Classificação das Cadeias Carbônicas – Revisão de Química Enem

As cadeias carbônicas podem ser classificadas levando em consideração diversos critérios, vamos relembrar essa classificação? Cai nas provas do Enem e nos vestibulares de todo Brasil.

Cadeia Carbônica é definida como o conjunto de todos os átomos de carbono, como também de heteroátomos que constituem a molécula de qualquer composto orgânico. Elas podem ser classificadas, de acordo com vários critérios. Compreendeu ‘de primeira’, ou complicou?

classificação das cadeias carbônicas

Vamos descomplicando, para você recuperar estes conteúdos e aprender de vez os Principais Critérios de Classificação das Cadeias Carbônicas: Vamos relembrar que critérios são esses: 

São quatro os principais critérios de classificação: 1 – O Fechamento da Cadeia; 2 – A Disposição dos Átomos na Cadeia; 3 – A Natureza dos Átomos que existem na Cadeia; 4 – Os Tipos de Ligações entre os Átomos de Carbono.

1- Quanto ao fechamento da cadeia elas podem ser:

  • Cadeia aberta, acíclica ou alifática: O encadeamento dos átomos não sofre nenhum fechamento.

Química Cadeias Carbônicas

  • Cadeia fechada ou cíclica: Quando há o fechamento da cadeia, formando-se um ciclo, núcleo ou anel.

Química Cadeias Carbônicas

 

2 – Quanto à disposição dos átomos:

  • Cadeia normal: Quando o encadeamento segue uma sequencia única só aparecendo carbonos primários e secundários

Química Cadeias Carbônicas

  • Cadeia ramificada: Quando na cadeia surgem ramos ou ramificações. Além de carbonos primários e secundários devemos ter carbonos terciários e/ou quaternários.

Química Cadeias Carbônicas

Dica 3 – Reveja também outro assunto bastante cobrado nas provas do Enem e dos vestibulares que é o carbono.  Acesse o nosso blog do Enem e veja um super- resumo preparado pela professora Munique Dias. Vai ficar de fora dessa? https://blogdoenem.com.br/carbono-quimica/

3 – Quanto aos tipos de ligações

  •  Cadeia saturada: Quando só existem ligações simples entre átomos de carbono.

Química Cadeias Carbônicas

  • Cadeia insaturada: Quando além das ligações simples, aparecem ligações duplas e triplas.

Química Cadeias Carbônicas

4 – Quanto à natureza dos átomos:

  • Cadeia homogênea: Quando na cadeia só existem átomos de carbono.

Química Cadeias Carbônicas

  • Cadeia heterogênea: Quando na cadeia, além dos átomos de carbono, existem outros átomos (heteroátomos).

Química Cadeias Carbônicas

É para não esquecer mais! Assista aqui uma videoaula onde o Kuadro da vários exemplos utilizando os quatro critérios de classificação das cadeias carbônicas. Vamos lá! Não deixe de estudar.

Não esqueça: É importante você entender que as quatro classificações, são independentes, ou seja, uma não exclui as outras. Como por exemplo, você pode ter uma cadeia aberta, ramificada saturada e heterogênea ao mesmo tempo.

Dica 1– O que mais cai em Química nos Vestibulares no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

Dica 2– Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O Blog do Enem pode te ajudar! Acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que estudou. http://www.alunosonline.com.br/portugues/dicas-para-voce-memorizar-o-que-estuda.html

Aula Gratuita

Saiba mais sobre a classificação das cadeias carbônicas assistindo a videoaula do Curso online gratuito e fique fera nesse assunto.  Se liga! Cai na prova do Enem e nos vestibulares de todo Brasil.

Exercício

Agora um desafio para você sobre a classificação das cadeias carbônicas.

(UERJ) Na fabricação de tecidos de algodão, a adição de compostos do tipo N-haloamina confere a eles propriedades biocidas, matando até bactérias que produzem mau cheiro.

O grande responsável por tal efeito é o cloro presente nesses compostos.

A cadeia carbônica da N-haloamina acima representada pode ser classificada como:

a) homogênea, saturada, normal
b) heterogênea, insaturada, normal
c) heterogênea, saturada, ramificada
d) homogênea, insaturada, ramificada

Resposta:C

Dica 4 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.
Munique Química - Poluição
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .