Orientação e Localização na superfície terrestre – Geografia Enem

A orientação está presente em nosso dia-a-dia a todo o momento nos lugares que vamos, precisamos saber como chegar e como voltar para casa. Assim contamos com ajuda de pessoas e instrumentos.

Quando queremos chegar a um ponto qualquer, em uma viagem, por exemplo, perguntamos orientações a pessoas, tais como: onde fica tal lugar? Como faço para chegar lá? A determinada rua fica próxima a que? Essas indagações nos ajudam na localização. Mas será que antigamente era assim? E hoje? Com todas as tecnologias, como as pessoas se orientam? Vamos voltar ao passado e verificar isso?

Dica 1- Não fique de fora de mais uma aula aqui no blog! Amplie seus conhecimentos na geografia, gabarite as provas do Enem e vestibulares. Acesse: https://blogdoenem.com.br/geografia-nordeste/

Desde os primeiros povos da antiguidade, os homens precisavam se localizar, pra realizar sua coleta, localizar sua caça, etc, e do mesmo modo tinha que ter referências para voltar.  Nas grandes navegações não era diferente, no século XVI os europeus se lançaram ao mar em busca de novas terras e as novas descobertas. Para ampliar seus horizontes precisavam de algo que os guiassem.

Orientação e Localização na superfície terrestre - Geografia Enem

Orientação pelos astros – é utilizada através dos tempos, principalmente para as grandes navegações, onde se observava as estrelas, apesar de ser bem menos precisa do que os instrumentos.

Rosa dos ventos – é uma figura que representa os pontos cardeais –Norte, Sul, leste e oeste.

Orientação e Localização na superfície terrestre - Geografia Enem

 

 

A bússola – é um instrumento de orientação onde possui uma agulha imantada no centro que aponta para o polo magnético da Terra. Era muito utilizada pelos navegadores.

Mapas– Usamos os mapas para os mais diversos fins. Localizar ruas, fazer viagens etc. são elementos que auxiliam, pois trazem detalhes como nomes de ruas, vias, cidades, estradas, tornando mais fácil sua interpretação. Os mapas evoluíram muito, desde o registro do primeiro feito em argila, autoria dos povos babilônicos, e hoje temos todo o tipo de mapas, inclusive imagens de satélites.

 Orientação e Localização na superfície terrestre - Geografia Enem

GPS– Sistema de Posição Global, aparelho que revoluciona o cotidiano, através de tecnologia ele rastreia as ruas e fornece as informações solicitadas.

 

Dica 2- Agora faça uma revisão sobre a população e suas características. Por que será que no Brasil o crescimento populacional se deu de modo tão acelerado? Confira! https://blogdoenem.com.br/geografia-populacao-brasileira/

Você sabe como é feita a localização na atualidade? Que tal ficar por dentro?

Além do GPS que é um aparelho moderno, a partir dos anos 90 a tecnologia cada vez mais atua a nosso favor no que diz respeito à localização. Através do celular hoje é possível localizar uma pessoa, pois estes aparelhos estão ligados a antenas espalhadas que faz a conexão entre os lugares. Isso gera segurança. Temos hoje tecnologias voltadas a crianças, jovens e adultos.  Você sabia que já existe até o GPS de sola de sapato? É isso mesmo o produto fabricado para no caso de auxiliar a polícia a encontrar crianças e adultos desaparecidos, despertou o interesse também de esportistas e aventureiros que fazem caminhadas em matas fechadas. Interessante não?

A cartografia hoje é imensamente acompanhada de tecnologia. Temos cartas ou mapas temáticos, fotografia aérea, imagens de satélites, utiliza-se o geoprocessamento, o sensoriamento remoto, e isso auxilia na informatização de dados para algumas funções, como:

Construção de estradas, – Construção de Usinas, – Avaliação do solo para a agricultura, – Levantamentos topográficos, enfim, os mapas deixaram de ser instrumentos somente para o exército, forças armadas, aulas de geografia, ou ainda base para turistas, eles tornaram-se importantes ferramentas no dia-a-dia dos mais diversos profissionais, que ajudam em suas relações sociais e econômicas.

Dica 3– Você conhece a Ásia? Esse rico continente e suas características são abordados nesta aula aqui no nosso blog! Clique aqui e faça uma viagem a esse continente! https://blogdoenem.com.br/geografia-asia-regionalizacao/

Chegou a sua vez! Responda essa questão e exercite o que você aprendeu!

UNIFEI 2004- O monitoramento por satélites e o GPS (Sistema de Posicionamento Global) são inovações tecnológicas atualmente usadas por órgãos governamentais, agricultura, empresas etc. Sobre essa questão, escreva verdadeiro (V) ou falso (F) para os itens abaixo e assinale a alternativa correta:

(  ) O GPS é um Sistema de Posicionamento Global constituído por 24 satélites que emitem sinais de rádio captados por aparelhos especiais em qualquer ponto da superfície da Terra.
(  ) O GPS indica ao usuário sua localização em termos de latitude, longitude, altitude.
(  ) Na agricultura, essas tecnologias podem ser utilizadas a fim de que se obtenha maior produtividade com custos menores.
(  ) Essas inovações tecnológicas permitem, por exemplo, detectar e acompanhar a direção e o deslocamento de queimadas e, avaliar prejuízos em áreas atingidas por secas ou inundações.

A. VFVV.
B. VVVF.
C. FVVV.
D. VVVV

Resposta correta letra D.

Elizabeth Geografia Enem - Latitude
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel