Resumo com exercícios sobre o Romantismo no Brasil

Preparamos um resumo com simulado sobre o Romantismo no Brasil. O gabarito sai na hora! Bons estudos e bom desempenho nas 10 questões da lista de exercícios.

O Romantismo no Brasil é um dos temas de Literatura que mais cai nos exames de vestibular e no Enem. Por isso, preparamos um simulado com 10 questões para você avaliar o que sabe sobre o tema. Mas, primeiro, vamos revisar o conteúdo, tudo bem?

Para começo de conversa, o Romantismo nasceu na Europa no final século XVIII. Já no Brasil, ele começou a se desenvolver no século XIX. O movimento tinha como característica a oposição ao classicismo, ao racionalismo e ao Iluminismo. Veja agora no resumo para gabaritar geral nas provas.

O Romantismo foi a primeira escola a romper com os valores clássicos (séculos XV e XVI). Uma das primeiras tentativas de rompimento com o Classicismo foi o movimento Barroco (século XVII), que não obteve êxito.

Sua influência não foi somente literária, pois se manifestou na pintura, na música, na arquitetura e na política da época.

O que é um romance?

Veja agora um resumo com a professora Camila Zuchetto Brambilla, do canal do Curso Enem Gratuito:

A escola do Romantismo se definiu a tudo a que se opusesse ao clássico, assim as novas obras que surgiam com características diferentes ao Clássico eram consideradas como Românticas. Assim, surgem o “romance de cavalaria, romance sentimental, romance pastoral”, na Europa. O romance foi considerado o sucessor da epopeia, tão presente nas obras Clássicas.

O Romantismo, como podemos perceber, supervaloriza o sentimentalismo, com suas emoções pessoais e de certa forma egocêntrica. Quando os personagens, o eu lírico, não consegue atingir seus objetivos é tomado por grande frustração e tédio, pois se vê derrotado.

No Brasil, a poesia e a prova do movimento Romântico tinha como características principais: presença de um amor platônico com um sentimentalismo exacerbado; idealismo da mulher amada; subjetivo; indianista, que colocava o índio como tema; nacionalista e ufanista; cultismo à natureza; egocêntrico; liberdade formal e religiosidade.

A prosa romântica brasileira nasceu de um projeto literário que tinha o intuito de traçar um panorama da história e da cultura do país. Seu principal romancista foi o cearense José de Alencar (1829 – 1877), autor de romances históricos, indianistas, regionalistas e urbanos, como Iracema.

Além dele, outros autores se destacaram na prosa como Joaquim Manoel de Macedo (1820 – 1882), autor de A Moreninha, e Manuel Antônio de Almeida (1831 – 1861), autor de Memórias de um Sargento de Milícias, com narrativas que retratavam os costumes da época.

Aspectos gerais do Romantismo

Veja as principais características do Romantismo nesta aula de literatura brasileira com o professor Anderson da Silva: o sonho de liberdade, o sentimentalismo, a idealização da mulher e do índio, e a denúncia contra a escravidão.

Simulado sobre o Romantismo no Brasil

Agora, resolva o nosso simulado e teste o que você sabe sobre o Romantismo no Brasil. Boa sorte!

.

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Simulado Literatura
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel