Hidrografia e Relevo do Continente Americano: Geografia Enem

Veja as características do Relevo do Continente Americano. Por ser "fino e comprido" ele é dividido ao meio pela Linha do Equador, e vai a quase às fronteira dos Polos Sul e Norte

Por se tratar de um continente com grande extensão norte-sul, a América apresentasenta uma grande variação em todo o seu território. Veja as características da Hidrografia e do Relevo do Continente Americano, e as variações de climas também.

Devido ao seu formato “comprido”, praticamente dividido ao meio pela linha do Equador. O Relevo do Continente Americano avança ao Norte até ao Alasca,  território norte-americano, chegando assim ao Oceano Ártico, região de temperaturas extremamente baixas.

Ao Sul do Equador o Continente Americano chega até o Cabo Horn, território chileno, que é o ponto extremo meridional. Depois dele estão as ilhas Geórgia do Sul, Sandwich do Sul, e Diego Ramirez.  E, da mesma forma que ao extremo Norte, o extremo Sul do Relevo do Continente Americano encontra-se em águas geladas. 

O relevo do continente americano apresenta quatro formações, são elas:

  1. Planícies;
  2. Depressões;
  3. Planaltos;
  4. Montanhas (ao Leste); e,  Cordilheiras (ao Oeste).

 

O continente americano tem uma grande extensão latitudinal. Ou seja, o continente é muito extenso de norte a sul.  Ele chega no Polo Norte e quase alcança o Polo Sul. Confira no mapa do continente americano:continente americanoMapa do continente americano.

As quatro vertentes da Hidrografia do Continente Americano

São quatro as vertentes da Hidrografia do Continente Americano: – Vertente do Ártico; – Vertente do Pacífico; – Vertente do Golfo do México; e, -Vertente do Atlântico. Mas, afinal o que são vertentes?

Vertentes são os locais onde se encontram as nascentes dos rios. Elas orientam a direção dos cursos de água.  Alguns rios que nascem nas áreas montanhosas e desembocam no oceano Atlântico estão, portanto, na ‘vertente do Atlântico’, e assim sucessivamente. Compreendeu?

Relevo e Hidrografia da America do Norte

Esses dois elementos naturais (relevo e hidrografia), interferem na vida da população, pois influenciam na ocupação e distribuição do território. Devido às altas altitudes, que inibe a ocupação devido ao frio, a população se concentra nas planícies. Na costa oeste essa população está sujeita a vulcanismo, pois se trata de um local de choque entre as placas tectônicas.

Na costa leste, onde predominam os planaltos e montanhas antigas, temos:

  1. – Planalto Laurenciano (Canadá);
  2. – Montes Apalaches (EUA);
  3. – Planalto das Guianas e Planalto Brasileiro (América do Sul).

Devido a sua localização, a costa leste foi a primeira a ser colonizada, explorada, e ocupada pelos europeus. Portanto as maiores cidades se localizam nessa parte, assim como indústrias, fábricas, áreas agrícolas, e de exportação mineral. Nas planícies é onde se encontram as áreas agrícolas, o extrativismo e a pecuária.

Divisão geográfica do continente americano

Primeiramente, você estuda o continente americano com uma divisão clássica em em três partes: América do Norte, América Central e América do Sul. A estrutura física, ou seja, a formação das bordas continentais, e a origem da ocupação europeia é que “mandaram” nessa divisão.regionalização do continente americanoMapa da divisão geoográfica do continente americano.

América do Norte

Apesar de a América do Norte englobar apenas Canadá, Estados Unidos e México, é um subcontinente relativamente grande. A maior parte do território está situado na zona climática subtropical. Mas o norte do Canadá já faz parte da  na zona polar, e o centro-sul do México está situado na zona tropical do norte.

Enquanto as fronteiras entre os países aparece de forma bem retilínea – principalmente entre EUA e Canadá –, os limites litorâneos são bem recortados. No norte do continete fica localizada a Groelândia, que apesar de estar no continente americano, pertence à Dinamarca.

Para saber mais sobre a América do Norte, assista à esta videoaula do prof. Carrieri:

América central

América Central é o menor parte do continente americano. Mesmo assim, é subdividida em duas partes: América Central Continental (ligação entre América do Norte e América do Sul) e América Central Insular (ilhas). Ela é formada por 21 países, e a maioria deles são ilhas.

Embora seja muito menor do que a América do Sul e a América do Norte, a América central é a região do continente com o maior número de vulcões ativos. Outra peculiaridade é que ali foi construída uma ligação direta entre os oceanos Pacífico e Atlântico: o Canal do Panamá. Assim, não é preciso contornar o continente americano inteiro para atravessar os oceanos.

Apesar de estar totalmente na zona intertropical, há três faixas de climas neste subcontinete. Isso ocorre por causa da altitude do relevo: as “terras quentes” até 910 metros, “terras temperadas” de 915 até 1830 metros e as “terras frias” até os 3050 metros de altitude.

américa central
Mapa da América Central.

América do Sul

Esse subcontinente é formado por 13 países (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, território da Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela). O maior deles é o Brasil, ocupando 47,7% do território sul-americano.

Como o Brasil faz parte de quase metade do território, as características físicas da América do Sul se assemelham com as dele. Entretanto, existem algumas diferenças bem características. Uma delas é a Cordilheira do Andes, uma formação de dobramentos modernos na porção Oeste do subcontinente. Esta é única estrutura geológica que não tem participação do território brasileiro.

Grande parte da América do Sul fica entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio. Portanto, faz parte da zona tropical e da zona temperada. O subcontinente tem grande densidade pluviométrica (índice de chuvas), entretanto, é pequena em certas regiões, como no Nordeste do Brasil. A temperatura média nesta área é de quase 30 graus centígrados durante todo o ano.

Ao sul do continente o clima torna-se mais fresco e seco. Na Patagônia, no extremo sul, faz muito frio, formando um deserto atípico. Além disso, outro importante deserto marca esta região: o deserto do Atacama, localizado no Chile.

Para aprofundar seus estudos sobre a América do Sul, veja mais esta videoaula do prof. Carrieri:

Figura 1 – Planícies                                             Figura 2– DepressõesRelevo e Hidrografia da América - Geografia Enem

 

Figura 3 – Planaltos e Montanhas             Figura 4– Cordilheiras Relevo e Hidrografia da América - Geografia Enem

 

Figura 5– Costa leste- maiores ocupações       Figura 6- áreas agrícolas nas planícies.Relevo e Hidrografia da América - Geografia Enem

 

Dicas do Blog do Enem:

Dica 1- O planeta Terra recebe a luz do sol constantemente e consequentemente calor.  Devido ao seu eixo de inclinação, essa luz não é recebida de modo homogêneo. Por isso temos as zonas climáticas. Acompanhe esta aula e entenda melhor! https://blogdoenem.com.br/zonas-climaticas-terra-geografia/

Dica 2– Segundo o conceito de desenvolvimento, pode-se dizer que países conceituados dessa maneira apresentam excelentes indicadores socioeconômicos. Vamos relembrar quais indicadores são esses? Acesse mais essa aula preparada para você! https://blogdoenem.com.br/paises-desenvolvidos-geografia-enem/

Vamos assistir a essa aula do telecurso sobre relevo? Não perca!

Exercícios sobre o Relevo do Continente Americano

Agora é com você, responda a questão abaixo e veja como anda os seus conhecimentos!

Exercícios (Projeto Araribá) – Assinale qual das alternativas abaixo completa a questão: Os tipos de relevos que compõe a costa leste, costa oeste e porção central respectivamente são:

a)      Planaltos e Montanhas, Cordilheiras, depressões e planícies;
b)      Cordilheiras, Montanhas antigas, e depressões ao centro;
c)      Planaltos e montanhas antigos, planícies litorâneas, e cordilheiras.
d)     Cordilheiras, Montanhas rochosas e Montes Apalaches.

Resposta correta letra A.

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.