América do Norte: veja as características geográficas

Veja os aspectos econômicos, populacionais, étnicos e as características geográficas dos EUA, Canadá e México. Eles formam a América do Norte. Resumo de Geografia Enem.

A América do Norte é um subcontinente relativamente grande e formado por apenas três países: Canadá, Estados Unidos da América e México.

A maior parte do território está na zona subtropical do norte, mas o norte do Canadá está na zona polar do norte e o centro-sul do México está situado na zona tropical do norte.

As fronteiras entre os países aparece de forma bem retilínea, mas os limites litorâneos são bem recortados. A Groelândia é a maior ilha, que fica ao nordeste do Canadá, e pertence à Dinamarca. Apesar desta característica, o Canadá tem uma vasta formação de ilhas.

Antes de continuar você precisa relembrar as diferentes formas de dividir o continente americano, não deixe de ver este resumo geral!

Principais características da América do Norte

Veja agora com o professor de Geografia Raphael Carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito, uma introdução à América do Norte:

11

Relevo da América do Norte

O relevo desse subcontinente é simples. O leste é dominado por planaltos antigos, como o Planalto do Labrador e dos Apalaches. O centro é formado por planícies e o oeste dominado por dobramentos modernos, as Montanhas Rochosas.

Hidrografia da América do Norte

A hidrografia tem maior força na parte central, por ser a parte mais baixa e a formação lacustre entre os Estados Unidos e o Canadá, os Grandes Lagos. Dentre os principais rios, temos o Mississipi-Missouri, que é o terceiro maior rio do mundo em extensão. Outro importante é o Colorado, onde encontramos o Grand Canyon.

222

Dica 2: Você ficou perdido e não sabe quais os maiores rios do mundo. Clique aqui e tire essa dúvida também. Não deixe passar nada.

América do Norte e o clima

O Clima varia de tropical, no México, passando pelo Temperado Continental e Oceânico, chegando ao Frio Polar, não esquecendo o alto das montanhas, com o Frio de Montanha.

3

América do Norte e vegetação

A vegetação já foi bastante devastada, mas destaque para as Taigas e as Coníferas, na parte dos Estados Unidos, principalmente. Além dessas, temos as Tundras no Canadá, as Estepes e Pradarias entre os Estados Unidos e o México.

População da América do Norte

A população indígena que habitava inicialmente a região foi quase que totalmente dizimada. Há pequenas aldeias com nativos, como os esquimós no Canadá, as várias tribos nos Estados Unidos, os Incas e Astecas no México.

Hoje, predomina os descendentes de europeus, com destaque para os ingleses e franceses. Mas temos a presença forte dos descendentes dos africanos e os oriundos dos países latinos.

Economia da América do Norte

O contexto econômico é mais tranquilo nos Estados Unidos e Canadá. Já o México passa pelo processo de economia emergente, então fica nos altos e baixos das economias flutuantes.

Um ponto bem preocupante é a entrada de imigrantes ilegais nos Estados Unidos pela fronteira com o México. Assunto que é amplamente discutido, ganhou mais espaço nos últimos meses, pois o candidato à presidência, Donald Trump afirmou que fará um muro separando os dois países para evitar esse tipo de problema.

Dica 3: Para  fixar mais ainda o conteúdo, que tal revisar uma aula somente sobre a Economia dos Estados Unidos. Clique aqui e se prepare ainda melhor para o Enem.

Características do Continente Americano

Então, ficou com alguma dúvida sobre a América do Norte? Veja um resumo geral do Continente Americano, que vai ajudar você:

Exercícios

1 – Sobre os aspectos da população da América do Norte marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas.

a) Todos os países da América do Norte têm como idioma oficial o inglês.

b) Estados Unidos e Canadá são países que apresentam elevados Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), o México, por sua vez, possui padrões sociais compatíveis com os outros países da América Latina.

c) Estados Unidos é o país mais populoso da América do Norte, seguido pelo México e Canadá, respectivamente.

d) A maioria da população canadense é de origem europeia.

e) Com os constantes atentados terroristas, além da crise econômica enfrentada pelos estadunidenses, está havendo uma inversão no sentido dos fluxos migratórios entre México e Estados Unidos, ou seja, os estadunidenses que estão migrando para o México.

2 – Sobre os aspectos físicos da América do Norte marque a alternativa incorreta.

a) O território norte-americano é banhado pelos oceanos Glacial Ártico, Atlântico e Pacífico.

b) O Alasca é um território que pertencente aos Estados Unidos.

c) Com extensão territorial de 1.958.201 quilômetros quadrados, o México é o menor país da América do Norte.

d) A América do Norte está localizada ao norte da Linha do Equador, portanto, ela pertence ao hemisfério setentrional.

e) Localizado entre o trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, os três países da América do Norte pertencem exclusivamente à Zona Climática Temperada do Norte.

3 –  Na América do Norte há uma diversidade muito grande no clima. O clima do norte da América Anglo Saxônica, que inibe a agricultura e a ocupação humana é

a) Árido.

b) Polar.

c) Temperado.

d) Mediterrâneo.

GABARITO

1 – F-V-V-V-F

2 – E

3 – B

Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.

Martha Ramos

Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs.
Categorias: Apostilas Enem Gratuitas, Curso Enem, Enem, Geografia
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel