Divisão Celular – Simulado Enem de Online de Biologia

Teste seus conhecimentos sobre Divisão Celular, tema recorrente no Enem. Responda as 10 questões do Simulado Enem e garanta o acerto na hora da prova!

A Divisão Celular é o processo em que a célula aumenta sua quantidade, passando seu material genético para suas células filhas. Existem dois tipo de divisão celular: mitose e meiose.  Veja o resumo e responda as questões do Simulado.

O que é a Meiose – Vamos lá: Meiose é o processo em que a célula mãe forma quatro células filhas com metade do número cromossômico. Uma célula diploide (2n ) forma quatro células haploides (n). As células filhas reduzem à metade o número cromossômico.

Biologia EnemOcorre apenas em células diploides (2n), ou seja, células que apresentam os pares de cromossomos homólogos.

Funções da Meiose: ocorre durante a gametogênese em que formam-se os gametas. Isso permite que os indivíduos de diferentes gerações mantenham o mesmo número cromossômico. Biologia EnemEm vegetais, o processo de meiose está associado à formação de esporos.

Na Meiose I (reducional), a primeira divisão, ocorre a redução do número cromossômico, a célula diploide (2n) vira haploide (n). Durante esse processo ocorre o fenômeno do crossing-over (permuta gênica). Assim como a mitose, a meiose I é dividida em quatro fases: prófase I, metáfase I, anáfase I, telófase I.

Agora, uma síntese sobre a Mitose:

Mitose é o Processo em que a célula mãe forma duas células filhas geneticamente idênticas. Neste caso, então, as células filhas mantêm o patrimônio genético da célula mãe.

A Mitose pode ocorre tanto em célula haploide (n), quanto em diploide (2n). image002.jpgFunções da Mitose: multiplicação celular no desenvolvimento embrionário, crescimento e regeneração de tecidos.

A Mitose pode ser usada como processo de reprodução assexuada (como, por exemplo, na clonagem).

image004.jpg
 Embora seja um processo contínuo, a mitose é dividida em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

Agora, as dicas sobre DNA & RNA

Vamos começar pelo básico: – Veja a Cromatina: É um complexo formado por material genético ( ou DNA), enrolado em proteínas –as histonas. – presente nas células dos eucariontes. O termo “cromo” significa cor. Por isso a cromatina recebe esse nome, pois fica colorida, corada fortemente ao aplicarmos alguns corantes nas células. Veja na imagem acima os ‘fios’ de Cromatina.

Os filamentos de cromatina apresentam regiões mais claras, onde a cromatina está menos condensada (enrolada sobre as histonas), que chamamos de eucromatina.

Já as regiões onde há uma coloração mais forte,  há maior condensação da cromatina, por isso chamamos de heterocromatina.

A eucromatina é a região onde há genes ativos, pois para que o DNA possa ser “lido”, ele precisa estar desenrolado, por isso, fixa menos corante. Já a heterocromatina corresponde às partes do DNA que não estão sendo utilizadas pelas células naquele momento, por isso podem estar condensadas (enroladas).

Veja os Cromossomos:

Os Cromossomos estão presentes nas células que estão em processo de divisão. No lugar da cromatina, podemos observar no núcleo, pequenos corpos em forma de bastão bastante corados, facilmente visíveis quando observados ao microscópio óptico. Os cromossomos nada mais são que o DNA dobrado sobre si mesmo muitas vezes (como o auxílio das histonas).  Este enovelamento do DNA ajuda o processo de divisão celular, pois assim, o DNA fica mais organizado e fácil de ser movimentado pela célula.

Para entender melhor a formação dos cromossomos, volte uma casa neste jogo de aprendizagem, observe a imagem acima, e depois releia desde o começo do post. Vai ajudar você a compreender e não esquecer mais.

Veja a Cromátide: Antes de a célula se dividir, os cromossomos são copiados e cada cromossomo é formado por dois segmentos em forma de bastão – as cromátides. Cada cromátide corresponde a uma cópia de um dos 46 filamentos de DNA que possuímos em cada uma das minhas células (com exceção dos espermatozoides e óvulos).

As duas cromátides de um cromossomo são unidas por uma região chamada de centrômero.  A posição do centrômero varia nos 46 cromossomos das células humanas, formando 4 tipos de cromossomos (veja na figura a seguir). Biologia DNA - Blog do Enem (2)As cromátides que fazem parte do mesmo cromossomo são chamadas de cromátides – irmãs.

Duplicação ou replicação do DNA: É o processo de duplicação do DNA, ou seja, o processo em que são copiados todos os filamentos de DNA de uma célula. Isto ocorre pouco antes dos processos de divisão celular.

Transcrição: Ocorre quando são formadas, a partir do DNA, moléculas de RNA mensageiro (RNAm). As moléculas de RNAm levarão mensagens (instruções) do DNA presente no núcleo para as organelas citoplasmáticas. São como “receitas” do que a célula deve fazer.

Tradução do RNA: É quando a “receita” do RNAm é colocada em prática. Significa transformar uma sequência de genes presentes no RNAm para uma sequencia de aminoácidos em uma proteína.

Cada três letras (bases nitrogenadas) do RNA correspondem a um códon, que é o código corresponde para um aminoácido. Com o auxílio do ribossomo e dos RNAt os aminoácidos são ligados na sequencia correta, formando as proteínas.

Responda agora ao Simulado Enem sobre Divisão Celular.

Simulado Enem Divisão Celular

.

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre DNA e RNA, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja