Faltam:
para o ENEM

A Latitude e os Paralelos, a Longitude e os Meridianos – Geografia

Você sabia que para nos localizarmos de modo preciso na superfície terrestre podemos recorrer às coordenadas geográficas? Mas você sabe o que é isto? Vamos entender como isso funciona?

Já vimos aqui no nosso blog que as pessoas sempre tiveram a curiosidade e a necessidade de se orientarem nos lugares. Assim pediam referencias ou ainda lançavam mão de artifícios como analisar os astros, utilizar instrumentos como a bússola e o GPS. Mas quando quisermos localizar um país, um ponto no oceano, uma montanha, etc., temos um meio mais eficaz para isso. São as chamadas coordenadas geográficas.

Vamos entender o que são essas coordenadas?

Os mapas e globos terrestres são caracterizados por uma série de linhas que os acompanham. Essas, por sua vez, são linhas imaginárias, ou seja, não podem ser vistas ou tocadas. Elas traçam a terra de norte a sul e de leste a oeste, e são denominadas de paralelos e meridianos.

Paralelos – São linhas horizontais que circundam o planeta. O principal deles é o Equador, o qual divide a Terra em dois hemisférios: hemisfério norte e hemisfério sul.  Os demais paralelos principais são: Círculo polar ártico, Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Antártico. Analise a figura abaixo e observe onde fica localizado cada paralelo.

A Latitude e os Paralelos, a Longitude e os Meridianos - Geografia

Dica 1– Aproveite também para revisar sobre O aquecimento global. Preparamos uma aula bem didática para você, não fique fora dessa!

Meridianos– São linhas verticais traçados do polo norte ao polo sul. E o principal é o Meridiano de Greenwich. Você o porquê deste nome? É que essa linha imaginária passa exatamente na cidade chamada Greenwich, localizada em Londres-Inglaterra. Essa localidade também é conhecida por abrigar o Observatório Real de Greenwich.

A Latitude e os Paralelos, a Longitude e os Meridianos - Geografia

Vamos assistir agora a um vídeo aula sobre os Paralelos e Meridianos? Não perca! Amplie seus conhecimentos!

Latitude– É à distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à Linha do Equador. São medidos em graus e vão de 0° na Linha do Equador até 90° ao norte ou ao sul.

Longitude– É a distancia em graus de qualquer ponto na superfície terrestre em relação ao Meridiano de Greenwich. Variam de 0° na linha de Greenwich até 180° para leste ou oeste.

Agora, quando temos dois pontos na superfície terrestre que se encontram, a latitude e a longitude, aí temos uma coordenada geográfica. O cruzamento dessas linhas (coordenadas) nos permite localizar com exatidão um lugar, cidade, país, etc. Assim temos o endereço geográfico em qualquer ponto do planeta!

Dica 2– Reveja também a geografia do nordeste, bastante cobrado nas provas do Enem e dos vestibulares.

Agora é a sua vez, faça o exercício abaixo e exercite o que você aprendeu!

(UFLA) Analise as informações abaixo:

São linhas imaginárias traçadas paralelamente ao Equador.
É a distância medida em graus de qualquer ponto da superfície terrestre ao Equador
São linhas imaginárias que cortam perpendicularmente o globo e vão de um polo a outro
É a distância medida em graus de qualquer ponto da Terra ao meridiano de Greenwich

Assinale a alternativa CORRETA quanto ao tema a que se referem tais informações

a)Dizem respeito ao entendimento da cartografia (projeções, escalas e outros).
b)Dizem respeito ao sistema de localização baseado nas coordenadas geográficas.
c)Dizem respeito ao sistema de fusos horários
d)Ajudam a definir diferentes zonas de temperatura do planeta

Resposta correta letra “B”.

Elizabeth Geografia Enem - Latitude
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.