Faltam:
para o ENEM

Desmatamentos e Queimadas, a destruição da biodiversidade terrestre

Você sabia que as florestas estão sofrendo séria ameaça de extinção? E que os culpados somos nós, seres humanos? Fique sabendo tudo nesta aula sobre Desmatamentos e Queimadas que preparamos para você! Bons estudos!

Florestas, Cerrados, Savanas e outros Biomas no mundo inteiro sofrem com as queimadas provocadas pelo homem. Essa prática é responsável pela destruição de muitos ecossistemas naturais. Veja nesta aula de Biologia e Meio-Ambiente para o Enem.

Isso significa séria ameaça ou extinção definitiva de espécies da fauna e da flora. As queimadas e desmatamentos causam uma série de consequências ao meio ambiente, tais como:

  1. *Perda da biodiversidade
  2. *Erosão e empobrecimento dos solos
  3. *Devastação das florestas
  4. *Emissão de gases tóxicos na atmosfera
  5. *Mudanças climáticas em função da retirada das matas.
Dica 1 – Reveja também outro assunto bastante cobrado nas provas do Enem e dos vestibulares:  A População Brasileira e seu crescimento. https://blogdoenem.com.br/geografia-populacao-brasileira/

Segundo alguns registros feitos por satélites, os países que mais precisam controlar essa agressão ao meio ambiente são a Malásia, Indonésia e inclusive o Brasil.

Queimadas e desmatamento

Os números da destruição são grandes. Uma área equivalente à Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e Espírito Santo já foram destruídos pelas queimadas na região da maior floresta do mundo- A Floresta Amazônica. Ela enfrenta um acelerado ritmo de degradação, é isso é uma perda para o nosso país, além do que essa degradação é ilegal e predatória, podendo ocasionar inclusive a extinção de comunidades indígenas.

Assista a este vídeo sobre as Queimadas e desmatamentos na Amazônia. Está intitulado como: “Desmatamento zero” pois trata-se de um vídeo do Greenpeace em uma campanha para o desmatamento zero nessa região. Vamos assistir?

É possível avançar na agricultura, plantar mais, sem zerar as áreas preservadas. As florestas equatoriais e tropicais no mundo devem ser preservadas, pois guardam uma imensa reserva de água em seus mananciais, regulam a temperatura, oferecem ao homem plantas medicinais, madeira para a produção da indústria moveleira, além de oferecer abrigo aos animais e sombra para nós.

Veja o mapa da destruição da vegetação nos trópicos:

Queimadas e desmatamento
Figura 3- Mapa “Queimadas nos Trópicos”

Outro agravante é o fato de as queimadas serem uma das fontes do Efeito Estufa, pois os grandes incêndios aumentam o nível de CO2 lançando esses gases que vão se acumulando e poluindo a atmosfera.

Outra séria consequência das queimadas e desmatamentos é a desertificação. É um termo empregado para designar áreas em constante devastação que estão se tornando desérticas, ou indicar a expansão de desertos já existentes.

A ONU (Organização das Nações Unidas), define esse fenômeno como: “a degradação das terras áridas, semiáridas e subúmidas secas, resultantes de fatores diversos, como as variações climáticas e atividades humanas”. Sendo assim, adotou o dia 17 de junho como dia do Combate Mundial da Desertificação.

Será que o Brasil está lutando por essa causa? Sim estamos, vamos entender como! Leia no site do Ministério do Meio Ambiente, como o Brasil juntamente com 192 países lutam pelo combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos das Secas. Boa leitura!

“Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca” http://www.mma.gov.br/gestao-territorial/combate-a-desertificacao/convencao-da-onu

Dica 2– Quer saber mais sobre outro assunto que cai no Enem e vestibulares? Acompanhe e fique fera! Ásia: Regionalização e Aspectos Físicos. https://blogdoenem.com.br/geografia-asia-regionalizacao/

A desertificação degrada o solo, extingue os recursos hídricos e a vegetação, acabando assim com a biodiversidade e a qualidade de vida.  O plantio também fica comprometido, pois o solo perde nutrientes ficando empobrecido para novas culturas. Isso pode futuramente acarretar em problemas sociais como a fome, a migração de animais e pessoas para outros lugares onde os terrenos sejam cultiváveis, a diminuição da renda e do consumo.

Dica 3 – Relembre outros assuntos de Geografia acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de Geografia nas provas dos vestibulares e do Enem.

Aplique agora seus conhecimentos e responda a questão abaixo!

(UFSCar-2003) Realizou-se em Paris, em 1994, a “Conferência das Nações Unidas para combater a desertificação nos países seriamente afetados pela seca e/ou desertificação”. A seca e a desertificação são problemas graves do mundo atual, porque:

a) o crescimento industrial e urbano gera mais lixo e alterações na composição dos solos das áreas metropolitanas.

b) não podem ser evitados nem controlados, pois tratam se de fenômenos estritamente naturais.

c) resultam de dadas condições climáticas e se acentuam quando há formas inadequadas de ocupação e utilização dos solos.

d) ocorrem com grande incidência na América do Sul, por falta de conhecimento de técnicas agrícolas modernas nos países mais pobres.

Resposta correta letra C.

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.