Geografia Enem – A Região Centro-Oeste, crescimento constante

Você sabia que a região centro-oeste cresce a cada ano, e que suas atividades econômicas estão cada vez mais diversificadas?

Fique por dentro desse pedaço do Brasil aqui no nosso Blog! Composta pelos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal, essa região possui características interessantes pela sua localização, ou seja, no centro do país, e próxima a alguns países da América do Sul. Dentre os aspectos físicos temos um clima equatorial úmido (Mato Grosso), clima subtropical, (extremo sul) e tropical no Pantanal e Cerrado. Na vegetação, destaque para a Floresta Amazônica, ao norte. Encontramos ainda em sua vegetação o Cerrado, a Mata Atlântica e o Complexo do Pantanal. Esse complexo apresenta uma área inundável, resultante das inúmeras cheias dos rios que o compõe. Trata-se de um ambiente rico, com muita biodiversidade de espécies da fauna e da flora. Inclusive o Parque do Pantanal foi reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade, pela UNESCO. Região Centro-oeste

Dica 1– Não perca a aula sobre o Nordeste. Fique atento! Nessa aula você revisará aspectos físicos e socioeconômicos dessa região do país! Então acesse! https://blogdoenem.com.br/geografia-nordeste/

Vamos assistir a uma reportagem sobre o Complexo do Pantanal? Faça uma viagem a esse imenso ecossistema e aprecie a riqueza desse Patrimônio Natural da Humanidade!

Ocupação e Povoamento da Região. A consolidação e integração dessa região ao restante do país se deram com alguns fatores, como: a ação dos bandeirantes, a descoberta do ouro e a criação de animais. A descoberta do ouro atraiu muitas pessoas em busca de riquezas e assim começou a surgir as primeiras aldeias e povoados, que mais tarde viraram cidades, onde foram implantadas estradas e linhas telegráficas para impulsionar o desenvolvimento da região. Mas foi nas décadas de 60 e 70 que o governo incentivou a ocupação, oferecendo terras a baixo custo e empréstimos financeiros. Atividades econômicas. Apesar de a agropecuária ser ao centro da economia, as indústrias estão começando a ter espaço nesse cenário. A região lidera a criação de gado bovino, praticada com a pecuária intensiva e extensiva.  Na produção agrícola o destaque fica para os produtos: milho, algodão, soja e arroz. Importante ressaltar que essa atividade deu uma alavancada a partir da modernização no campo e dos incentivos financeiros através de empréstimos concedidos pelo governo aos agricultores. centro-oeste agricultura Figura 3- Gráfico dos principais produtos agrícolas.

Dica 2– Fique por dentro de tudo que cai nas provas do Enem e vestibulares. Portanto vamos revisar mais um conteúdo? Acesse: https://blogdoenem.com.br/desmatamentos-queimadas-biodiversidade/

A indústria está ligada as atividades do agronegócio, são exemplos desse setor empresas fabricantes de fertilizantes e equipamentos para a agropecuária. O extrativismo se destaca com a produção da madeira; e o turismo inova com o conceito de turismo ecológico, aonde pessoas vêm de outras partes do país em busca da natureza, sossego e tranquilidade. Interessante não? Acompanhe então essa aula sobre essa região e amplie seus conhecimentos!

Dados Demográficos: Segundo dados do IBGE, o centro-oeste apresenta uma população de aproximadamente 11.296.224 habitantes (censo 2010), dividida na área urbana e rural segundo os gráficos abaixo: censo-centro-oeste Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2010.

Devido a sua imensa extensão territorial a região é pouco povoada. A Taxa de mortalidade infantil é de 28,8 e a taxa de crianças fora da escola, 2,8%.

Dica 3- Que tal revisar uma aula sobre A Ásia? Você sabe suas características, divisão regional e curiosidades? Então acesse https://blogdoenem.com.br/geografia-asia-regionalizacao/.

Agora é com você, exercite seus conhecimentos! Vamos resolver a questão abaixo? (UFPR) Quanto à região centro-oeste do Brasil, é correto afirmar que: (01) É a mais extensa, menos populosa e menos povoada das regiões brasileiras. (02) É formada por quatro unidades: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal. (04) Sua principal atividade econômica é a pecuária extensiva. (08) O grande pólo econômico de industrialização de carne e couro dessa região é Goiânia. (16) Seus centros urbanos mais populosos são Cuiabá, Campo Grande e Rondonópolis. Resposta da questão acima, total do somatório das corretas é: 02+04+08= 14

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel