Faltam:
para o ENEM

Relevo e Hidrografia da América – Geografia Enem

Você sabe quais são as principais formas de relevo existentes na América? E a hidrografia? Vamos entender no que esses dois elementos influenciam na geografia?

Por se tratar de um continente com grande extensão norte-sul, o continente americano apresenta uma grande variação em todo o seu território. Variação de climas, relevos, rios. Devido ao seu formato “comprido” ele atravessa várias zonas climáticas da Terra, causando essas características diferenciadas.

Vamos falar um pouco sobre o relevo no continente Americano? Então acompanhe aqui: O relevo americano apresenta quatro formações, são elas: Planícies; Depressões; Planaltos e Montanhas (ao Leste); e, Cordilheiras (ao Oeste).

Relevo e Hidrografia da América - Geografia Enem
Figura 1
– Planícies                                             Figura 2– Depressões

Relevo e Hidrografia da América - Geografia Enem
Figura 3
– Planaltos e Montanhas                                       Figura 4– Cordilheiras 

As quatro vertentes da Hidrografia do Continente Americano

São quatro as vertentes da Hidrografia do Continente Americano: – Vertente do Ártico; – Vertente do Pacífico; – Vertente do Golfo do México; e, -Vertente do Atlântico. Mas, afinal o que são vertentes?

Vertentes são os locais onde se encontram as nascentes dos rios. Elas orientam a direção dos cursos de água.  Alguns rios que nascem nas áreas montanhosas e desembocam no oceano Atlântico estão, portanto, na ‘vertente do Atlântico’, e assim sucessivamente. Compreendeu?

Dicas do Blog do Enem:

Dica 1- O planeta Terra recebe a luz do sol constantemente e consequentemente calor.  Devido ao seu eixo de inclinação, essa luz não é recebida de modo homogêneo. Por isso temos as zonas climáticas. Acompanhe esta aula e entenda melhor! https://blogdoenem.com.br/zonas-climaticas-terra-geografia/

Dica 2– Segundo o conceito de desenvolvimento, pode-se dizer que países conceituados dessa maneira apresentam excelentes indicadores socioeconômicos. Vamos relembrar quais indicadores são esses? Acesse mais essa aula preparada para você! https://blogdoenem.com.br/paises-desenvolvidos-geografia-enem/

Relevo e Hidrografia

Esses dois elementos naturais (relevo e hidrografia), interferem na vida da população, pois influenciam na ocupação e distribuição do território. Devido às altas altitudes, que inibe a ocupação devido ao frio, a população se concentra nas planícies. Na costa oeste essa população está sujeita a vulcanismo, pois se trata de um local de choque entre as placas tectônicas.

Na costa leste, onde predominam os planaltos e montanhas antigas, temos:

– Planalto Laurenciano (Canadá);

– Montes Apalaches (EUA);

– Planalto das Guianas e Planalto Brasileiro (América do Sul).

Devido a sua localização, a costa leste foi a primeira a ser colonizada, explorada, e ocupada pelos europeus. Portanto as maiores cidades se localizam nessa parte, assim como indústrias, fábricas, áreas agrícolas, e de exportação mineral. Nas planícies é onde se encontram as áreas agrícolas, o extrativismo e a pecuária.

Relevo e Hidrografia da América - Geografia Enem
Figura 5
– Costa leste- maiores ocupações                Figura 6- áreas agrícolas nas planícies.

Vamos assistir a essa aula do telecurso sobre relevo? Não perca!

Exercícios

Agora é com você, responda a questão abaixo e veja como anda os seus conhecimentos!

Exercícios (Projeto Araribá) – Assinale qual das alternativas abaixo completa a questão:

Os tipos de relevos que compõe a costa leste, costa oeste e porção central respectivamente são:

a)      Planaltos e Montanhas, Cordilheiras, depressões e planícies;
b)      Cordilheiras, Montanhas antigas, e depressões ao centro;
c)      Planaltos e montanhas antigos, planícies litorâneas, e cordilheiras.
d)     Cordilheiras, Montanhas rochosas e Montes Apalaches.

Resposta correta letra A.

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.