Faltam:
para o ENEM

Divisão Política do Brasil – Aula de Geografia para Enem e Vestibular.

Confira as principais características do território e da população brasileira. Revisão sobre a Divisão Politica e as Regiões do Brasil. Veja abaixo.

Veja como ocorreu a divisão política do Brasil em Estados e Regiões. Revisão Enem gratuita.

Tal qual o planeta Terra, de natureza cambiante, o Brasil também não nasceu pronto. As definições, as denominações, a divisão política e os agrupamentos por regiões se modificaram ao longo desses mais de cinco séculos desde a chegada dos navegadores europeus por aqui. Hás controvérsias se melhorou ou piorou. Mas, a existência mostra uma nação que ocupa espaços no cenário internacional  com uma reconhecida expressão contemporânea em diversas áreas.

Ainda existe a necessidade de melhorias – as contradições ainda permeiam a nossa realidade, mas as melhoras só acontecerão quando conseguirmos identificar estas contradições e, para tal, é necessário, neste primeiro momento, conhecer melhor o Brasil.

Brasil – Localização no Globo Terrestre

figura_1.jpg

Em relação ao Meridiano Central (Greenwich), está localizado inteiramente no Hemisfério Ocidental (Oeste).

Em relação à Linha do Equador, tem suas terras no Hemisfério Norte (7%) e, Hemisfério Sul (93%)

É cortado pela linha do Equador apenas na Região Norte.

O Trópico de Capricórnio corta os Estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

Apenas os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul possuem suas terras inteiramente abaixo do Trópico de Capricórnio.

Divisão Política do Brasil

figura_2.jpg

Nome Oficial: República Federativa do Brasil

Governo: República Presidencialista

Divisão Administrativa: 26 Estados e 1 Distrito Federal

Os Estados e Distrito Federal inseridos em 5 macrorregiões (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul).

Pontos Extremos do Brasil. Veja onde começa e onde termina!

figura_3.jpg

Os pontos extremos do Brasil são:

  • Leste – Ponta do Seixas na Paraíba
  • Oeste – Serra da Contamana no Acre
  • Norte – Monte Caburaí em Roraima
  • Sul – Arroio Chuí no Rio Grande do Sul

Formação Econômica do Brasil

Os ciclos Econômicos garantiram a formação econômica do Brasil num primeiro momento. Foram eles:

  • Ciclo da Cana-de-Açúcar;
  • Ciclo da Mineração;
  • Ciclo da Borracha;
  • Ciclo do Café. Este período caracterizou um Brasil Agroexportador.

A partir de 1930, iniciamos um processo de Industrialização mais efetiva, com Getulio Vargas, que produziu condições para instalação de infraestrutura adequada para o funcionamento dos diversos tipos de indústrias. Com o Governo de JK, o processo industrial foi acelerado e, entre os fatores de destaque, podemos citar a vinda de diversas montadoras para o Brasil.

Dica 1 – Revise com esta aula de Geografia Enem os diversos tipos de vegetação existentes no Brasil e no mundo – https://blogdoenem.com.br/formacoes-vegetais-mundo-brasil-geografia-enem/

A Região Sudeste passa a ser referência industrial no Brasil, em especial o Estado de São Paulo, que até hoje, concentra o grande Parque Industrial do país. Sem perder sua vocação agrícola, o país atualmente pode ser considerado Agroindustrial.

A Região Centro-Oeste concentra uma grande atividade econômica voltada para as atividades de agricultura e pecuária.

A região Sul possui o segundo grande Parque Industrial do país, com destaque para a Grande Curitiba (PR), Joinville e Blumenau (SC), Novo Hamburgo, Caxias (RS). A Região Nordeste é, no momento, uma das que mais atrai investimento em indústrias.

Na Região Norte, o destaque fica por conta da Zona Franca de Manaus.

Distribuição da População

Com uma população de aproximadamente 191 milhões de habitantes, segundo o Censo de 2010, formada a partir de três grandes troncos étnicos (Branco, Negro e Índio), com importante colaboração dos imigrantes – é considerada a quinta população do mundo, superada apenas por China, Índia, Indonésia e Estados Unidos.

Conceitos Importantes:

  • População Absoluta = É o total de habitantes de determinado país, Estado ou Município.
  • População Relativa = É a relação da População Absoluta pela área em quilômetros quadrados de uma determinada Região. (Hab/Km2)
  • País Populoso = País com elevada População Absoluta.
  • País Povoado = País com elevada População Relativa.
  • Crescimento Vegetativo = Diferença entre a taxa de Natalidade e a Taxa de Mortalidade.
  • Pirâmide Etária e Sexual = É a estratificação da População Absoluta de determinada região por Idade e Sexo

figura_4.jpg

Pirâmide Etária e Sexual do Brasil

A Distribuição da população brasileira pelo território não é homogênea. A Região Sudeste concentra o grande bolsão populacional do Brasil, seguida pelas Regiões Nordeste e Sul.

figura_5.jpg

Indicadores Sociais do Brasil

figura_6.jpg     figura_10.jpg
figura_8.jpg
figura_7.jpg

figura_9.jpg

Fonte: Folha de São Paulo

As submoradias representam um bom referencial para demonstrar a questão das  desigualdades sociais ainda no país. A exclusão social, demonstrada pelos números levantados, retrata a questão da concentração de Renda e de terras que ainda persistem no Brasil.

Alguns programas públicos referendaram pequenos ganhos de populações mais pobres nos últimos anos, porém, ainda não compatíveis com um país que hoje está entre as dez maiores economias do mundo.

Potencialidades do Brasil

A expressiva extensão territorial, disponibilidade de água doce e posição geográfica entre os trópicos fazem do Brasil um grande produtor de alimento. Riqueza mineral considerável (minério de ferro, bauxita, petróleo), aliada a um parque industrial que se moderniza, fazem do país – por excelência – uma potência. Repensar estas grandezas é garantir fazer deste país grande, um grande país.

Aula Gratuita – Organização Política e Territorial do Brasil

Confira agora esta revisão gratuita sobre a Divisão Política do Brasil. É conteúdo de Geografia Política. O vídeo é do do canal Ligado no Enem, disponível no Youtube:


Dica 2 – O Brasil possui as maiores bacias hidrográficas do mundo. Estude a dimensão e a importância dos rios e lagos do território brasileiro para o Enem. – https://blogdoenem.com.br/hidrografia-brasil-enem/

Desafios para você resolver e compartilhar as soluções

Questão 01

Observe as proposições a seguir:

I) com mais de oito milhões de quilômetros quadrados, o Brasil é o quinto país do mundo em extensão territorial contínua;

II) a presença do Oceano Atlântico provoca influências nos climas do Brasil, como maior pluviosidade e menor variação de temperatura do litoral em relação ao interior do país;

III) pelo Brasil passam três fusos horários, sendo um oceânico e dois continentais;

IV) a forma e a grande extensão territorial do Brasil propiciam ao nosso país uma posição favorável às relações com os demais países da América do Sul, pois temos fronteiras com quase todos eles, menos o Chile e o Equador;

V) É considerado Equidistante.

 São verdadeiras:

a) II, IV e V;

b) I, III e IV;

c) III, IV e V;

d) I e III;

e) II, III e V.

Questão 02

(Vunesp-SP) Verificando o mapa e considerando o Equador e Greenwich, é possível afirmar que o Brasil tem a maioria de suas terras nos hemisférios:

a) norte e sul;

b) sul e ocidental;

c) sul e oriental;

d) oriental e ocidental;

e) ocidental e norte.

Dica 3 – Você sabia que neste exato momento a Terra está girando? É isso mesmo, é um movimento imperceptível para nós, mas está acontecendo! Vamos relembrar esse assunto? – https://blogdoenem.com.br/dias-noites-rotacao-terra-geografia/

Questão 03

(Acafe-SC) Com relação à posição geográfica e limites do Brasil, a alternativa verdadeira é:

a) O Brasil possui a posição centro-ocidental da América do Sul;

b) Os únicos países da América do Sul que não fazem fronteiras com o Brasil são o Equador e o Chile;

c) O Brasil possui 2 000 km de fronteiras, das quais mais da metade é terrestre;

d) O Brasil é cortado pelo Equador e pelo Trópico de Câncer;

e) Ao sul, o Brasil faz fronteira com a Bolívia e o Uruguai.

Questão 04

Considerando-se as características econômicas das Grandes Regiões Brasileiras, divulgadas pelo IBGE nos últimos anos, está correta a seguinte afirmação:

a) A Região Norte deixou de ser o alvo de investimentos públicos e privados, principalmente devido à ação dos ONGs favoráveis à demarcação das terras indígenas e ao controle do comércio de espécies vegetais.

b) A Região Nordeste registrou um crescimento econômico acima da média nacional, graças ao impulso dos setores da indústria e dos serviços.

c) A vocação pecuarista da Região Centro-Oeste, aliada à inexpressiva produção agroindustrial no contexto do país, explicam o seu atual processo de decadência.

d) A queda significativa da participação dos setores agropecuário e industrial na economia da Região Sul tem sido compensada pelo turismo, principalmente nas áreas de colonização alemã e italiana.

e) A Região Sudeste, detentora do maior parque industrial e de uma agricultura de elevado padrão técnico e boa produtividade, exibiu os menores índices de desemprego no país.

Questão 05

Interessado em conhecer algumas das paisagens do território brasileiro, um turista solicita o auxílio de uma agência de viagens. Essa agência apresenta-lhe o mapa abaixo, que ilustra diferentes opções de viagem, numeradas de 1 a 4.

 Em todas as alternativas, a paisagem de cada uma dessas opções está corretamente caracterizada, EXCETO

a) OPÇÃO 1 (Ilha de Marajó): Localizada na foz dos rios Amazonas e Tocantins, constitui uma paisagem marcada por terrenos planos, formados graças à acumulação de sedimentos fluviais e marinhos; a cultura marajoara e a criação de búfalos compartilham o mesmo espaço, pontilhado por inúmeras lagoas, sujeitas a inundações periódicas pelos rios.

b) OPÇÃO 2 (Grutas de Minas): Localizada na Depressão Sanfranciscana, constitui uma paisagem marcada por grutas, modeladas em rochas calcárias cuidadosamente esculpidas pela água ao longo do tempo geológico; o interior dessas grutas é, por vezes, ornamentado por feições calcárias bizarras, a exemplo das estalactites.

c) OPÇÃO 3 (Chapada dos Veadeiros): Localizada no Planalto Central Goiano, que abrange parte dos divisores dos rios São Francisco, Tocantins e Paraná, constitui uma paisagem marcada por terrenos escarpados e elevados, de onde descem corredeiras de águas, pontilhadas de cachoeiras, que insistem em cortar os altos paredões rochosos.

d) OPÇÃO 4 (Floresta Amazônica): Localizada na Região Norte do País, constitui uma paisagem que impressiona pela homogeneidade de sua flora e de sua fauna; o caráter homogêneo da floresta advém da marcada regularidade na distribuição das chuvas e dos solos e da reduzida variação sazonal no nível das águas de seus rio

e) Opções 1 e 4 – São localizações da Região Norte

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!