América Central – Geografia Enem

Você sabe quais países fazem parte da América Central? Vem com a gente estudar Geografia!

Na aula de hoje falarei sobre a América Central, subcontinente que muitos consideram desnecessário ser comentado.

Porém, há características nele, que vez ou outra, acaba aparecendo na prova do Enem, principalmente quando se fala de países mais pobres, como é o Caso do Haiti. Vem comigo para não passar aperto, caso o Enem pergunte sobre o assunto!

 A América Central é a menor parte da América, mesmo assim, é subdividida em duas partes: América Central Continental (ligação entre América do Norte e América do Sul) e América Central Insular (ilhas). Ela é formada por 21 países, sendo a maioria em ilhas.

11

Relevo da América Central

O relevo é caracteristicamente montanhoso, sendo a região com maior número de vulcões ativos. Há uma ligação direta entre os oceanos Pacífico e Atlântico que foi feita para facilitar o comércio entre os continentes: o Canal do Panamá.

A hidrografia é pouco representativa com pequenos rios e a formação de três lagos. O mais deles é o Nicarágua.

Clima da América Central

Apesar de estar situada totalmente na zona intertropical, há três faixas de climas, por causa da altitude do relevo: as “terras quentes” até 910 metros, “terras temperadas” de 915 até 1830 metros e as “terras frias” até os 3050 metros de altitude.

Vegetação da América Central

A vegetação é uma mistura entra a América do Sul e América do Norte, pois nas terras mais baixas, a floresta é tropical, semelhante à América do Sul e nas terras mais altas, assemelha-se com a vegetação da América do Norte.

Antes de conhecer mais sobre a população e a economia da América Central, que tal uma revisão em sobre esse assunto? Vem pra essa videoaula do Curso Enem Gratuito!

População da América Central

A formação populacional é mestiça, com fortes características indígenas em alguns países e forte presença de africanos em outros. O que menos se vê é a característica europeia predominando, a não ser na exploração da colonização e nas línguas utilizadas nos países.

A predominância linguística é a do castelhano, mas podemos encontrar o inglês e o francês também.

Economia da América Central

A economia é baseada no setor primário, ou seja, muita produção agrícola, principalmente nos sistemas de plantations, com numerosa mão de obra, produtos tropicais com destino para exportação.

Haiti

O Haiti é considerado um dos piores países no mundo no contexto econômico e nível social. A situação do país já era bastante complicada, mas piorou muito após o terremoto que aconteceu em 2010. Foram milhares de pessoas mortas e ainda hoje, 2016, o país não conseguiu se recuperar.

Como faltou alimentos e água, a onda de saques foram inevitáveis. Com isso, o Brasil com seu exército faz parte, desde então, da força-tarefa para tentar amenizar a violência no país.

Em contrapartida, o Panamá é o país que mais cresce economicamente na região, pois o Canal do Panamá passou a ser controlado pelo próprio país. Anteriormente, eram os Estados Unidos os responsáveis pelo Canal.

Cuba

Cuba é o país que ainda tenta levar o socialismo como sistema econômico, mas com o tempo, vem perdendo espaço para o capitalismo. Nos últimos 20 anos, muita coisa mudou em Cuba!

Exercícios

1– Analise as alternativas sobre a América Central e marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas.

a) Entre as três subdivisões do continente americano (América do Sul, América Central e América do Norte) a América Central é a que possui a maior extensão territorial.

b) A economia da América Central baseia-se na atividade agrícola e no turismo.

c) O território da América Central é dividido em América Central Continental e América Central Insular.

d) O Haiti é o país centro-americano que possui os mais elevados padrões socioeconômicos, apresentando o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dessa porção do continente americano.

e) A América Central é mais povoada que a América do Sul e a América do Norte.

2- Leia:

I. As pequenas Antilhas abrangem várias ilhas de pequena dimensão, entre elas Anguilla, Antígua e Barbuda, Guadalupe.

II. Na América Central Continental, todas as unidades políticas são independentes.

III. Na América Central Insular, além de países independentes, existem territórios (ilhas ou arquipélagos) pertencentes ao reino Unido, França, aos países baixos e aos Estados Unidos, que são, na verdade, lembranças do colonialismo dos séculos anteriores.

Assinale a alternativa correta:

a) apenas a I está correta

b) apenas a I e a II estão corretas

c) apenas a II e a III estão corretas

d) todas estão corretas

e) nenhuma está correta

GABARITO

1 – F-V-V-F-V

2 – D

Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel