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América do Norte:Organização política econômica – Geografia Enem

Revise em mais esta aula de Geografia Enem a Organização política e econômica da América do Norte e as diferenças entre os seus três países

América – Ocupação e Organização política e econômica

Para o bom entendimento do Continente Americano, vamos dividi-lo da seguinte forma para fins de estudos:

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1 – Aspecto Físico

América do Norte

América Central

América do Sul

2 – Aspecto Cultural e de ocupação

América Anglo-Saxônica (Estados Unidos e Canadá)

América Latina (México, América Andina, América Platina, Brasil)

3 – Aspecto Socioeconômico

América Desenvolvida

América Subdesenvolvida

Na América do Norte, encontramos:

1. Canadá

2. Estados Unidos

3. México

Canadá

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Aspectos Humanos

População – 32 milhões
Densidade – 3,2 hab/km2
Melhor IDH do continente
Renda per capita alta
Expectativa de vida alta
Mortalidade Infantil abaixo de 10
Não existem analfabetos
População de origem inglesa (40%) (Ontário)
e francesa (27%) Quebec
Esquimós (inuit) 3% – vivem ao norte (Baía de Hudson) em território autônomo (Nunavut).

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Aspectos econômicos do Canadá

É um país Desenvolvido
Pertence ao NAFTA

Três aspectos garantem seu desenvolvimento

a) Colônia de Povoamento
b) Recursos Minerais e
c) Investimentos dos Estados Unidos

Agropecuária

Sudeste e Sudoeste – Policultura alimentar e Pecuária de leite
Centro-sul – Grãos e Pecuária extensiva de bovinos

Recursos Minerais

Ouro, ferro, urânio, petróleo, carvão, gás natural
Pesca
Madeira

Indústria

Possui excelente Centro polindustrial

Dica 1 – Entenda como os modelos econômicos influenciam a Organização do Espaço Mundial, e revise também sobre Revolução Industrial nesta aula de Geografia Enem – https://blogdoenem.com.br/espaco-geografico-mundial-geografia-enem/

Estados Unidos

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50 Estados
9.372.614 Km2
Quarto país em extensão descontínua
População
mais de 310 milhões de habitantes.
Concentração no Nordeste e Sul.
Vazios Demográficos no Oeste (Região das Rochosas)
Predomina o Adulto
Crescimento Vegetativo baixo (0,89%)
Predomínio de Brancos
Negros no Sul
Expressiva quantidade de imigrantes

Economia

É o maior PIB (Produto Interno Bruto) do mundo
Setor Primário – Cada vez mais atrelado ao processo industrial, gerando cinturões (Belts).
A Microeletrônica, a Informática, a Biotecnologia, a Tecnologia Espacial e Bélica, somadas ao Setor de SERVIÇOS, são os motores da sua economia.
A reorganização espacial da indústria gerou o Vale do Silício, chamada de Indústria Moderna, deixando o Nordeste com a chamada Indústria Tradicional.

México

A história do México é a história da pilhagem de seus valiosos recursos naturais e do massacre das populações indígenas.
2° país mais populoso da América Latina, herdou da colonização Espanhola uma disparidade social entre a elite “criolla” e a população Mestiça e indígena.

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Economia
O milho, base da dieta mexicana, ocupa a metade das terras agrícolas e é produzido nos éjidos, tal como a maior parte dos alimentos consumidos no país.
O México dispõe de recursos minerais importantes. O principal deles é o petróleo, cuja industrialização ganhou impulso a partir da década de 1950. O modelo adotado baseou-se na participação do Estado na economia e criou grandes empresas, destacando-se a Pemex (Petróleo do México), voltada para a exploração e o refino do petróleo. Em seguida chegaram as empresas transnacionais. A Cidade do México, capital do país, recebeu uma parcela considerável dos investimentos transnacionais.
Área: 1.964.375 (13º)
População (onu – 2011): 113.724.226 habitantes (11º)
Densidade demográfica (onu): 57,893 hab./Km² (118°) cidades mais populosas (2010):

Dica 2 – Está pronto para gabaritar no próximo Enem? Confira um resumo do nosso país através desta primeira aula sobre Geografia Política – https://blogdoenem.com.br/geografia-politica-enem/

Cidade do México

Atualmente, a Cidade do México concentra cerca de 20% da população nacional e é a maior e mais poluída metrópole do mundo. Em certas épocas do ano, as indústrias ficam proibidas de funcionar, num esforço para melhorar as condições do ar na cidade. O rodízio de automóveis é permanente, ou seja, a cada dia da semana uma parcela da frota de automóveis fica proibida de circular.

Idh (onu – 2010): 0,770 (57°)
Pib (fmi – 2010): u$ 1,034 trilhão (14°)
Expectativa de vida (onu – 2005/2010): 76,2 anos (48º)
Mortalidade infantil (onu – 2005/2010): 16,7/ mil (82°)
Taxa de urbanização (Cia World Factbook – 2008): 77% (40°)
Taxa de alfabetização (pnud – 2007/2008): 92,8% (82°)
Moeda: peso mexicano
Divisão: o méxico está dividido em 31 estados mais o distrito federal

Cuba

O destaque na América Central fica por conta de Cuba, de colonização espanhola e sob influência dos Estados Unidos durante muito tempo.

Cuba, chamada oficialmente de República de Cuba, é um país insular do Caribe. A nação de Cuba consiste na ilha principal de Cuba (incluindo a Base Naval da Baía de Guantánamo).

Cuba tem uma taxa de alfabetização de 99,8%, uma taxa de mortalidade infantil inferior até mesmo à de alguns países desenvolvidos, e uma expectativa de vida média de 77,64.

Fez uma Revolução em 1959 e seu grande líder foi Fidel Castro.

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Plantação de tabaco em Pinar del Río.

O país agora está lentamente se recuperando de uma séria recessão econômica que se seguiu à retirada dos subsídios da antiga União Soviética (cerca de 4 a 6 bilhões de dólares anuais em 1990). Só em 2006 o povo cubano conseguiu recuperar quase o mesmo padrão de vida do final da década de 1980, e a economia de Cuba ainda hoje sofre as consequências do rígido embargo comercial, imposto pelos Estados Unidos desde 1962. De acordo com as autoridades cubanas, o embargo norte-americano teria causado uma perda de mais de 79 bilhões de dólares à sua economia.

Apesar disso, o índice de pobreza de Cuba era o sexto menor em 2004 dentre os 102 países em desenvolvimento pesquisados (de acordo com a Pnud, organismo da ONU), e Cuba está entre os 83 países do mundo que ostentam um alto Índice de Desenvolvimento Humano (acima de 0,800); em 2007, o IDH de Cuba foi 0,863 (51° lugar – 44º se ajustado pelo PNB).

Em 2006, o crescimento econômico de Cuba, segundo as últimas estimativas da CIA, foi de 11,1% (estimativa), e, segundo a estimativas da CEPAL], o PIB cubano pode ter crescido 12,5% (estimativa). A produção industrial cresceu 17.6% em 2006, pela estimativa da CIA. A renda per capita dos cubanos atingiu US$ 4.100 em 2006.

O embargo comercial imposto a Cuba pelos Estados Unidos, desde 1962, dificulta enormemente a expansão do comércio exterior cubano. Mas Cuba tem conseguido atrair alguns investimentos estrangeiros, cerca de metade deles feitos pela União Europeia; grandes investimentos têm sido feitos nas áreas de turismo, energia e telecomunicações. Em meados de 2007, o presidente em exercício, Raul Castro, anunciou novas medidas para incentivar os investimentos estrangeiros em Cuba [76].

O governo cubano tem criado novas leis e aumentado a fiscalização, para regulamentar a criação de novos negócios particulares. Atualmente, 22% do PIB de Cuba é gerado por negócios particulares. As atividades que podem ser realizadas por particulares são oficinas, pequenos negócios e prestação de alguns serviços.

Seu PIB é de 51 bilhões de dólares (2007).

Dica 3 – Revise com esta aula de Geografia Enem os diversos tipos de vegetação existentes no Brasil e no mundo – https://blogdoenem.com.br/formacoes-vegetais-mundo-brasil-geografia-enem/

Saiba mais sobre A América do Norte e sua organização política e econômica nesta aula do canal Novo Telecurso, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

 

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=O6TYYH509AY]

Desafios

Questão 01

“É o centro da polarização econômica dos Estados Unidos. Concentra metade da população do país e 80% do seu parque industrial. Essa população, basicamente urbana forma o maior mercado consumidor mundial e constitui a maior concentração urbano-industrial do mundo.”

O trecho se refere:

a) à região de Los Angeles;

b) à grande região das Planícies Centrais;

c) ao Sun Belt;

d) à planície dos Grandes Lagos;

e) ao Nordeste do país.

Questão 02

A charge ridiculariza as condições econômicas da Ilha de Cuba.

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Observe as afirmativas abaixo e depois assinale a alternativa correta:

I – A Revolução Cubana significou a luta pela implantação da propriedade coletiva, formas socialistas de produção e de repartição e, por aí, eliminar a pobreza e o subdesenvolvimento. No entanto, a democracia popular concretizou-se de modo visivelmente incompleto e imperfeito.

II – Atualmente, a maior parte do PIB cubano provém da indústria, comércio e dos serviços, e a população ativa empregada no setor primário é menor que a empregada do setor secundário. Contudo, a agricultura continua a cumprir papel decisivo na economia do país.

III – Cuba exibe os indicadores vitais mais altos em toda a América Central, com 13% e 60%, de mortalidade infantil e analfabetismo, respectivamente. Esses dados refletem a distribuição de renda muito equitativa vigente na ilha.

IV – A agricultura continua a ocupar papel crucial na economia cubana porque contribui com a maior parcela das exportações do país, funcionando como instrumento básico para o ingresso de divisas.

V – O fim da ajuda soviética e o bloqueio comercial norte-americano tornam ainda mais importantes, do ponto de vista estratégico, as divisas obtidas através das exportações do setor agrícola.

a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

b) Apenas a afirmativa IV esta correta.

c) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

d) Apenas as afirmativas I, II, IV e V estão corretas.

Questão 03

“Além da perda de territórios, as interferências políticas e militares e a influência econômica dos Estados Unidos motivaram um antigo dirigente deste país a exclamar. “POBRE _______, TÃO LONGE DE DEUS E TÃO PERTO DOS ESTADOS UNIDOS”

O país que completa corretamente a citação é:

a) México;

b) Porto Rico;

c) Panamá;

d) Cuba;

e) Canadá.

Questão 04

O Canadá e os E.U.A. formam a chamada América Anglo-Saxônica, a América rica. Assim como os E.U.A., o Canadá foi colonizado principalmente por ingleses, mas apresenta características diferentes. Sobre o Canadá, é correto afirmar que:

1 – O crescimento de sua economia industrial se fez apoiada em investimentos estrangeiros, principalmente dos E.U.A., que controlam amplos setores da atividade industrial;

2 – A ocupação agrícola das áreas de tundra possibilitou que o Canadá se tornasse um dos celeiros agrícolas do mundo;

3 – A população do país é, predominantemente, de origem inglesa e francesa;

4 – 90% da população concentram-se ao longo da fronteira com os Estados Unidos.

Assinale uma das alternativas

a) 1 e 2 são corretas.

b) 2 e 3 são corretas.

c) 2, 3 e 4 são corretas.

d) 1, 2 e 3 são corretas.

e) 1, 3 e 4 são corretas.

Questão 05

As crises econômicas dos anos 70 e 80 revelaram a transformação na dinâmica espacial dos Estados Unidos: o peso demográfico do Nordeste caiu de 46 para 40% entre 1950/80 e seu peso industrial de 68 para 48%. O “Manufacturing Belt” perdeu sua substância em benefício do Sul e Oeste americanos. Este rearranjo espacial nos Estados Unidos foi devido, entre outros fatores,

a) à procura de novas bases energéticas (petróleo no Golfo do México e na Califórnia), à descentralização estratégica e no interesse pela região do Pacífico.

b) à maior facilidade de recrutar mão de obra imigrante (mexicanos, cubanos e asiáticos), à reestruturação fundiária nas Planícies Centrais e à ampliação da zona de influência econômica norte-americana.

c) à redução das grandes áreas monocultoras (os belts do Meio Oeste e Sul), à presença de estados que facilitam o controle sindical e à forte intervenção federal.

d) ao surgimento de uma nova megalópole (São Francisco-Los Angeles), à modernização do parque siderúrgico e ao deslocamento das principais rotas marítimas para o Pacífico.

e) à necessidade de reduzir as diferenças regionais, à privatização da infraestrutura básica (energia e ferrovias) e à formação de zonas de livre comércio.

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!