Células que podem ser vistas a olho nu: qual seu tamanho?

Você sabe o porquê das células serem tão pequenas? Sabia que existem algumas poucas células que podem ser vistas a olho nu? Não? Então vem com a gente revisar biologia para arrasar em Ciências da Natureza no Enem!

As células que podem ser vistas a olho nu nem sempre são como imaginamos. O nosso corpo é formado por diferente órgãos com funções distintas e dentro dele encontramos as células. Estas são estruturas muito pequenas em geral, elas possuem entre 10 e 100 micrômetros, ou seja, entre 0,01mm e 0,1mm.

Sendo assim, as células desse tamanho são impossíveis de serem vistas sem o auxílio de um microscópio. Mas apesar disso existem células que podem ser vistas a olho nu.

Tamanho e o volume das células

Os seres humanos são capazes de distinguir objetos bem pequenos, com no mínimo 0,1mm. Mas, como mencionado anteriormente, as células são muito pequenas e, em geral, menores que 0,1mm. Se elas já são pequenas, imagine suas estruturas internas. Estas pequenas dimensões celulares se devem à necessidade de manter uma determinada razão entre o volume e o tamanho da célula.

Quando a superfície de uma célula aumenta, seu volume também toma uma proporção maior. Portanto se o diâmetro de uma célula aumenta dez vezes, o volume  aumentará mil vezes. Isso faz com que a célula necessite de muito mais alimento.

Além disso, com o aumento do diâmetro, sua superfície também aumenta cerca de cem vezes. Em consequência a isso a célula amplia a sua capacidade de absorção de nutrientes e gases em cem vezes, porém, não é o suficiente para suprir todo esse aumento de volume (de mil vezes).

O que é uma célula?

Veja agora com a professora Juliana Evelyn Santos, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo sobre o que é uma Célula, e as Organelas Celulares.

As dicas da professora Juliana:

  1. A membrana plasmática é a estrutura que delimita a célula.
  2. Além dela, há também outros envoltórios celulares que ajuda a proteger as células.
  3. No interior das células procariontes e eucariontes encontramos o citoplasma. Também chamado de citosol ou hialoplasma, o citoplasma é uma espécie de material gelatinoso que preenche o interior da célula.
  4. A composição do Citoplasma contém tanto substância orgânicas, quanto inorgânicas dissolvidas em água.
  5. Mergulhadas no citoplasma, encontramos as organelas citoplasmáticas.
  6. Nesta aula, a professora Juliana te explica tudo sobre a estrutura das células.

 

Como as células se dividem

A célula aumenta seu volume até certo ponto durante um período de crescimento. Quando chega ao limite, a célula irá se dividir por mitose, restaurando seu tamanho original. Por conta desse limite, durante o crescimento de um ser pluricelular o seu aumento de tamanho se dará em número de células e não no tamanho das células.

Se você comparar um adulto 1,5 metro e um adulto de 1,80 metro, você constatará que o adulto maior tem mais células que o adulto menor, porém as células de ambas as pessoas terão o mesmo tamanho. Este fato pode ser enunciado pela lei de Driesch ou lei do volume celular constante: “Em indivíduos da mesma espécie e com mesmo grau de desenvolvimento, células do mesmo tecido são do mesmo tamanho”.

Formato das células que podem ser vistas a olho nu

O formato das células varia bastante, mesmo em um organismo pluricelular, como os seres humanos. Cada célula terá um formato adaptado à função que ela exerce em determinado tecido ou em um ambiente. Esse formato celular é controlado pelos genes que moldarão sua membrana celular, seu citoesqueleto e sua parede celular (no caso de células plantas, bactérias e fungos). O formato de uma célula poderá também ser influenciado por fatores ambientais.

Células que podem ser vistas a olho nu

Alguma células podem ser vistas a olho nu? Incrivelmente a resposta é sim. Apesar de muitas possuírem um tamanho microscópico existem algumas poucas células que podem ser vistas a olho nu. Dentre as células que podem ser vistas a olho nu estão a bactérias gigante, a ameba gigante, algas unicelulares, o ovócito humano.

Células que podem ser vistas a olho nu são chamadas de células macroscópicas e elas estão em todos os lugares até mesmo na sua comida. O ovo por exemplo é uma grande célula, os gominhos da laranja e do limão também. Para saber mais sobre como elas podem ser encontradas na natureza dê uma olhada na listagem abaixo.

Bactéria gigante, uma célula que pode ser vista a olho nu

Existem três espécies de bactérias gigantes descritas. A maior delas é a Thiomargarita namibiensis, uma bactéria quimiossintética anaeróbica facultativa descoberta em uma sonda de exploração petrolífera na Namíbia em 1997. Essa bactéria possui incríveis 0,75mm de tamanho. Ou seja, ela é uma célula que pode ser vista a olho nu.

As Thiomargarita namibiensis conseguem ter esse tamanho todo porque possuem vários mesossomos (dobras de membrana) que aumentam sua superfície e muitas cópias do seu DNA, conseguindo produzir proteínas em vários pontos de seu hialoplasma. Portanto ela é a única espécie descrita para o gênero Thiomargarita, entretanto, em 2005 cepas descobertas no Golfo do México demonstraram estar relacionadas com a T. namibiensis

1Bactéria gigante Thiomargarita namibiensis, uma bactéria quimiossintética anaeróbica facultativa

Ameba Gigante

A ameba Gromia sphaerica é um protista que pode chegar a 1,2cm de diâmetro. Esta ameba vive no solo do mar das Bahamas. Figura 2: Gromia sphaerica, ameba gigante de 1,2cm. Ela é um um organismo unicelular classificado entre os protistas e é o maior do gênero Gromia.

Ele foi descoberto nos anos 2000, ao longo da margem da região de Omã no mar da Arábia, em profundidades de 1.163 a 1.194 metros. As amostras que foram encontradas na época variam em tamanho de 4,7 a 38 milímetros de diâmetro.

A ameba tem geralmente de forma esférica como um favo de mel com poros. Nela também existem filamentos na parte inferior do organismo, onde ele está em contato com o fundo do mar, e é principalmente preenchido com estercomas (pelotas de resíduos).2Ameba Gromia sphaerica que vive nas profundezas do mar árabe

Alga unicelular gigante

As algas protistas do gênero Acetabularia são compostas por uma única célula. Dessa maneira ela pode ter até dez centímetros de comprimento. O género Acetabularia ficou conhecido pelas pesquisas realizadas por Joachim Hammerling na década de 1930.

Na época ele demonstrou que transplantando partes de Acetabularia mediterranea e da Acetabularia crenulata era possível comprovar que a informação genética nos eucariotas está contida nos núcleos celulares.3Alga Acetabularia, composta de uma única célula pode atingir até 10 cm de comprimento

O ovócito humano

O ovócito humano e uma célula humana feminina localizada no óvulo que pode atingir até 0,1mm de diâmetro. Ela faz parte de uma das células que pode ser vista a olho nu, porém para isso é necessário que ela esteja fora do corpo humano.

O óvulo é uma célula haploide, formada após a meiose de uma ovogónia, no processo denominado ovogénese. Após a cariogamia (fusão do núcleo do óvulo, haploide – n) com o núcleo do espermatozoide (haploide – n) forma-se uma célula denominada ovo ou zigoto (diploide – 2n).4Figura do ovócito humano

Exercícios sobre o tamanho das células

01 – (UEM PR/2010) Identifique o que for correto sobre microscópios e a sua relação com o estudo das células.

01. A constituição lipoproteica da membrana plasmática só foi confirmada após a sua visualização no microscópio óptico.
02. Se um microscópio apresentar poder de resolução de 0,1mm, este poder será 1000 vezes maior que o poder de resolução do olho humano nu, igual a 0,1mm.
04. A ampliação final de uma célula vista em um microscópio composto será de 300 vezes, se na ocular estiver marcado 6X e na objetiva 50X.
08. Segundo a Teoria Celular, todas as células, de qualquer organismo vivo, só podem ser visualizadas com o auxílio de microscópios.
16. A imagem final de uma célula vista ao microscópio composto é virtual, invertida e ampliada em relação ao objeto inicial.

Gab: 22

02 – (UEG GO/2006) Considere a tabela a seguir sobre a relação entre a área e o volume celular e responda:

5

 

a) Por que, de uma forma geral, as células são microscópicas?

b) Cite um exemplo de uma célula que constitui exceção a essa regra.

Gab:

a) Porque quanto menor, maior a área de superfície de contato, o que facilita a relação entre as células e com o meio que as abriga.

b) Ovócito humano.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel