O Diagrama de Fases: resumo Enem de Química com simulado

Veja uma delícia de revisão com aula gratuita sobre o Diagrama de Fases da Água, e como tudo se altera de acordo com as CNTPs (Condições Normais de Temperatura e Pressão). Vem!

Você sabia que a patinação no gelo pode ser explicada pelo Diagrama de Fases da água? Veja o conhecimento e as fórmulas que o Diagrama de frases requer para você resolver as que4stões e mandar bem na Química do próximo Enem!

O Diagrama de Fases

A fase na qual uma substância se apresenta depende de suas condições de pressão e temperatura. Desta forma, para cada substância dizemos que há pares de valores dessas duas variáveis que correspondem à fase sólida, pares que correspondem à fase líquida e par que corresponde à fase gasosa.

Caso os possíveis pares de valores sejam lançados em um diagrama cartesiano, no qual se coloca em ordenadas (eixo x) a pressão e em abscissas (eixo y) a temperatura, obteremos, para um dado volume da amostra da substância, o diagrama de fases da substância.

Dica 1 – O que mais cai em Química nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

O Diagrama de fases: É um gráfico de pressão de uma substância em função de sua temperatura. É um modo simples de expressar como a pressão e a temperatura influenciam nas mudanças de fase de uma substância química.

Química - Diagrama de fasesDiagrama de fases de uma substância

Como funciona o Diagrama de Fases

curva de fusão(curva 1) limita as regiões das fases sólida e líquida;
curva de vaporização (curva 2): limita as regiões das fases líquida e gasosa;
curva de sublimação (curva de 3 até T): limita as regiões das fases sólida e gasosa.

O ponto T: É um ponto comum às três curvas e é denominado ponto triplo ou ponto tríplice, neste ponto as três fases – sólido líquido e gasoso, estão em equilíbrio.

Quer mandar bem nas provas do Enem e dos vestibulares? Assista agora uma super videoaula do Curso Enem Gratuito. É simples e rápida para você entender o DIagrama de Fases.

As dicas do professor Marcelo:

  1. A pressão é outro fator que pode alterar o estado físico de uma substância.
  2. Para exemplificar o fator “pressão”, vamos pensar no botijão de gás. Dentro do botijão, ao contrário do que seu nome diz, não encontramos gás, mas sim um líquido (GLP – gás liquefeito de petróleo).
  3. Isso porque o gás foi pressionado para dentro desse recipiente, espremido lá dentro.
  4. Dessa maneira, a pressão exercida pelo recipiente faz com que as moléculas do gás fiquem muito próximas.
  5. Assim, elas acabam tento maior atração umas sobre as outras, fazendo com que o gás se torne líquido.
  6. Na aula acima o prof Marcelo te ensina a interpretar um diagrama de pressão X temperatura. Veja agora.

 

Vamos conhecer o diagrama de fases de uma das substâncias bastante conhecida por todos? É isso ai, estamos falando da água…

O Diagrama de fases da água

Algumas substâncias ditas anômalas fogem da regra que quanto mais alta for a pressão exercida sobre uma substância, maior será a temperatura de mudança de fase, sendo ela fusão, solidificação ou sublimação. Para essas substâncias tal regra não se aplica, pois quanto maior for a pressão sobre elas, mais baixa passa a ser a temperatura de fusão.

Sendo assim, o diagrama de fases da água é representado da seguinte maneira:Química - Diagrama de fases

De olho nas dicas:

  1. A água congela a 0ºC e entra em ebulição a 100ºC. Porém, será que a água vai mudar de fase sempre nessas duas temperaturas? Não!
  2. – Aquelas mudanças  ocorrem somente quando a água está no estado normal de temperatura e pressão (1atm). Caso a pressão se altere, essa temperatura de fusão e de ebulição também vai mudar.
  3.  Podemos ver essas mudanças no diagrama de pressão X temperatura. Observe a interpretação do professor no primeiro vídeo. Ele exemplifica, mostrando o que representa cada curva no Diagrama de Fases
  4.  O ponto T do diagrama corresponde ao ponto triplo, no qual a substância estará nos 3 estados ao mesmo tempo.
  5.  A linha pontilhada corresponde à temperatura crítica.
  6. A partir dela, a substância não sofre mais mudança de fase e permanece sendo gás.
  7.  Como isso ocorre com uma substância anômala? Nesse caso, o diagrama tem um comportamento diferente. Veja a explicação do professor no vídeo.


Entenda o Diagrama de fases da água

  • – Podemos observar no diagrama acima que quando a pressão é 1 atmosfera, a fusão do gelo se dá a uma temperatura de 0 ºC. Entretanto, quando a pressão exercida é de 8 atmosferas, o gelo se funde a uma temperatura mais baixa, cerca de -0,06 ºC.
  • Se você observar o diagrama da água e compará-lo com o de outra substância, perceberá que a linha delimitadora entre as fases sólidas e líquidas apresenta uma inclinação para esquerda.
  • Mas o que quer dizer essa inclinação?
  • Ela quer dizer que é possível fundir a água por meio de um simples aumento de pressão.
  • Ahhh agora sim! É por isso que podemos patinar no gelo?
  • É isso mesmo! Quando os patins deslizam sobre o gelo, a pressão exercida pela lâmina na superfície faz o gelo derreter. Química - Patinação no gelo e o Diagrama de fasesPortanto, na realidade os patins deslizam sobre uma fina película de água líquida, e não sobre a água sólida.

Agora, veja um exercício resolvido sobre Diagrama de Fase:

Dica 2– Complemente seus estudos acessando o nosso Blog do Enem e conferindo um super-resumo preparado especialmente para você sobre as reações de neutralização. Não deixe de estudar! https://blogdoenem.com.br/quimica-reacao-neutralizacao-2/

E ai? Deu para relembrar sobre diagrama de fases? Vamos testar? Que tal resolver um desafio?

Responda as 10 questões do Simulado Enem Online de Química sobre o Diagrama de Fases para refrescar a memória e acertar todas as questões hora da prova! Se errar, têm dicas para estudar!

Diagrama de Fases

.

.
==

Veja aqui aulões gratuitos de Química:

Resumo e Simulado de Química sobre O Diagrama de Fases

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel