As Zonas Climáticas da Terra entenda a incidência solar – Geografia

As paisagens do nosso planeta Terra se transformam constantemente. Você sabia que isso acontece devido as Zonas climáticas? Vamos revisar? Não perca essa aula aqui no Blog do Enem!

O planeta Terra recebe a luz do sol constantemente e consequentemente calor.  Devido ao seu eixo de inclinação, essa luz não é recebida de modo homogêneo.  Isso quer dizer que algumas partes recebem mais luz e calor que outras. Vamos analisar a figura abaixo e entender melhor? Acompanhe!

Zonas Climática da Terra
Figura 1 – Planeta inclinado e suas zonas climáticas

A superfície da Terra é constantemente modificada devido à intensidade de luz solar que nela chega. E isso propicia a VIDA! Vamos agora ver quais são essas áreas ou zonas? São elas:

Zonas Climática da Terra

Dica 1- Não perca a aula sobre Os Fusos Horários Brasileiros. Você lembra quantos são, e como funcionam em nosso território? Então relembre! https://blogdoenem.com.br/fusos-horarios-brasileiros/

Distribuição da Luz e do Calor do Sol.

Bem ao centro do planeta, onde temos as áreas próximas a Linha do Equador, são as áreas mais iluminadas e, portanto mais quentes. Predomínio de temperaturas elevadas. Nessas áreas temos vegetações abundantes, associado a grande quantidade de precipitações.

Nas áreas intermediárias, zonas temperadas, pode-se dizer que o clima é mais equilibrado, pois os raios solares não incidem tão diretamente sobre a Terra. É dividida em Zona Temperada do Norte e Zona Temperada do Sul.

E, nas áreas dos polos e próximos a eles, devido à inclinação terrestre são as áreas que menos pegam a luz do Sol. Isso acontece, pois os raios não conseguem atingir a superfície. Por essa razão o acúmulo de gelo nas calotas (polo norte e sul) é inevitável.

Zonas Climática da TerraFigura 2- Polo Norte

Dica 2– Você sabia que a orientação na superfície terrestre mudou muito ao longo dos séculos? O homem na ansiedade de saber mais e mais foi lapidando seus instrumentos. Vamos revisar? Acesse! https://blogdoenem.com.br/orientacao-localizacao-superficie-terrestre/

Acompanhe agora uma aula muito interessante sobre as Zonas Climáticas do nosso planeta e sua interferência nas paisagens!

Essa classificação térmica influenciará na vida e no dia-a-dia das pessoas, pois ela determinará o clima de cada região. O fator altitude também é importantíssimo na questão dos climas terrestres.

Mas como? Vamos entender melhor? Preste atenção no exemplo abaixo:

Mesmo, em zonas climáticas como as zonas tropicais e temperadas, que são as que mais recebem a luz e o calor do sol, podem ocorrer temperaturas frias. Isso acontece principalmente devido as altas altitudes. Você lembra o que é altitude? Altitude é a distância (vertical) em metros em relação ao nível do mar. Um exemplo é a Cordilheiras dos Andes, que apesar de estar localizada na zona tropical ela apresenta baixas temperaturas e ocorrência de neve.

Dica 3– Você está preparado para o Enem? Então amplie ainda mais seus conhecimentos! Acesse essa aula que preparamos para você! https://blogdoenem.com.br/latitude-paralelos-longitude-meridianos/

O Brasil encontra-se na Zona Tropical e uma parte na Zona Temperada do Sul. Isso explica a variação climática em todo o território brasileiro.

Vamos praticar com exercícios? Agora é a sua vez!

(Site Exercícios Brasil Escola) – Sobre as Zonas Térmicas da Terra, responda a alternativa correta:

a) A zona intertropical recebe maior incidência de luz que as zonas polares, porém em menor intensidade em comparação com as zonas temperadas.
b) As zonas temperadas, em um determinado período do ano, registram temperaturas inferiores em relação às zonas polares da Terra.
c) Quando mais próxima uma localidade se encontra do Meridiano de Greenwich, maior a sua exposição aos raios solares.
d) A zona intertropical costuma registrar elevadas temperaturas por se localizar próxima à Linha do Equador, zona da Terra onde os raios solares incidem perpendicularmente.
e) As zonas térmicas da Terra são responsáveis pelas estações do ano.

Resposta correta letra D.

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel