Lista de exercícios sobre forças intermoleculares

Forças intermoleculares são interações responsáveis por manter as moléculas unidas na formação dos diferentes compostos. Confira nosso resumo e exercícios sobre o tema!

Forças moleculares é mais um assunto de Química que aparece bastante nos vestibulares e no Enem. Esse assunto está diretamente relacionado à polaridade das moléculas e a propriedades como ponto de fusão e de ebulição. Confira nosso resumo e lista de exercícios sobre forças intermoleculares para revisar este conteúdo de Química!

Resumo sobre forças intermoleculares

As forças intermoleculares são aquelas exercidas entre uma molécula e outra, podendo uni-las em uma substância. Elas podem provocar alterações nos estados físicos diferentes nos compostos químicos, como aumentar ou diminuir seus pontos de fusão e ebulição. As interações intermoleculares podem ser mais fortes ou mais fracas conforme a polaridade das moléculas.

Há três tipos de forças intermoleculares: dipolo induzido, dipolo-dipolo e ligação de hidrogênio. Em seguida veremos um pouco sobre cada uma delas.

  • Dipolo induzido: ocorre entre moléculas apolares e está bastante presente nos compostos orgânicos. Esta costuma ser uma interação fraca, mas em cadeias carbônicas longas ela se torna forte. Assim, em pequenas cadeias de carbono, as substâncias se encontram em estado gasoso. Mas, se o número de carbonos é grande, podem aparecer em formato líquido e até sólido. Exemplos: Cl2, H2, CO2.
  • Dipolo-dipolo: acontece em moléculas polares e é uma interação mais forte do que dipolo induzido. Além disso, os pontos de fusão e ebulição também são mais elevados. Exemplos: HCl, HBr.
  • Ligação de hidrogênio: essa interação também ocorre entre moléculas polares. Mas, para que seja uma ligação de hidrogênio, é preciso que ocorra entre o átomo de hidrogênio e um átomo mais eletronegativo, como flúor, oxigênio e nitrogênio. Esta é a força intermolecular mais forte das três. Assim, os pontos de fusão e ebulição também são os mais altos. Exemplos: H2O, CHCl3, NH3.

Videoaula sobre forças intermoleculares

Para saber mais sobre esse conteúdo, assista à videoaula do professor Sobis do canal do Curso Enem Gratuito:

Lembre-se que ordem crescente da força das interações e dos pontos de fusão e ebulição é a seguinte: dipolo induzido, dipolo-dipolo e ligação de hidrogênio.

Exercícios sobre forças intermoleculares

Em seguida, teste seus conhecimento com exercícios sobre forças intermoleculares! São 10 questões que já caíram no Enem e nos vestibulares:

.

Forças intermoleculares

Se você ainda quiser se aprofundar no estudo sobre forças intermoleculares, confira nossa aula completa sobre o assunto.

Bons estudos!

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado Química, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel