A Posição Geográfica do Brasil: resumo Enem com Simulado

Veja a Posição Geográfica do Brasilc, as fronteiras na América do Sul, e as características que determinam o nosso clima, os Biomas e a cobertura vegetal.

A posição Geográfica do Brasil é determinante para as características do país.  Brasil é um país de dimensões continentais. De fato, o vasto território brasileiro é o quinto maior do mundo. Uma série de aspectos físicos do Brasil tem relação direta com essa característica.

Com mais de 8 milhões de Km² de extensão territorial, o Brasil é uma imensidão. Quase metade da América do Sul está em domínios brasileiros.

Com a trajetória para se ter o território brasileiro como se conhece hoje, agora pode-se concentrar nas características que a localização do Brasil no planeta Terra confere ao país. As dimensões do Brasil podem ser medidas pelos pontos extremos do território brasileiros.

Pontos extremos da Posição Geográfica do Brasil

  1. O local mais ao Norte do território brasileiro é o Monte Caburaí, no estado de Roraima, a 5°16’20”N;
  2. Ao Sul, o extremo se localiza no Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul, na latitude 33° 45′ 03″S. Em linha reta, a distância entre esses dois pontos é de 4.394 Km.
  3. A Leste, a Pontas do Seixas, no estado da Paraíba, é o ponto extremo, a uma longitude de 34°47’35”;
  4. A Oeste, a Serra da Contanama no estado do Acre, é o ponto extremo a 73° 59′ 32″O. A distância entre esse pontos é de 4.319 Km.

Diante da pequena diferença entre as distâncias máximas no sentido Norte-Sul e Leste-Oeste, diz-se que o Brasil é um país equidistante. Diferentemente de países como a Rússia que possui extensão longitudinal bem superior a latitudinal. Para aquele país, a consequência disso é que no território russo há 9 fusos horários.

Em termos de posição no planeta Terra, onde estamos?

Primeiramente, o território está localizado quase totalmente no hemisfério Sul (em torno de 93%). No hemisfério Norte, apenas os estados do Amapá e Roraima.

Mesmo assim, nem os dois estados citados estão totalmente no hemisfério setentrional. Quanto a posição longitudinal, está posicionado totalmente a Oeste do Meridiano de Greenwich, portanto, trata-se de um país ocidental.

  1. O Brasil é o único país do mundo que é cortado pela Linha do Equador e por um dos trópicos, nesse caso, o de Capricórnio.
  2. É exatamente isso que faz com que haja uma variedade climática e de ecossistemas bastante grande no país. 92% do Brasil se encontra na Zona Climática Tropical ou Intertropical;
  3. os 8% restantes, estão ao Sul do Trópico de Capricórnio e estão inseridos na Zona Climática Temperada do Hemisfério Sul.
  4. Na realidade, a canção que diz “Moro num país tropical” está quase totalmente correta do ponto de vista geográfico. Só não se aplica aos três estados da região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

Paralelos que cortam o Brasil

Veja no mapa a Linha do Equador, e o Trópico de Capricórnio:2Paralelos importantes que cortam o Brasil: Imagem de satélite com destaque para os paralelos 0° (Linha do Equador) e o trópico de Capricórnio que cortam o território brasileiro.

Aula Gratuita: O Brasil na América do Sul

Veja com o professor Rafael Carrieri um resumo simples e rápido sobre as características do Brasil no seio da América do Sul:

Mandou bem o professor Carrieri. Vamos continuar:

Geologia do Brasil – Estrutura do relevo brasileiro

A estrutura do relevo brasileiro é muito antiga e intensamente desgastada pela erosão, predominando as bacias sedimentares que correspondem a 64% do território brasileiro e 36% de escudos cristalinos, não possuindo dobramentos modernos ou recentes.

Nas formações sedimentares do país podemos encontrar petróleo e carvão mineral enquanto nas áreas cristalinas aparecem os metais preciosos.

Em estruturas sedimentares do Brasil encontramos os importantes combustíveis fósseis (petróleo e carvão mineral). Nas estruturas cristalinas, os metais preciosos são encontrados em grande proporção, como na Serra dos Carajás no Pará e no Quadrilátero Ferrífero em Minas Gerais.

A Classificações do Relevo Brasileiro

Aroldo de Azevedo foi o responsável por criar a primeira classificação do relevo do Brasil, utilizando em sua classificação cotas altimétricas. 11438.pngA partir desse critério, dividiu o relevo brasileiro em 8 unidades (Planalto das Guianas, Planalto Brasileiro que é dividido em Central, Meridional e Atlântico), Planície Amazônica, Litorânea, do Pantanal e Pampeana.

Responda agora ao Simulado da Posição Geográfica do Brasil

 

Posição Geográfica do Brasil

.

.
=====

Escolha  mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Agora, depois de ver tudo sobre a Posição Geográfica do Brasil, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questoes que voce errar.

Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.  É a posição geográfica  de cada curso no ranking das notas de corte!

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fa

zer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. notas de corte do enem horizontal

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito
Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel