Civilização Árabe – Resumo com Simulado Enem de História

Teste o que sabe sobre a formação e a organização da Civilização Árabe respondendo as 10 questões do Simulado Enem Online de História. Se errar, já sabe, têm dicas para estudar e garantir o sucesso na prova!

Veja a organização da civilização Árabe e o papel central de Maomé para a unificação das tribos árabes, assim como a organização desta civilização e sua incrível escalada de poder e conquista de territórios.

A história da civilização Árabe confunde-se com a história de uma grande faixa de terra que vai do norte da África ao médio oriente. Uma região desértica com a presença de Oasis e montanhas onde a agricultura é em geral pobre e ocupada inicialmente por tribos independentes praticantes de uma religião monoteísta e de economia comercial.

Veja na imagem milhares de pessoas na peregrinação de muçulmanos à Caaba, local onde esta depositada a Pedra Negra em Meca, Arábia Saudita – Uma das Cidades sagradas do Islã.1Mesmo atualmente a região dominada pela população árabe é marcada pela presença de beduínos, povos nômades ou seminômades que dominam desde a antiguidade as principais rotas comerciais do deserto e adjacências.

Conforme informado, os árabes, de origem semita até o século VI organizavam-se em tribos independentes com lideranças políticas próprias e eram praticantes de uma doutrina religiosa politeísta.

Todavia, a partir de 610 um comerciante nômade chamado Maomé seria responsável por mudanças emblemáticas na sociedade árabe, quando em suas rotas comerciais tem acesso ao cristianismo e o judaísmo, duas religiões monoteístas.

Maomé, o comerciante, enxergou no monoteísmo uma forma de unificar as tribos Árabes, vindo a se tornar o principal profeta da religião que criaria. Segundo consta, Maomé teria recebido a visita do anjo Gabriel que teria lhe revelado a existência de um Deus único.

Este Deus é chamado de  Alá (Deus no idioma Árabe). E, a partir deste momento, dedicou sua vida para a conversão e união das cidades, tribos e povos árabes.

Aula Gratuita sobre os Árabes e o Islamismo

Veja um resumo simples e rápido do Curso Enem Gratuito mostrando os principais aspectos do mundo Árabe e do Islamismo

Gostou do resumo? Muito bom. Agora, vamos continuar para você entender o que significa Maomé para os muçulmanos.

Maomé

Inicialmente Maomé enfrentou forte resistência, principalmente entre os ricos comerciantes de Meca. Estes, por sua vez, temiam a falência de suas atividades econômicas caso ocorresse o fim das peregrinações à cidade, já sagrada, no caso de adoção de uma crença baseada em apenas uma divindade.

Desta forma o Profeta precisou se refugiar em Yatreb, rebatizada de Medina (cidade do Profeta), e a partir desta cidade liderou a conversão de um grande numero de árabes, a ponto de tornarem-se maioria. Tal fuga ficou conhecida por héregia e assinala o inicio do calendário islâmico, tendo ocorrido por volta de 622 d. C.

Após assegurar a conformação do islamismo Maomé teria iniciado a chamada Guerra Santa quando conclamou os muçulmanos a expandir seu território para outras regiões, submetendo os demais povos a religião árabe e a força de seu povo.

A história, bem como os ensinamentos de Maomé, assim como toda a conduta esperada de um muçulmano estão contidos no Corão, livro sagrado escrito por Maomé segundo os desígnios de Alá.

Entre os elementos fundamentais da religião islâmica podemos citar as seguintes obrigações: fazer a peregrinação a Meca pelo menos uma vez na vida; orar cinco vezes ao dia; jejuar, sobremaneira no mês do Ramadan; crer na Shahada (existe um único Deus e Maomé é seu mensageiro); zakat (pratica da caridade).

Após a morte de Maomé em 632, com os árabes unidos teve início a grande expansão islâmica no contexto da Jihad (Guerra Santa) incitada pelo profeta. O poder passou a ser exercido pelos Califas, encarregados de continuar a expansão, motivada pela necessidade de terras mais férteis.

Inicialmente os árabes dominaram os territórios dos atuais Pérsia, Iêmen, Omã, Egito e Palestina no oriente e norte da áfrica e península ibérica, na Europa ocidental, até por volta de 711 d .C. Na Europa o Reino Franco impediu a islamização da Europa ocidental, todavia, os árabes dominariam a península ibérica por cerca de 800 anos.

Responda as 10 questões do Simulado Enem Online de História e veja o que sabe sobre a Civilização Árabe. Se errar, têm dicas para estudar!

 

A Civilização Árabe

.

.
========

Veja aqui aulões gratuitos de História:

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre civilização árabe, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja