vezes).

Assim, a célula aumenta seu volume até certo ponto durante um período de crescimento. Quando chega ao limite, a célula irá se dividir por mitose, restaurando seu tamanho original. Por conta desse limite, durante o crescimento de um ser pluricelular o seu aumento de tamanho se dará em número de células e não no tamanho das células.

Se você comparar um adulto 1,5 metro e um adulto de 1,80 metro, você constatará que o adulto maior tem mais células que o adulto menor, porém as células de ambas as pessoas terão o mesmo tamanho. Este fato pode ser enunciado pela lei de Driesch ou lei do volume celular constante: “Em indivíduos da mesma espécie e com mesmo grau de desenvolvimento, células do mesmo tecido são do mesmo tamanho”.

Formato das células:

O formato das células varia bastante, mesmo em um organismo pluricelular, como os seres humanos. Cada célula terá um formato adaptado à função que ela exerce em determinado tecido ou em um ambiente. Esse formato celular é controlado pelos genes que moldarão sua membrana celular, seu citoesqueleto e sua parede celular (no caso de células plantas, bactérias e fungos). O formato de uma célula poderá também ser influenciado por fatores ambientais.

Alguma célula é visível a olho nu? Sim. Existem algumas poucas células que podem ser vistas a olho nu. Veja alguns exemplos:

Bactéria gigante: Existem três espécies de bactérias gigantes descritas. A maior delas é a Thiomargarita namibiensis, uma bactéria quimiossintética anaeróbica facultativa descoberta em uma sonda de exploração petrolífera na Namíbia em 1997. Essa bactéria possui incríveis 0,75mm de tamanho.

As Thiomargarita namibiensis conseguem ter esse tamanho todo porque possuem vários mesossomos (dobras de membrana) que aumentam sua superfície e muitas cópias do seu DNA, conseguindo produzir proteínas em vários pontos de seu hialoplasma. Veja: Figura 1: Thiomargarita namibiensis, uma bactéria gigante de 0,75mm

1

Ameba gigante:

A ameba Gromia sphaerica é um protista que pode chegar a 1,2cm de diâmetro. Esta ameba vive no solo do mar das Bahamas. Figura 2: Gromia sphaerica, ameba gigante de 1,2cm

2

Alga unicelular gigante:

As algas protistas do gênero Acetabularia são incrivelmente compostas por uma única célula que pode ter até dez centímetros de comprimento. Figura 3: Alga Acetabularia, composta de uma única célula pode atingir até 10 cm de comprimento

3

Ovócito humano:

O ovócito humano e o óvulo podem atingir até 0,1mm de diâmetro. Figura 4: Ovócito humano

4

Exercícios

Agora que você já sabe tudo sobre o tamanho e formato das células, que tal testar seus conhecimentos?

01 – (UEM PR/2010)  

Identifique o que for correto sobre microscópios e a sua relação com o estudo das células.

01. A constituição lipoproteica da membrana plasmática só foi confirmada após a sua visualização no microscópio óptico.

02. Se um microscópio apresentar poder de resolução de 0,1mm, este poder será 1000 vezes maior que o poder de resolução do olho humano nu, igual a 0,1mm.

04. A ampliação final de uma célula vista em um microscópio composto será de 300 vezes, se na ocular estiver marcado 6X e na objetiva 50X.

08. Segundo a Teoria Celular, todas as células, de qualquer organismo vivo, só podem ser visualizadas com o auxílio de microscópios.

16. A imagem final de uma célula vista ao microscópio composto é virtual, invertida e ampliada em relação ao objeto inicial.

Gab: 22

02 – (UEG GO/2006)   

Considere a tabela a seguir sobre a relação entre a área e o volume celular e responda:

5

 

a) Por que, de uma forma geral, as células são microscópicas?

b) Cite um exemplo de uma célula que constitui exceção a essa regra.

Gab:

a) Porque quanto menor, maior a área de superfície de contato, o que facilita a relação entre as células e com o meio que as abriga.

b) Ovócito humano.

Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.