Função de Primeiro Grau – Resumo com Simulado Enem

Cai direto no Enem, no Encceja e nos Vestibulares. É hora de revisar com aula gratuita e de testar seus conhecimentos sobre Função de Primeiro Grau com o nosso Simulado Enem de Matemática. Veja os acertos e, caso erre, tem dicas para estudar!

Aprenda a resolver Função de Primeiro Grau para gabaritar geral nas questões de Matemática,  e teste seu nível no Simulado Enem Gratuito. Tem aula gratuita com os professors Lucas Borguesan, e Sérgio Sarkis. Com eles você aprende e compreender bem antes de resolver os Exercícios.

Vamos começar pelo começo. Acompanhe esta proposição: Dados dois conjuntos A e B não vazio, temos que função é a relação onde para cada x pertencente a um conjunto A corresponde a um, e somente um, y pertencente a um conjunto B.

Compreendeu a proposição denominada de Função Polinomial, ou ainda está difícil?Função Polinomial de 1º GrauVamos simplificar para você entender melhor. Confira agora esta explicação  de outra forma, e que foi apresentada pelo portal Globo Educação:

Função é uma relação entre dois conjuntos. Começaremos destacando a função polinomial de 1º grau mais simples, a função identidade, onde y = f(x) = x.  Além da estrutura mais geral da função do 1º grau, y = f(x) = ax + b, temos uma estrutura mais simples, do tipo y = f(x) = ax.

Se ainda está complicado, vamos simplificar geral com o professor Lucas Borguesan, do canal do Curso Enem Gratuito.

Perca o medo da Função de Primeiro Grau

As dicas do professor Lucas:

  1. A função de PRimeiro Grau cai direto nas provas dos vestibulares, do Encceja, e do Enem.
  2. Ela é apresentada de diversas formas e inserida em diversos assuntos como Estatística, Matemática Financeira, e em várias situações problemas em outras áreas de conhecimento como Física, Biologia e Geografia.
  3. Nesta aula acima, o professor Lucas te ensina os conceitos de Funções e ainda te dá dicas de como resolver sem dificuldade os problemas matemáticos com funções.
  4. Bora lá.

 

Entenda o que é uma f(x)

Então, temos que uma função polinomial do 1º grau, é toda função escrita na forma:

  • f(x) = ax + b com a diferente de 0
  • Observe que a função é de primeiro grau, pois o expoente da variável x é o número 1.

Na função acima, o número a é chamado de coeficiente de x e o número b é chamado termo constante.

Entendeu o que é uma Função de primeiro grau? Vamos ver alguns exemplos?

  • a) Função Afim:  f(x) = 5x – 15
  • A Função Afim também conhecida como função polinomial de grau 1 ou função polinomial de primeiro grau cujo gráfico é uma reta não perpendicular ao eixo x .

 

  • b) Função Linear:  f(x) = -7x
  • As funções lineares ocorrem quando o termo independente de x é igual a zero, isto é, quando . Neste caso particular a denominamos função linear.Assim sendo, toda função na forma , com é denominada função linear (fonte: Matemática Didática).

 

 Como resolver Função de Primeiro Grau

Confira agora com o professor Sérgio Sarkis, do canal do Curso Enem Gratuito, uma explicação focada no básico da resolução de equações nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio.

  1. Existem sentenças matemáticas abertas e fechadas. Nas fechadas, não há o que calcular.
  2. A partir do momento em que eu transformo um número em uma letra, eu passo a ter uma sentença matemática aberta, porque há algo a ser calculado.
  3. Para haver equação, é necessário que haja uma sentença matemática aberta.
  4. Veja nessa aula acima a equação do primeiro grau.
  5.  Uma equação é considerada do primeiro grau quando for do tipo ax+b=0.
  6. Resolver uma equação é encontrar a sua raiz (no caso da equação do primeiro grau, apenas uma raiz).
  7. A raiz é o valor de x (ou de qualquer outra variável: a, b, y, z…) que torna a sentença verdadeira.

 

A Raiz da Função Polinomial

Agora que você já relembrou o que são as funções polinomiais, vamos ver o que é a raiz dessa função? Fique ligado! Cai no Enem e nos vestibulares de todo Brasil!

A raiz de uma função polinomial é o valor de x que zera a função. Ou seja, é um valor que quando você substitui pelo X da equação, essa mesma equação fica igual a zero.

  • Veja no exemplo:
  • ax+ b = 0
  • ax = -b
  • x = -b/a

 

Veja outro exemplo:

  • 5X + 10 = 0
  • 5X = -10
  •  X = -10/5
  •  X = -2
  • Então, neste exemplo, a raiz da função, ou seja, o valor de x que zera a função é -2.

 

Resolva agora o Simulado Enem com as Funções de Primeiro Grau:

Função de Primeiro Grau – Simulado

.

 

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel