Hidrografia Brasileira e os maiores rios do mundo – Geografia Enem

O Brasil possui as maiores bacias hidrográficas do mundo. 1 Amazônica; 2 Tocantins-Araguaia; 3 São Francisco; 4 Paraguai; 5 Paraná; 6 Uruguai. Estude a dimensão e a importância dos rios e lagos do território brasileiro para mandar bem nas questões de Geografia e de Meio Ambiente nas provas do Enem, do Encceja e dos Vestibulares.

Veja os maiores rios do Brasil e do Mundo – Resumo completo da Hidrografia Brasileira para você entender onde nascem nossas principais bacias hidrográficas, e os caminhos que levam as águas até o mar

Características dos Rios Brasileiros – O Brasil possui o maior conjunto de bacias hidrográficas do mundo. Porém, sua geologia não favoreceu a formação de grandes lagos. Quanto às suas características mais marcantes, podemos destacar:

É um país onde predominam os rios de alimentação pluvial, exceto o Amazonas que possui regime plúvio-nival. A drenagem dos principais rios do país é do tipo exorreica, ou seja, deságuam no mar.

A Hidrografia Brasileira

Veja com o professor Raphael Carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito, uma introdução perfeita sobre os fundamentos para você gabaritar nas questões de Hidrografia Brasileira no Enem, no Encceja, ou nos Vestibulares.

  1. A foz típica dos rios brasileiros é do tipo estuário com exceção do rio Amazonas que é do tipo delta/estuário. 
  2. Nosso potencial hidrelétrico é um dos maiores do mundo, pois nossos rios atravessam boa parte relevos planálticos.
  3. Hidrografia é uma parte da geografia física que possui como objeto de estudo a água do planeta Terra.
  4. Abrangendo, portanto, a água em suas diferentes formas de manifestação na natureza, como oceanos, mares, rios, geleiras, lagos, além das águas subterrâneas e da atmosfera.
  5. Para estudar a hidrografia, devemos nos apropriar de uma série de conceitos e nomenclaturas.
  6. Conceitos esses que nos auxiliam na compreensão dos processos pelos quais a água passa em nosso planeta e nas distintas maneiras como ela se apresenta no espaço geográfico.
  7. Veja com o professor Carrieri, para gabaritar geral.

 

Os Rios e as Bacias hidrográficas do Brasil

Alguns rios do país apresentam excelente potencial para navegação, como o Amazonas, Paraguai, Araguaia e trechos do rio São Francisco. 12253.pngOs rios do sertão nordestino são em geral intermitentes, ou seja, secam em épocas de estiagens.

1 – A Bacia Amazônica

É a maior bacia hidrográfica do mundo com um volume de água muito superior às outras bacias hidrográficas do planeta. Economicamente é utilizado para a navegação e pouco utilizado para geração de energia elétrica.

Bacia Amazônica e e expansão das usinas hidrelétricas12334.pngA construção de usinas hidrelétricas na Bacia Amazônica tem provocado muitas polêmicas em virtude do grande impacto socioambiental gerado por esses megaprojetos. As mais polêmicas são a usina de Belo Monte (complexo rio Xingu) e Jirau e Santo Antônio (complexo rio Madeira).

2 – A Bacia do Paraná

Você também encontra a denominação Bacia do Tietê-Paraná , pois ela é formada por um conjunto de águas de importantes rios brasileiros: Tietê, Paranaíba, Paranapanema, Aporé, entre outros que afluem para o Rio Paraná.  Veja na imagem:

Para você compreender bem a Bacia do Paraná lembre-se do potencial energético dela, principalmente com as Usinas “ao longo da Bacia”, como as Usinas de Furnas, e principalmente a Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, na fronteira do Brasil com o Paraguai.

A característica principal da bacia do Paraná é ser planáltica (corre em Planalto), o que permite o grande potencial hidrelétrico nas regiões de quedas de água mais relevantes, como é o caso de Itaipu.

Dali em diante, a partir da barragem da Usina de Itaipu, as águas  entram no território da Argentina e “descem” no sentido Norte-Sul, cortando grande parte do território argentino até se encontrarem com o Rio Uruguai, formando a Bacia do Prata.

Resumo sobre Bacias Hidrográficas – Confira!

Muito bom este resumo do professor Carrieri!

3 – Bacia do São Francisco

Considerado o maior rio totalmente brasileiro, apresenta elevado potencial hidrelétrico e trechos navegáveis. É conhecido por rio da unidade nacional e pela polêmica obra da transposição do rio São Francisco.

 Principais polêmicas da transposição das águas do rio São Francisco12310.png

  • A –  custo elevado da obra;
  • B – impacto ambiental (redução do volume do rio, salinização da foz, assoreamento e perda das matas ciliares);
  • C –  a falta de uma política fundiária na região;
  • D –  a obra vai atender a quem realmente precisa?;
  • E  – Existem alternativas mais baratas e eficazes (cisternas e poços artesianos).

4 – Bacia Tocantins-Araguaia

Sobre o rio principal, o Tocantins, foi construída a maior usina hidrelétrica totalmente brasileira, a Usina de Tucuruí. O  rio Araguaia forma a maior ilha fluvial do mundo, a Ilha do Bananal.

Dica  – Você está preparado para a prova de geografia? Não perca essa super aula sobre a região Norte e Floresta Amazônica! Revise aqui no nosso blog! https://blogdoenem.com.br/regiao-norte-floresta-amazonica/

5 – A Bacia do Paraguai:

Apesar do nome remeter a um outro país, a Bacia do Paraguai tem origem no Brasil, e está situada na região Centro-Oeste, originando-se principalmente nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.  Ela é formada pelos rios Cuiabá, Taquari e Miranda, dando origem ao Rio Paraguai.A Bacia do Paraguai é caracteristicamente de planície, muito utilizada para o transporte.

6 – Bacia do Uruguai:

Você também pode encontrar o nome de Bacia do Sul, pois é a nossa formação hidrológica de bacia que abrange a divisa entre os Estados de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, e também que faz a fronteira do Brasil com a Argentina na altura do Estado do Rio Grande do Sul.Veja os Rios da Bacia do Uruguai

O Rio Uruguai nasce do encontro entre os rios Canoas (originado em Santa Catarina) e o rio Pelotas (originado do Rio Grande do Sul). As águas correm de Leste para Oeste, fazendo a fronteira entre estes dois estados, e depois correm para o Sul formando a divisa entre o Brasil e a Argentina.

Veja uma animação mostrando para onde correm as águas da Bacia do Uruguai e dos rios brasileiros/

A Bacia do Rio Urugai e seus afluentes tem bom potencial hidrelétrico e também como via de transporte fluvial.  Quando as águas do Rio Uruguai, depois de margearem a Oeste o território uruguaio se encontram com as águas do Rio Paraná elas dão origem à Bacia do Prata, separando Uruguai e Argentina e fazendo a foz com o Oceano Atlântico.

Dica 3 – Não perca mais uma aula preparada especialmente para você arrasar na prova! Confira então esse post sobre Migrações Internas e Externas! https://blogdoenem.com.br/migracoes-internas-externas/

Desafios sobre os Rios do Brasil

Questão 1 – (UFAM) – Universidade Federal do Amazonas

A vasta rede hidrográfica é um elemento natural muito marcante na paisagem brasileira. As bacias hidrográficas, no mapa com os números 1, 2, 3, são respectivamente:12360.png

a) São Francisco, Araguaia-Tocantins, Paraguai;

b) Parnaíba, Paraná, Pantanal;

c) Nordeste, do Norte, Uruguai;

d) Paraíba do Sul, da Prata, Rio Grande;

e) Sul-Sudeste, Madeira, Platina.

Questão 2 – (IFCE) – Instituto Federal do Ceará

Sobre as características da hidrografia brasileira, são feitas as seguintes afirmações.

I. Considerando-se os rios de maior porte, só é encontrado regime temporário no sertão nordestino, onde o clima é semiárido, no restante do país, os grandes rios são perenes.

II. Predominam os rios de planalto em áreas de elevado índice pluviométrico. A existência de muitos desníveis no relevo e o grande volume de água possibilitam a produção de hidroeletricidade.

III. Na Região Amazônica, os rios têm grande importância como vias de transporte, e o potencial hidrelétrico é amplamente aproveitado.

Está correto o que se afirma em

a) I apenas.

b) I e II apenas.

c) I e III apenas.

d) II e III apenas.

e) I, II e III.

Questão 3 – (UFRR/RR) – Universidade Federal de Roraima

Leia atentamente o texto abaixo:

“Os defensores do projeto dizem que essa é a única maneira de reverter o aflitivo quadro da seca nordestina: a quantidade de água por habitante no semiárido é menos da metade daquela que a ONU estabelece como mínima para a manutenção da vida humana”. De fato, o número de pessoas que seriam beneficiadas impressiona: são 12 milhões, em quatro estados – Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

Os críticos (…), por sua vez, dizem que o maior problema não é a escassez, mas o mau uso da água existente na região. Segundo eles, os açudes – reservatórios de água ao ar livre –, por exemplo, estariam sendo subutilizados. Embora acumulem água da chuva, esta não seria completamente utilizada, pois a população a economiza temendo sua falta no período mais forte da seca. “Assim, ela fica parada e sua evaporação é maior.”

Extraído de Geografia: vestibular ENEM. São Paulo: Editora Abril, 2009. p.92-94.

 O trecho citado apresenta discussão sobre qual projeto?

a) retirada dos açudes da região do Polígono das Secas.

b) barragem de Sobradinho.

c) construção da hidroelétrica do Parnaíba.

d) transposição do rio São Francisco.

e) construção de captadores de chuva nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

Questão 4 – Os Rios Brasileiros

Os rios brasileiros representam uma grande fonte de riquezas para a população e sua manutenção e preservação são de fundamental importância para a população, pois boa parte da economia do país é fruto de suas potencialidades, como fonte de alimentação, energia elétrica, navegação, entre outros. Partindo desse relato, podemos afirmar que a Bacia Platina apresenta a seguinte característica:

a) é formada genuinamente por rios de planície;

b) o rio Paraguai possui o maior potencial hidrelétrico do país;

c) os rios Uruguai, Paraguai e Paraná nascem em território brasileiro;

d) além de muito preservada, apresenta um baixo aproveitamento para geração de energia hidrelétrica;

e) o rio Paraná, um dos principais da bacia Platina, é tipicamente de planície, apresentando elevado potencial para a navegação.

Questão 5 – Não existem em nenhum lugar do mundo tantos rios como no território brasileiro. São diversas bacias hidrográficas com potencial para navegação, irrigação, produção de energia elétrica, entre outros, por isso devemos preservar esses recursos naturais.

De acordo com o enunciado, assinale a alternativa que se refere à Bacia do São Francisco.

a) O rio principal é totalmente navegável.

b) O rio São Francisco atravessa toda a área de cerrado brasileiro.

c) Possui o maior potencial para geração de energia elétrica do país.

d) É intensamente navegado, possuindo portos que exportam produtos da Região Nordeste.

e) O rio São Francisco é o principal rio que atravessa o sertão do Nordeste.

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel