Formações Vegetais no Brasil e no mundo – Geografia Enem e vestibular

Revise com esta aula de Geografia Enem os diversos tipos de vegetação existentes no Brasil e no mundo. O tema das Formações Vegetais é frequente no Enem e no Vestibular. Confira abaixo o Cerrado, a Caatinga, o Pantanal, a Mata Atlântica, a Floresta Amazônica e as outras Formações Vegetais do Brasil

Revise as Formações Vegetais para mandar bem nas questões de Geografia

Para você compreender desde o conceito, fixe bem que as formações vegetais são identificadas a partir da da flora que se estabelece em uma região e de acordo com um tipo de clima, do relevo, e do tipo de solo em que ocorrem.

O conjunto destes fatores é que propicia a condição de vida mais favorável a uma determinada associação de vegetais, criando. assim, as Formações Vegetais. A Floresta Equatorial, por exemplo, é uma Formação Vegetal Latifoliada que ocorre no Brasil com o nome de Floresta Amazônica.

De acordo com a estratificação ou o tamanho (ou porte) predominante na paisagem, as formações vegetais podem ser: arbóreas ou florestais, arbustivas, herbáceas ou campestres e complexas (reúnem espécies de porte variado). Fonte: Climas e Formações Vegetais/UFFAs principais formações vegetais do Brasil são:

  1. Cerrado
  2. Campos
  3. Caatinga
  4. Pantanal
  5. Mata Atlântica
  6. Vegetação Litorânea (restinga)
  7. Floresta Amazônica
  8. Mata de Araucária

As Florestas Tropicais que são densas, heterogêneas e latifoliadas apresentam a maior biodiversidade do planeta. Veja na imagem um trecho de Floresta Tropical desmatada na região da Mata Atlântica.Formações vegetais

 

Florestas temperadas aparecem em áreas de médias latitudes e caracterizam-se por apresentar as quatro estações do ano bem definidas (plantas decíduas ou caducas).Formações vegetais

 

Savanas são formações predominantemente rasteiras, apresentando árvores (plantas tropófitas) espaçadas na paisagem.12513.png

 

Pradarias são formações de gramíneas típicas de clima temperado e estão muito associadas às atividades agropecuárias.12535.png

 

Florestas de coníferas encontradas em áreas de clima frio, presença de pinheiros com folhas aciculifoliadas e abertas na paisagem.12560.png

 

Tundras são formações de clima frio polar, que resistem no máximo três meses, como os musgos e líquens.12581.png

 Formações desérticas vivem em ambientes inóspitos com elevadíssimas temperaturas e ambientes secos, como os cactos (plantas xerófilas).12600.png

Os Biomas Brasileiros

Veja aula gratuita com a professora  de Biologia Juliana Evelyn Santos, coordenadora pedagógica do Blog do Enem e do canal Curso Enem Gratuito. Aprenda com ela os macetes básicos para mandar bem nas questões sobre os Biomas Brasileiros.

As Formações Vegetais do Brasil

A grande extensão territorial brasileira no sentido norte-sul explica, em parte, a diversidade vegetal do país, que é, sem dúvida, uma das mais complexas em termos de biodiversidade.12622.png

 

Principais formações vegetais do Brasil

Cerrado

Presença marcante de árvores de galhos tortuosos e de pequeno porte; as raízes destes arbustos são profundas; as cascas destas árvores são duras e grossas; o cerrado é uma vegetação típica de locais com estações climáticas bem definidas (uma época bem chuvosa e outra seca) e regiões de solo de composição arenosa.

Dica 1 – O Brasil possui as maiores bacias hidrográficas do mundo. Estude a dimensão e a importância dos rios e lagos do território brasileiro para o Enem. – https://blogdoenem.com.br/hidrografia-brasil-enem/

Floresta Amazônica

Situada na região norte da América do Sul, a floresta amazônica possui uma extensão de aproximadamente sete milhões de quilômetros quadrados, espalhada por territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Porém, a maior parte da floresta está presente em território brasileiro (estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima). Em função de sua biodiversidade e importância, foi apelidada de o “pulmão do mundo”.

Mata Atlântica

A Mata Atlântica é uma formação vegetal que está presente em grande parte da região litorânea brasileira. Ocupa, atualmente, uma extensão de aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados. É uma das mais importantes florestas tropicais do mundo, apresentando uma rica biodiversidade.

A Mata Atlântica encontra-se, infelizmente, em processo de extinção. Isto ocorre desde a chegada dos portugueses ao Brasil (1500), quando se iniciou a extração do pau-brasil, importante árvore da Mata Atlântica. Atualmente, a especulação imobiliária, o corte ilegal de árvores e a poluição ambiental são os principais fatores responsáveis pela extinção desta mata.

Dica 2 – Você sabia que neste exato momento a Terra está girando? É isso mesmo, é um movimento imperceptível para nós, mas está acontecendo! Vamos relembrar esse assunto? – https://blogdoenem.com.br/dias-noites-rotacao-terra-geografia/

Mata de Araucária

A Mata dos Pinhais, também conhecida como Mata das Araucárias, é uma floresta subtropical e pode ser encontrada na região Sul do Brasil (estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Esta formação florestal é típica de uma região de clima subtropical.

Caatinga

A caatinga é uma formação vegetal que podemos encontrar na região do semiárido nordestino. Está presente também nas regiões extremo norte de Minas Gerais e sul dos estados do Maranhão e Piauí. A caatinga é típica de regiões com baixo índice de chuvas (presença de solo seco).

Mata dos Cocais

A Mata dos Cocais é uma floresta de transição, situada na região do nordeste brasileiro, entre a caatinga e o cerrado. Encontramos esta formação florestal principalmente no norte dos estados do Maranhão e Piauí.

Campos

Os Campos caracterizam-se pela presença de uma vegetação rasteira (gramíneas) e pequenos arbustos distantes uns dos outros. Podemos encontrar esta formação vegetal em várias regiões do Brasil (sul do Mato Grosso do Sul, nordeste do Paraná, sul de Minas Gerais e norte do Maranhão), porém, é no sul do Rio Grande do Sul, região conhecida como Pampas Gaúchos, que encontramos em maior extensão.

Pantanal

Um dos ecossistemas mais ricos do Brasil, o Pantanal estende-se pelos territórios do Mato Grosso (região sul), Mato Grosso do Sul (noroeste), Paraguai (norte) e Bolívia (leste). Ao todo são aproximadamente 228 mil quilômetros quadrados. Em função de sua importância e diversidade ecológica, o Pantanal é considerado pela UNESCO como um Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.

O Pantanal é formado por uma planície e está situado na Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai. Recebe uma grande influência do rio Paraguai e seus afluentes, que alagam a região, formando extensas áreas alagadiças (pântanos) e favorecendo a existência de uma rica biodiversidade.

A época de chuvas e cheias dos rios ocorre durante os meses de novembro a abril. O clima do Pantanal é úmido (alto índice pluviométrico), quente no verão e seco e frio na época do inverno.

Mangues

Podemos encontrar a vegetação de mangue nas regiões litorâneas do Brasil. Nestas áreas, a água do mar avança no solo, formando regiões alagadiças.

Características principais dos mangues:

– A formação vegetal do mangue (plantas e arbustos) possui raízes externas (aéreas). Como o solo do mangue é pobre em oxigênio, este é obtido pelas plantas fora do solo.

– O cheiro do mangue é bem característico, em função da presença de áreas salobras (com presença de sal).

Revise mais sobre o tema com nossas aulas:

Dica 3 – Você está preparado para a prova de geografia? Não perca essa super aula sobre a região Norte e Floresta Amazônica! Revise aqui no nosso blog! https://blogdoenem.com.br/regiao-norte-floresta-amazonica/

Desafios

Questão1

A formação vegetal, que é predominante na região nordeste do país e em que são comuns palmáceas utilizadas no extrativismo, é denominada:

a) Mata de araucária;

b) Matas ciliares;

c) Mata de atlântica;

d) Mata dos cocais;

e) Mangues.

Questão 2

Dificilmente encontramos no planeta Terra uma complexidade vegetal como no Brasil e isso se deve a nossa grande extensão territorial aliada à posição geográfica privilegiada. De acordo com o tema assinale a alternativa que caracteriza uma das formações vegetais do país.

a) A floresta Amazônica sofre com o intenso desmatamento desde o período colonial, restando hoje menos de 10% de sua cobertura original.

b) A mata de Araucária localiza-se no Planalto Meridional brasileiro em áreas onde o clima é mais frio.

c) A mata Atlântica é encontrada em áreas de clima tropical, onde os verões são úmidos e os invernos secos.

d) No Planalto Central brasileiro encontramos as formações xerófitas que no Brasil recebem o nome de caatinga.

e) No Sul do Brasil encontramos os Cerrados que são tipicamente formações herbáceas muito utilizadas na pecuária.

Questão 3

Na África, encontramos diversos tipos de vegetação, adaptadas às variações climáticas, mas o tipo de vegetação mais característico desse continente, que abrange 40% de sua área e que chegou até mesmo a ser divulgado por meio de filmes e de histórias em quadrinhos de conteúdo colonialista, como Tarzan e Fantasma, é a:

a) Floresta temperada;

b) Estepe;

c) Savana;

d) Vegetação desértica;

e) Vegetação mediterrânea.

Questão 4

A formação vegetal representada na figura a seguir corresponde à(s):

12673.png

a) Florestas Tropicais úmida, típicas das baixas latitudes, com predomínio de abetos, pinheiros, e a presença de arbustos e manchas de campo;

b) Tundra, encontrada em áreas de clima frio, como no Canadá, sul da Groenlândia, Noruega, Suécia, Finlândia e Sibéria;

c) Taiga, associada aos climas das altas latitudes, também conhecida como Floresta Boreal ou de Coníferas, que apresentam folhas finas, em forma de agulhas;

d) Tundra, geralmente associada aos climas das altas latitudes, com predominância de massas polares e grandes turbulências atmosféricas;

e) Coníferas, um dos biomas menos explorados da Terra para a produção de energia, cuja preservação é também explicada pela rara ocorrência de incêndios, em áreas de clima frio.

Questão 5

Considere as características seguintes:

I. As florestas abrigam enorme biodiversidade e é incalculável seu valor para as futuras gerações.

II. O desmatamento agrava o processo erosivo, com consequente empobrecimento do solo.

III. O desmatamento aumenta os índices pluviométricos, em consequência do fim da evapotranspiração.

IV. Há elevação das temperaturas locais e regionais, como consequência da maior irradiação de calor para a atmosfera a partir do solo exposto.

Referem-se, corretamente, às florestas tropicais as características contidas somente em:

a) I e II.

b) I e III.

c) I, II e IV.

d) II e III.

e) II, III e IV.

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel