GPS, Google Maps, Waze e UBER: veja como funcionam. É Geografia Enem

Você sabe como funciona o seu GPS? Não? É uma solução incrível, baseada em satélites que estão em órbita ao redor da Terra. Veja este post de geografia e arrebente no Enem!

GPS: O homem sempre buscou, ao longo da história, entender seu posicionamento no planeta. As primeiras formas de localização eram realizadas com elementos naturais, como o sol, a Lua e as estrelas.

Durante milênios, as civilizações faziam suas grandes viagens pelo mundo usando a bússula e instrumentos um pouco mais complexos, mas que ainda dependiam da observação da natureza – como o astrolábio.

Mesmo assim, fizeram o ciclo das Grandes Navegações e produziram mapas com incrível precisão. Veja na imagens os instrumentos, mapas e navios do ciclo das Descobertas.Porém, com o avanço da indústria de telecomunicação do mundo, e principalmente com o uso dos satélites geoestacionários ao redor do Globo Terrestre, surge então o que hoje já é algo comum, o GPS.

A sigla significa Global Posicion Sistem , que na língua portuguesa é traduzido como Sistema de Posicionamento Global. O GPS é, basicamente, um sistema de posicionamento proporcionado por satélite. O Google Maps utiliza o GPS, o Waze utiliza, e o UBER também. O Sistema do GPS consegue, através da comunicação entre os satélites (em órbita) e um aparelho receptor (na Terra), enviar dados de posição geográfica(Latitude e Longitude), altitude.

Além disso, os aparelhos mais modernos informam também percurso, fuso horário e velocidade, em qualquer condição climática, todo o tempo e de qualquer parte do mundo. Cada satélite do sistema GPS transmite sinais para equipamentos no solo.

Os receptores GPS recebem passivamente os sinais provenientes dos satélites, mas não transmitem.Não é atoa que ele é um sistema amplamente utilizado na atualidade não é?
“_ Mas, Priscila, onde o GPS é utilizado?”

Veja nossa aula gratuita sobre o GPS

Muito bom este resumo do professor Carrieri. Veja agora os diferentes usos do GPS.

O GPS está por todos os lados

O GPS está em todo o canto! Quem tem um smartphone certamente está convivendo bem de perto com o GPS, pois todo smartphone que se preze tem um GPS. E, veja só: uma pesquisa recente diz que o Brasil chegou a 168 milhões de aparelhos de Smartphones em uso no ano de 2017, podendo chegar a 236 milhões em 2018.

Sendo assim, é cada vez maior o número de aplicativos de mapas e rede sociais que interagem com o GPS, como o Waze (aplicativo de tráfego) ou o Facebook que utiliza o GPS para saber a sua localidade quando permitido ou solicitado.Ele pode ser usado também em aparelhos independentes que só possuem a função de GPS. Esses aparelhos possuem uma precisão maior da localização, sendo usados principalmente pelo meio acadêmico e científico.

Mas nem sempre foi assim, durante muito tempo o GPS era de uso restrito de militares, utilizado amplamente na aeronáutica, na aviação e para estratégias de guerra ou segurança.

Ele foi desenvolvido pelo Ministério da defesa do EUA, porém hoje já se encontram em funcionamento dois sistemas de posicionamento por satélite: o GPS americano e o GLONASS russo. Existem também dois outros sistemas em implementação: o Galileo da União Europeia e o Compass, que é chinês.

Para a Geografia, o desenvolvimento do GPS foi um salto inestimável, possibilitando que novos programas fossem desnvolvidos a partir de dados fornecidos pelos satélites.

Afinal, na geografia há uma imensa necessidade de se localizar no planeta.

Faça os exercícios abaixo e teste agora seus conhecimentos.

(Unifei-SP – adaptada)

O monitoramento por satélites e o GPS (Sistema de Posicionamento Global) são inovações tecnológicas atualmente usadas por órgãos governamentais, agricultura, empresas, pessoas etc. Sobre essa questão, escreva verdadeiro (V) ou falso (F) para os itens abaixo e assinale a alternativa correta:

I. O GPS é um Sistema de Posicionamento Global constituído por dezenas de satélites que emitem sinais de rádio captados por aparelhos especiais em qualquer ponto da superfície da Terra.
II. O GPS indica ao usuário sua localização em termos de latitude, longitude e altitude.
III. Na agricultura, essas tecnologias podem ser utilizadas a fim de que se obtenha maior produtividade com custos menores.
IV. Essas inovações tecnológicas permitem, por exemplo, detectar e acompanhar a direção e o deslocamento de queimadas e avaliar prejuízos em áreas atingidas por secas ou inundações.

a) VFVV.
b) VVVF.
c) FVVV.
d) VVVV.

RESPOSTA

1. Falso – O GPS só permite a localização por aparelhos em pontos que há a cobertura de ondas de rádio transmitidas por torres instaladas em alguns pontos específicos.
2. Verdadeiro – Ao se visualizar um aparelho de GPS, é possível saber a altitude, longitude e a altitude em que a pessoa se encontra.
3. Verdadeiro – Através das imagens de satélite, podem ser fornecidos dados acerca da área de plantio e realizar previsões meteorológicas sobre o clima de uma determinada localidade, facilitando o planejamento na agricultura.
4. Verdadeiro – As imagens de satélite podem fornecer informações através de imagens que registram os índices de queimadas, bem como sobre o clima e áreas devastadas pela seca ou pelas chuvas.

Letra c

(UFAM)


Sobre o GPS, leia as assertivas abaixo e assinale somente as que estão corretas:

I. O GPS é considerado, atualmente, a mais moderna e precisa ferramenta de determinação da posição de um ponto da superfície terrestre. É um termo em inglês que significa Global Positioning System.
II. O GPS permite apenas o monitoramento de deslocamentos realizados em pequenas distâncias de um ponto para outro, em linha reta.
III. O GPS é um instrumento de orientação utilizado apenas em automóveis importados.
IV. O GPS representa uma tecnologia desenvolvida inicialmente para fins bélicos. Foi durante a Guerra do Golfo que sua aplicação obteve sucesso.
V. GPS é um sistema que se baseia na utilização de mapas e cartas milimetricamente representadas em um gráfico de escalas pequenas.

a) Apenas I e IV são corretas.
b) Apenas II e V são corretas.
c) Apenas I e III são corretas.
d) Apenas II e III são corretas.
e) Apenas IV e V são corretas

RESPOSTAS

I. Verdadeiro – O GPS permite o monitoramento de qualquer ponto da superfície terrestre, sua sigla significa Global Positioning System que, em português, significa “Sistema de Posicionamento Global”.
II. Falso – O GPS permite o monitoramento de qualquer tipo de deslocamento, independente de sua trajetória ou distância.
III. Falso – O GPS é um acessório que pode ser instalado em qualquer tipo de veículo ou até mesmo ser usado em mãos.
IV. Verdadeiro – A Guerra do Golfo foi um grande exemplo da dimensão militar dos Sistemas de Informações Geográficas, incluindo o GPS.
V. Falso – O GPS não se utiliza de cartas e mapas, mas de imagens de satélites.

Letra a.

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.

curso enem gratuito blue fino

Acesse aqui os Aulões do Blog do Enem! São videoaulas gratuitas e completas com os conteúdos mais relevantes para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Priscila Colturato para o Blog do Enem. Priscila é formada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel