Questões sobre Thomas Hobbes

Teste seus conhecimentos sobre Thomas Hobbes com exercícios do Enem e de vestibulares! São 10 questões com gabarito e um resumo para relembrar de suas principais ideias!

Thomas Hobbes é um dos representantes da filosofia política que mais caem nas provas. Sua obra mais famosa, “O Leviatã”, também aparece com frequência. Então não deixe de conferir nosso resumo e lista de questões sobre Thomas Hobbes!

Resumo sobre Hobbes

Thomas Hobbes (1588-1679) foi um filósofo inglês que desenvolveu teorias acerca do absolutismo, regime vigente na monarquia europeia da época. Os reis absolutistas concentravam poderes que hoje são distribuídos entre o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Além disso, considerava-se que os reis eram sagrados e tinham recebido sua autoridade de Deus.

Foi nesse contexto que Hobbes desenvolveu teorias acerca da natureza humana. Para ele, no estado natural (situação em que não haveria uma sociedade estruturada) os seres humanos seriam maus por essência. Por isso, seriam predadores uns dos outros. É daí que vem a famosa frase “o homem é o lobo do homem”.

No estado de natureza, as pessoas somente seriam movidas por paixões e pela agressividade. Hobbes afirma que, caso não saíssem do estado de natureza, os seres humanos acabariam eliminariam a si mesmos.

Com base nessas ideias, Hobbes criou a teoria de que era necessário existir um poder político soberano que concentrasse em si toda a autoridade sobre determinado povo. Esse poder deveria ter a exclusividade do direito de usar a força física para controlar o “lobo interior” do povo.

Portanto, para o filósofo, as pessoas teriam concordado em entregar o poder e o direito à violência para uma instituição. Assim, elas evitariam sua própria destruição. Desse acordo é que teriam surgido os poderosos reis absolutistas. Como consequência, em vez de haver violência de todos contra todos, o Estado é que exerceria a violência para com seu povo.

Na teoria hobbesiana, o Estado teria acumulado tanto poder que poderia ser comparado a um monstro bíblico chamado “Leviatã”. Por isso, ele deu esse nome à sua principal obra.

Importante pontuar que, para Hobbes, uma vez que a transferência do poder do povo para o Estado foi feita, não há como voltar atrás. Dessa forma, o absolutismo seria um sistema irrevogável.

Vídeo sobre Thomas Hobbes

A fim de complementar sua revisão, confira a videoaula do professor Alan. Em seguida, responda à lista de questões sobre Thomas Hobbes.

Questões sobre Thomas Hobbes

.

Questões sobre Thomas Hobbes
Retrato de Thomas Hobbes.

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado Filosofia, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel