Os Fusos Horários Brasileiros – Geografia Enem

Os fusos horários determinam a hora em todos os lugares do planeta. Você sabia que o Brasil também possui um sistema de fusos? Vamos entender como o Brasil se organiza com os horários?

Devido a sua enorme extensão territorial, o Brasil apresenta mais de um fuso. Isso acontece, pois a extensão é tanto no sentido norte e sul, quanto no sentido leste, oeste.

Mas…você lembra o que é um Fuso horário? Trata-se de uma faixa imaginária na superfície terrestre. Todos os lugares nessa faixa apresentam a mesma hora.   

Dica 1– Já que estamos falando de Fusos Horários, acompanhe esta aula e relembre como é estabelecido o sistema de fusos horários no mundo! Vamos lá? https://blogdoenem.com.br/fusos-horarios-geografia-enem/

A hora zero, ou hora inicial, é marcada no Meridiano de Greenwich, em Londres na Inglaterra. Já no Brasil o horário oficial é o de Brasília.  Lembrando que: cada fuso horário corresponde a uma hora.  Sendo que o Brasil está três fusos a oeste do Meridiano de Greenwich, portanto, estão atrasado três horas.

Fusos Horários Brasileiros

Figura 1- Brasil- horários

Assista agora a um vídeo onde o prof. Carrieri dá uma aula explicando o que é e como funciona o sistema de fusos horários. Não perca essa!

Você sabia que algumas mudanças foram feitas nos fusos horários brasileiros? Então acompanhe o que mudou!

O Brasil possuía quatro fusos horários, até o ano de 2007, a partir de 2008 o quarto fuso foi extinto e passou a vigorar somente três fusos no território. Assim, a parte onde abrange o Acre e parte do Amazonas foi incorporada ao fuso -4. Essa alteração foi feita para que alguns estados e cidades do Brasil não diferenciassem tanto nos horários. Afinal, em um mesmo país ter quatro fusos ocasionava alguns conflitos, até mesmo negociações econômicas.

Analise os mapas abaixo e perceba a linha onde passam os fusos horários brasileiros:

Fusos Horários Brasileiros

Figura 2 – Mapa com 4 (quatro) Fusos Horários Brasileiros.

Fusos Horários Brasileiros

Figura 3 – Mapa com 3 (três) Fusos Horários Brasileiros.

Você percebeu como o traçado do fuso não segue uma linha reta? Vamos ver porque isso acontece?

As linhas imaginárias que representam os fusos horários, não são retas, essas linhas são adaptadas em determinadas áreas dos territórios, pois elas contornam as cidades de modo que não ocorram diferenças de horas dentro de uma mesma localidade.

Dica 2– Não perca a aula sobre a Região Centro-oeste, cai no Enem e Vestibulares. Foi preparada especialmente para você! Vamos lá? https://blogdoenem.com.br/geografia-regiao-centro-oeste/

Recentes mudanças!

Apesar da mudança, de quatro para três fusos horários, recentemente, em uma resposta à mudança de 2008, a presidenta Dilma, sancionou a lei n° 12.876 de 30 de outubro de 2013, onde vigoram novamente os quatro fusos horários em nosso território.

Assim o Acre e algumas regiões do Amazonas voltam a ter uma diferença em relação ao horário das demais regiões. Leia o texto e acompanhe essa mudança: http://vozdoacre.com/portal/politica/dilma-assina-lei-que-muda-horario-do-acre-a-partir-do-dia-10/

Gostou? Sabemos que nossa vida é regrada pelos horários e saber que nosso território tem quatro fusos diferentes nos fornece dicas como: quando viajarmos ficarmos atentos às diferenças no fuso. Verificar se onde nós moramos está de acordo com o horário de Brasília. Até mesmo a programação da TV, que com certeza vai ser diferente entre os estados.

Vamos exercitar o que você aprendeu? Leia com atenção e responda a questão abaixo! Bons estudos!

(UFMT) Em junho de 2008, passou a vigorar no Brasil nova distribuição de fusos horários. Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A diferença entre o horário de Brasília e os dos estados do Acre e do Amazonas foi reduzida.
( ) A mudança no fuso horário contribuiu para o processo de integração nacional favorecido pelas tecnologias da informação, especialmente em relação ao Acre.
( ) A mudança do fuso horário brasileiro também atendeu à solicitação das emissoras de televisão, depois que o Estado determinou a exibição dos programas em horários de acordo com a classificação indicativa por faixa etária.
( ) Essas modificações auxiliam o trabalho dos meteorologistas, que deixam de ficar sob o comando do horário Zulu (Z) e passam a fazer as medições meteorológicas tendo o horário universal do meridiano de Greenwich, na Inglaterra, como referência.

Assinale a sequência correta.

a) V, V, F, F
b) V, F, F, V
c) F, V, V, F
d) F, F, F, V
e) V, V, V, F

Resposta correta letra “E”.

Elizabeth Geografia Enem - Latitude
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel