Questões sobre Pré-Modernismo – Exercícios de Literatura

O Pré-Modernismo reúne escritores brasileiros com estilos diferentes, mas que não se encaixam em outras escolas literárias. Saiba mais com o resumo e a lista de questões!

Apesar de não ser uma escola literária, o Pré-Modernismo reúne importantes escritores da literatura brasileira. Nomes como Lima Barreto, Augusto dos Anjos e Graça Aranha sempre aparecem no Enem e nos vestibulares. Então acompanhe nossa revisão sobre esse período e responda às questões sobre Pré-Modernismo!

Resumo sobre Pré-Modernismo

Para que algo seja uma escola literária, é necessário que haja certas definições. Algumas delas são aparecer num recorte específico de tempo e unir escritores e textos com características parecidas.

O Pré-Modernismo não é um movimento que nasceu baseado em outros ou que possui características específicas. Em vez disso, é um movimento que foi enquadrado para que pudéssemos colocar alguns autores importantes que não se enquadravam em lugar nenhum. 

Os principais autores do Pré-Modernismo são:

Eles não têm proximidade estética, nem linguagem parecida, muito menos uma perspectiva de chegar a algum lugar juntos. Então, por que são reunidos no “Pré-Modernismo”?

Porque a Semana de Arte Moderna, de 1922, foi um grande marco que dividiu as estruturas culturais do Brasil naquele momento. Havia, entretanto, todos esses escritores mencionados que vieram antes de 1922 e, por conta disso, não se soube onde encaixá-los dentro das divisões literárias – que por si só são bastante problemáticas (afinal, tendem a encaixar autores e autoras em pequenos quadradinhos).

Todos esses escritores escreveram mais ou menos na mesma época: fim do século XIX e início do século XX. Eles se uniam a partir da tentativa de criticar a realidade do país (exceto Augusto dos Anjos).

Videoaula

Antes de partir para as questões sobre Pré-Modernismo, não deixe de conferir a videoaula da professora Camila:

Questões sobre Pré-Modernismo

.

Autores do Pré-Modernismo

A fim de saber mais sobre Lima Barreto, um autor que cai muito no Enem, confira mais esta videoaula de Literatura:

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado Literatura, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel