Exercícios sobre o Simbolismo no Brasil

Faça um simulado sobre as principais características e os autores do Simbolismo no Brasil. O gabarito sai na hora!

As palavras-chave para entender o estilo do Simbolismo no Brasil são: representar, evocar, magia, misticismo, inconsciente. Contemporâneos dos parnasianos, os simbolistas reagiram fortemente contra os princípios cientificistas da época, propondo uma arte baseada na expressão de estados emocionais subjetivos, misteriosos, ilógicos, ou seja, aquilo que só admite expressão simbólica, porque não pode ser codificado racionalmente.

A razão e a lógica, instrumentos de análise de realidade, cedem lugar à intuição. As obras que iniciam o Simbolismo no Brasil são Missal (prosa) e Broquéis (poesia), ambas do poeta catarinense Cruz e Sousa (1861-1898).  Ele enfrentou o preconceito racial, pois era negro, filho de escravos alforriados.

No final do século XIX, a Europa estava enfrentando um período de crise, gerada pela segunda Revolução Industrial. A nova ordem econômica beneficiava somente a elite, quando a maior parte da população era constituída de proletários. Isso gerava intranquilidade e pessimismo com reflexo no mundo das artes. 

Neste mesmo momento, o Brasil passava por grande agitação política e social, devido a fatos como a abolição da escravatura (1888), a proclamação da República (1889), entre outros.

A literatura simbolista é uma das manifestações literárias mais ricas dentre todas. A poesia foi a forma privilegiada nessa escola literária, sendo o soneto a composição poética preferida entre os poetas simbolistas.

Os temas se opõem àquilo que o RealismoNaturalismo e Parnasianismo utilizavam em suas obras literárias. Assim, o Simbolismo terá uma certa relação com o Romantismo, ressignificando-o, ao ponto que pode ser considerado uma espécie de neorromantismo.

Os poemas simbolistas valorizam os temas místicos, ocultos e espirituais. Ao contrário do Parnasianismo, a descrição e a objetividade cedem espaço à sugestão e a subjetividade na estética simbolista.

A sinestesia, sensação produzida pela interpenetração de órgãos sensoriais ou pelo cruzamento entre dois ou mais dos cinco sentidos, será recorrente. “Voz aveludada” (audição+tato), “brisa negra” (tato+visão), “ápero aroma” (tato+olfato) e “mel escarlate” (paladar+visão) são alguns exemplos de sinestesias.

Outras duas características são a aliteração e a assonância, duas figuras de linguagem referentes à sonoridade. A aliteração consiste na repetição de uma consoante ao longo dos versos. Já a assonância é a repetição de uma determinada vogal. 

O Simbolismo no Brasil

O Simbolismo no Brasil tem início em 1893 com a publicação de dois livros: Missal (prosa) e Broquéis (poesia), ambos de Cruz e Sousa. Além desse poeta, destaca-se também a obra de Alphonsus de Guimaraens.

Quanto à sua duração, o Simbolismo brasileiro estendeu-se até o ano de 1922, quando da realização da Semana de Arte Moderna. Agora veremos um pouco a respeito da vida e da obra dos dois principais poetas simbolistas de nossa literatura.

Videoaula sobre os poetas simbolistas

Assista à videoaula abaixo, em que a professora Camila, de Literatura, apresenta as características da poesia de Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens.

Simulado sobre o Simbolismo no Brasil

Agora que você fez uma revisão sobre o Simbolismo no Brasil, responda às questões abaixo!

.

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Simulado Literatura
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel