Regra de Três – Resumo online, com aula gratuita e Simulado de Matemática

Teste seus conhecimentos sobre a regra de três simples e a regra de três composta. É o que mais cai nas questões de Matemática. Veja no simulado Enem quantas você consegue acertar. Se errar alguma, tem aulas gratuitas para revisar. Veja!

Você lembra ‘de primeira’ como resolver questões de regra de três? Veja um breve resumo e depois responda as questões do simulado de regra de três, com apenas 10 questões e gabarito na hora.

Regra de três, em matemática, é a maneira pela qual podemos descobrir uma quantidade que tenha para outra conhecida a mesma relação que outros dois valores numéricos conhecidos têm entre si.

Esta é a regra de três simples. Complicou para você esta definição? regra de três simplesCalma que você vai conseguir chegar lá sem problemas. Confira com mais esta aula do Curso Enem Gratuito. Vamos lá: Existem dois tipos de regra de três: a simples e a composta.

A Regra de Três Simples:

Para você compreender e dominar certinho a operação básica de Regra de Três Simples, acompanhe a explicação de um exercício resolvido, e depois faça novamente a resolução do problema a partir das seguintes situações.

Vamos pela  Situação 1:Regra de trêsQuando colocamos um objeto de 10 kg na extremidade de uma mola, verificamos que ela passa a ter o comprimento de 42 cm. Ao colocarmos um objeto de 20 Kg na extremidade desta mesma mola, qual passará a ser seu comprimento?

Atenção na Resolução da Regra de Três Simples:

Note que estamos relacionando dois valores da grandeza massa (10 kg e 20 kg) com dois valores da grandeza comprimento (42 cm e “x” cm).

Pelos dados do problema, nós temos na tabela abaixo, que para uma Massa de 10Kg o comprimento de 42 centímetros. Já para uma Massa de 20Kg, qual seria o comprimento? Este é o ‘x’ da questão:  Então, raciocinando, concluímos que, aumentando-se a massa do corpo, aumenta-se também o comprimento da mola, logo estas grandezas são diretamente proporcionais, assim 10 e 20 são diretamente proporcionais a 42 e “x”. Ou seja:Regra de trêsVamos seguindo com a resolução:Regra de três

Revisar com uma aula completa ajuda bastante a dar uma ‘acordada no cérebro’. O tema é super relevante no Enem, nos vestibulares e no Encceja. Dominar regra de três está na essência da matemática básica.

Regra de Três

Se você precisar de uma aula de reforço antes de resolver as questões do Simulado Enem de regra de três,  você tem duas opções para completar a revisão:

Você pode clicar na imagem acima para ver um post com a teoria e exercícios revolvidos, ou, então, assistir à vídeo-aula do professor Vinny, do Curso Enem Gratuito.

Antes de fazer o Simulado assista ao vídeo. Vai ajudar você a mandar bem:

Gostou da aula? Então, tem mais vídeos de todas as matérias. Veja aqui o canal Curso Enem Gratuito.

Regra de três, em matemática, é a maneira pela qual podemos descobrir uma quantidade que tenha para outra conhecida a mesma relação que outros dois valores numéricos conhecidos têm entre si. Esta é a base para a Regra de Três Simples.

Agora teste seu nível com o simulado de regra de três para garantir o sucesso no Enem:

Simulado de  regra de três

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no Exame Nacional do Ensino Médio.

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja