Métodos Científicos x Senso Comum: resumo com Simulado Enem

Confira na aula gratuita as bases que definiram os Métodos Científicos mais utilizados no dia a dia das pesquisas e procedimentos de laboratório. Em seguida teste seus conhecimentos com o Simulado Enem Online de Biologia. São apenas 10 questões e, se errar, têm dicas para estudar!

Quando alguém faz uma afimração ou lhe dá uma resposta, e você pergunta “como a pessoa sabe aquilo”, e ela responde que “é assim que as coisas são”, ou algo parecido remetendo à tradições, crenças ou religiões, a fonte da informação para esta pessoa é o Senso Comum, e não um Método Científico.

O Senso Comum é o conhecimento que tem origem nas vivências da pessoa ou das informações que chegam a ela transmitidas de geração em geração, e sem que tenham passado por uma validação científica, por um teste de consistência.

O que é o Método Científico

Você sabe o que é método científico? Não? Não se preocupe! Nós vamos te ajudar você a diferenciar o Método Científico do Senso Comum, e assim fica mais fácil para você compreender a importância dos métodos científicos para mandar bem nas provas do do Enem e nos vestibulares!

Veja um resumo de Introdução ao Método Científico com a professora de Biologia Claudia Aguiar, do canal do Curso Enem Gratuito:

Conhecer o mundo, as coisas e os fenômenos com o uso do Método Científico faz parte do dia a dia do mundo das Ciências. A Biologia, por exemplo, é a ciência que estuda os seres vivos ou, mais especificamente, as características dos seres vivos e a maneira como eles interagem entre si e com o meio.

Assim, com o uso dos Métodos Científicos e da coleta de Evidências,  podemos compreender as mudanças dos seres vivos através dos processos evolutivos. Porém, para estudar tudo isso não podemos nos tornar cientistas errantes, como dos filmes e desenhos animados, que simplesmente “descobrem” uma série de novidades.

Os Métodos Científicos

Para chegar a bom resultado nas pesquisas e procedimentos há que se ter método, descrição e organização classificatória para que o conhecimento adquirido tenha validade científica.

Um Método Científico, resumidamente falando, pode ser definido como uma rotina de procedimentos para averiguar uma ideia e chegar a uma conclusão cientificamente aceita.

Existem vários tipos de métodos científicos, mas podemos classificá-los em dois grupos principalmente: métodos dedutivos e métodos indutivos.

Veja o Método Dedutivo

No método dedutivo, o indivíduo faz uma série de observações sobre determinada ocorrência e deduz uma conclusão a partir dessas observações. Neste método, o pesquisador observa generalidades para chegar a conclusões para casos particulares.

Podemos exemplificar os passos do método dedutivo da seguinte maneira: “todas as aves possuem penas, as galinhas têm penas, logos elas são aves.”

Você deve estar pensando “tudo bem, a conclusão está correta”. Mas, veja, se observação sobre as aves fosse a seguinte: “todas as aves voam, as galinhas não voam, logo elas não são aves”.

Observe que a partir dessa observação generalizada chegamos a uma conclusão errônea sobre um caso em particular, pois as galinhas são aves, apesar de não voarem.

Sendo assim, o método dedutivo tem caído em desuso, uma vez que a dedução de uma conclusão a partir de observações depende da interpretação de cada indivíduo.

Dica 1: Que tal revisar também taxonomia e as principais regras de nomenclatura científica? Então veja este super post com vídeo-aulas da Khan Academy e dicas da professora Juliana Santos: https://blogdoenem.com.br/biologia-taxonomia-nomenclatura/

O Método indutivo:

Esse método é praticamente o oposto do método dedutivo. No método indutivo várias hipóteses são testadas, observando um número razoável de casos particulares para chegar a uma conclusão generalizada.

No Método Indutivo a hipótese é testada a partir de uma série de etapas e experimentos controlados para chegar a determinada conclusão.Biologia - Métodos CientíficosAs principais etapas do método indutivo são:

  1. observação de um fato;
  2. formulação de um problema ou uma “pergunta” para algo que precisa ser explicado;
  3. elaboração de hipóteses ou respostas possíveis para o problema levantado;
  4. realização de experimentos para testar a hipótese ou as diferentes hipóteses;
  5. análise dos resultados seguida de conclusão a partir dos dados coletados.

Dessa maneira, segue-se um certo padrão, que valida os resultados e coleta uma série de dados que podem corroborar para comprovar as conclusões. Por tal motivo, o método indutivo, dentre os métodos científicos, é o mais utilizado atualmente.

Resumo sobre a Filosofia das Ciências

Confira agora com o professor Alan Ghedini, do canal do Curso Enem Gratuito, uma síntese sobre como o pensamento humano foi evoluindo em direção ao rigos dos Métodos Científicos.

As dicas do professor Alan

  1. Karl Popper criticou o neopositivismo, que era ligado ao empirismo. Ele defendia que a ciência devia encarar novos desafios e que o mero empirismo não garantia a validade de um conhecimento científico.
  2. A falseabilidade, nesse sentido, consiste na ideia de que a comunidade científica pode falsear uma teoria até então aceita se corroborar para isso.
  3.  Thomas Kuhn defendia que a ciência se desenvolve em saltos, o seja, em revoluções.
  4. A física antes de Newton, por exemplo, era totalmente diferente, assim como antes de Eistein.
  5. A ciência revolucionária é aquela que rompe paradigmas.

As Leis e as Teorias Científicas

Atenção: Para explicar suas conclusões a partir de fenômenos observados, os cientistas utilizam leis e teorias. É importante saber as principais diferenças entre esses termos, veja só:

Leis: As leis são generalizações que descrevem fenômenos regulares que se repetem sob determinadas condições. Podemos ter como exemplo as Leis de Mendel, que descrevem mecanismo de hereditariedade.

Teorias: Muitas pessoas utilizam o termo “teoria” como sinônimo para “hipótese”, o que está errado – cientificamente falando. Hipótese é o termo utilizado para uma possível resposta, não necessariamente correta, para explicar determinado fenômeno.

Já o termo “teoria”, cientificamente falando, é utilizado para designar um conjunto de leis, conceitos e modelos para explicar variados fenômenos. Um exemplo de teoria é o conjunto de conhecimentos obtidos por Darwin para explicar a evolução.

É sempre bom salientar, querido(a) candidato(a), que as teorias e leis postuladas por diferentes cientistas não são verdades absolutas, uma vez que, com os avanços científicos e tecnológicos podem, estas teorias e leis podem novamente ser testadas e reformuladas.

Como surgiram os Métodos Científicos na Química

Veja agora com a professora Larissa, do canal do Curso Enem Gratuito, como a Química avançou a partir do uso dos Métodos Científicos.

Veja as dicas da Larissa:

  1. Mesmo que a Química só tenha surgido enquanto ciência a partir do século XVII, sua história é bastante antiga.
  2. Desde o descobrimento do fogo, passando pela alquimia e chegando na lei da conservação de massas, a trajetória da Química é um assunto que, além de muito interessante, pode te fazer compreender muitas coisas ao seu redor.
  3. Saiba com os Métodos Científicos fizeram toda a diferença!

E aí, gostou dos vídeos e da aula escrita? Beleza! Agora, para completar os seus estudos sobre métodos científicos, veja o resumo que preparamos para você sobre o Método Indutivo.

Responda as 10 questões do Simulado Enem Online de Biologia e veja o que sabe sobre os Métodos Científicos. Se errar, têm dicas para estudar!

Simulado Métodos Científicos

.

\
.
==========

Veja aqui aulões gratuitos de Biologia:

Simulado Enem sobre os Métodos Científicos

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar.

Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Métodos Científicos

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel