Resumo de Regra de Três: veja como resolver as questões no Enem e no Encceja

Tire suas dúvidas para mandar bem nas questões de Matemática Básica. Têm sempre aquelas questões que começam assim: Dois trens (M, e L) com destino a Londres partiram no mesmo horário nas cidades de Manchester e Liverpool. A composição M vai percorrer 336 km com velocidade de 50 km/h. A composição L percorrerá 355 km com velocidade de 40 km/h. Calcule a diferença entre os horários de chegada de M e L no destino. - Apenda a resolver para não perder pontos!

A regra de três um método prático para resolver problemas que envolvem duas grandezas que sejam diretamente ou inversamente proporcionais. Essa regra é muito utilizada para você resolver problemas de Matemática e também de Física e de Química.

Com este Resumo de Regra de Três você consegue resolver problemas clássicos que envolvem questões onde é preciso fazer o cálculo de velocidade, distância percorrida, tempo gasto no deslocamento, cálculo de volume, de comprimento, de área, conversão de grandezas, e muito mais.

Para você entender melhor veja este exemplo:

1) Um corredor leva duas horas e meia para percorrer 15 km, se ele tiver que percorrer 54 Km, quanto tempo ele levará? Temos a grandeza tempo (T) e a grandeza distância (D). Quando a distância aumenta, o tempo também aumenta por isto as duas grandezas são diretamente proporcionais e na representação, as duas terão a seta com a mesma orientação e, portanto não será necessário que se faça a inversão de termos para torná-las diretamente proporcionais, já que elas já o são:Regra de três simples - Razões e proporções - Matemática Enem

Então, resolvendo a equação temos:Regra de três simples - Razões e proporções - Matemática EnemResposta: Portanto o corredor levará 9 dias para percorrer a distância de 54 quilômetros.

Conseguiu entender o resumo de Regra de Três com o exemplo? Ainda não?

Então, a dica agora é você acompanhar um vídeo com a resolução de um exercício típico das questões mais fáceis do Enem e do Encceja.  Veja a seguir a questão, e depois acompanhe a resolução com o professor Sérgio Sarkis, do canal Curso Enem Gratuito , e se ligue no resumo de Regra de Três:

Confira agora como o professor Sérgio Sarkis resolve o problema, explicando o que você precisa fazer para mandar bem em questões similares, que sempre caem nas provas do Enem, do Encceja e dos vestibulares.

E agora, depois do vídeo você já ficou fera no assunto?

Veja alguns passos para você seguir ao se deparar com um problema de regra de três simples, não deixe essa chance passar! Vamos lá, estude!

  • 1º) Construa uma tabela, agrupando as grandezas da mesma espécie em colunas e mantendo na mesma linha as grandezas de espécies diferentes em correspondência.
  • 2º) Identifique se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais.
  • 3º) Monte a proporção e resolva a equação.
  • Com estes passos você entende o resumo de Regra de Três.

Veja uma aula gratuita para você dominar Regra de Três antes de prosseguir:

Agora vamos aplicar esses passos em mais um exemplo:

Um muro foi construído por 8 operários em 30 dias. Quantos dias seriam necessários para a construção deste mesmo muro, se fossem utilizados 12 operários?

Resolução: Novamente estamos diante de duas grandezas: operários e dias.Regra de três simples - Razões e proporções - Matemática Enem

OBS: Como as grandezas a serem comparadas são o número de funcionários e os dias de trabalho, se você aumentar a primeira, a segunda grandeza diminui certo? Então estamos lidando com grandezas inversamente proporcionais.

Uma maneira de resolver é utilizando o conceito de grandezas, que são inversamente proporcionais: produto constante. Assim:Regra de três simples - Razões e proporções - Matemática Enem

Outra forma é usar o recurso didático das flechas, como indicado acima. Se são inversamente proporcionais, as flechas são colocadas em sentido contrário. A seguir criou-se uma proporção, mantendo-se a fração onde se encontra a incógnita e invertendo-se a outra.Regra de três simples - Razões e proporções - Matemática EnemCompreendeu? Então, você conseguiu aprender com o resumo de Regra de Três!

Simulado Enem de Regra de TrêsSimulado Enem de Regra de TrêsAgora teste seu nível com o simulado de regra de três para garantir o sucesso no Enem:

Resolva 10 questões básicas para testar o seu nível para o próximo Enem e os vestibulares também. O Gabarito sai na hora, com aulas de reforço:

 

Simulado de Regra de Três

.

.

============

Veja nos links abaixo as notas de corte do Sisu em outras Universidades Federais e nas demais universidades estaduais para fazer a melhor escolha.

Faça os Simulados Enem Online para se garantir na hora da prova

Para mandar bem nas provas veja os Simulados Enem e Simulados Encceja Online, organizados pelos professores do Curso Enem Gratuito. Provas com 10 questões de cada matéria. Teste agora o seu nível e compartilhe o resultado com a galera!Simulado Enem

Mais exercícios de Regra de Três 

Vamos ver se você lembrou esse assunto? Então agora resolva esse desafio sobre Regra de três simples.

(ENEM, 2011) Muitas medidas podem ser tomadas em nossas casas visando à utilização racional de energia elétrica. Isso deve ser uma atitude diária de cidadania. Uma delas pode ser a redução do tempo no banho. Um chuveiro com potência de 4.800 kWh consome 4,8 kW por hora. Uma pessoa que toma dois banhos diariamente, de 10 minutos cada, consumirá, em sete dias, quantos kW?

a) 0,8
b) 1,6
c) 5,6
d) 11,2
e) 33,6

Resposta: d

Dica 3 – Relembre outros assuntos de matemática acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de matemática nas provas dos vestibulares e do Enem.

Munique Química - Poluição
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel