Aprenda sobre o relevo do continente americano e sua hidrografia

Por se tratar de um continente com grande extensão norte-sul, a América apresenta uma grande variação em todo o seu território. Veja as características da Hidrografia e do Relevo do Continente Americano, e as variações de climas também.

O relevo do continente americano se divide entre as regiões norte, centro e sul e é fortemente caracterizada pela sua localização. Devido ao seu formato “comprido”, praticamente dividido ao meio pela linha do Equador. O relevo do continente norte-americano avança do norte ao Alasca, chegando assim ao oceano ártico, região de temperaturas extremamente baixas.

Ao sul do equador o continente americano chega até o Cabo Horn, território chileno, que é o ponto extremo meridional. Depois dele estão as ilhas Geórgia do Sul, Sandwich do Sul, e Diego Ramirez.  Da mesma forma que ao extremo Norte, o extremo Sul do continente americano encontra-se em águas geladas. Para compreender um pouco mais sobre o relevo e a hidrografia do continente americano acompanhe este resumo.

Formações geológicas do continente americano

O relevo do continente americano apresenta quatro formações, são elas:

  1. Planícies;
  2. Depressões;
  3. Planaltos;
  4. Montanhas (ao Leste)
  5. Cordilheiras (ao Oeste).

O continente americano tem uma grande extensão latitudinal. Ou seja, o continente é muito extenso de norte a sul.  A extensão do continente abrange a região do Polo Norte e também alcança o Polo Sul. Confira no mapa abaixo o continente americano em sua extensão:

continente americanoMapa do continente americano

As vertentes da hidrografia do continente americano

São quatro as vertentes da hidrografia do continente americano: vertente do Ártico; vertente do Pacífico; vertente do Golfo do México e vertente do Atlântico.

Vertentes são os locais onde se encontram as nascentes dos rios. Elas orientam a direção dos cursos de água.  Alguns rios que nascem nas áreas montanhosas e desembocam no oceano Atlântico estão, portanto, na ‘vertente do Atlântico’, e assim sucessivamente.

Divisão geográfica do continente americano

Primeiramente, você estuda o continente americano com uma divisão clássica em três partes: América do Norte, América Central e América do Sul. A estrutura física, ou seja, a formação das bordas continentais, e a origem da ocupação europeia é que “mandaram” nessa divisão.

regionalização do continente americanoMapa da divisão geográfica do continente americano.

América do Norte

Apesar de a América do Norte englobar apenas Canadá, Estados Unidos e México, é um subcontinente relativamente grande. A maior parte do território está situado na zona climática subtropical. Mas o norte do Canadá já faz parte da  zona polar, e o centro-sul do México está situado na zona tropical norte.

Enquanto as fronteiras entre os países aparecem de forma bem retilínea, principalmente entre EUA e Canadá, os limites litorâneos são bem recortados. No norte do continente fica localizada a Groelândia, que apesar de estar no continente americano, pertence à Dinamarca.

relevo do continente americanoMapa do continente americano

Relevo e hidrografia da américa do norte

Esses dois elementos naturais (relevo e hidrografia), interferem na vida da população, pois influenciam na ocupação e distribuição do território. Devido às altas altitudes, que inibe a ocupação por causa do frio, a população se concentra nas planícies. Portanto na costa oeste essa população está sujeita ao vulcanismo, pois se trata de um local de choque entre placas tectônicas.

Na costa leste, onde predominam os planaltos e montanhas antigas, temos:

  • Planalto Laurenciano (Canadá);
  • Montes Apalaches (EUA);

Devido a sua localização, a costa leste foi a primeira a ser colonizada, explorada, e ocupada pelos europeus. Portanto as maiores cidades se localizam nessa parte, assim como indústrias, fábricas, áreas agrícolas, e de exportação mineral. Então podemos afirmar que é nas planícies onde se encontram as áreas agrícolas, o extrativismo e a pecuária.

América central

América Central é o menor parte do continente americano. Mesmo assim, é subdividida em duas partes: América Central Continental (ligação entre América do Norte e América do Sul) e América Central Insular (ilhas). Ela é formada por 21 países, e a maioria deles são ilhas.

Embora seja muito menor do que a América do Sul e a América do Norte, a América central é a região do continente com o maior número de vulcões ativos. Outra peculiaridade é que ali foi construída uma ligação direta entre os oceanos Pacífico e Atlântico: o Canal do Panamá. Assim, não é preciso contornar o continente americano inteiro para atravessar os oceanos.

Apesar de estar totalmente na zona intertropical, há três faixas de climas neste subcontinete. Isso ocorre por causa da altitude do relevo: as “terras quentes” até 910 metros, “terras temperadas” de 915 até 1830 metros e as “terras frias” até os 3050 metros de altitude.

américa central

América do Sul

Esse subcontinente é formado por 13 países (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, território da Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela). O maior deles é o Brasil, ocupando 47,7% do território sul-americano.

Como o Brasil faz parte de quase metade do território, as características físicas da América do Sul se assemelham com as dele. Entretanto, existem algumas diferenças bem características. Uma delas é a Cordilheira do Andes, uma formação de dobramentos modernos na porção Oeste do subcontinente. Esta é única estrutura geológica que não tem participação do território brasileiro.

Grande parte da América do Sul fica entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio. Portanto, faz parte da zona tropical e da zona temperada. O subcontinente tem grande densidade pluviométrica (índice de chuvas), entretanto, é pequena em certas regiões, como no Nordeste do Brasil. A temperatura média nesta área é de quase 30 graus centígrados durante todo o ano.

Ao sul do continente o clima torna-se mais fresco e seco. Na Patagônia, no extremo sul, faz muito frio, formando um deserto atípico. Além disso, outro importante deserto marca esta região: o deserto do Atacama, localizado no Chile.

Videoaula

Exercícios

1 – (Projeto Araribá) – Assinale qual das alternativas abaixo completa a questão: Os tipos de relevos que compõe a costa leste, costa oeste e porção central respectivamente são:

a)      Planaltos e Montanhas, Cordilheiras, depressões e planícies;
b)      Cordilheiras, Montanhas antigas, e depressões ao centro;
c)      Planaltos e montanhas antigos, planícies litorâneas, e cordilheiras.
d)     Cordilheiras, Montanhas rochosas e Montes Apalaches.

Questão 02 – (Universidade Iguaçu RJ)

Os conhecimentos sobre localização geográfica e características do continente americano permitem afirmar:

01. Está totalmente localizado no hemisfério oriental.

02. Tem o seu litoral banhado a leste pelo Oceano Pacífico e a oeste, pelo Atlântico.

03. Possui a maior parte da América do Sul e da América Central inserida na zona temperada.

04. Possui, predominantemente, drenagens no sentido nortesul e oeste-leste devido à disposição do relevo.

05. Apresenta, quanto à estrutura geológica, formações antigas da Era Primária em toda a sua porção ocidental.

GABARITO:

1) Gab: A

2) Gab: 04

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel