Questões sobre ética

Teste seus conhecimentos sobre ética com exercícios do Enem e vestibulares! São 10 questões com gabarito e um resumo para lembrar do pensamento de teóricos do tema!

Ética é um dos conceitos que mais aparecem nas questões de Ciências Humanas no Enem. Por isso é um assunto que você não pode deixar de fora da sua revisão. Confira nosso resumo e teste seus conhecimentos com nossa lista de questões sobre ética!

Resumo sobre ética

A ética é parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes na sociedade.

Antiguidade Clássica

O estudo da ética iniciou na Grécia por volta do século V a. C. Umas das primeiras reflexões filosóficas sobre as questões morais foi protagonizada por Sócrates, que almejava estabelecer juízo crítico racional para distinguir a verdadeira virtude via dialogo e reflexão.

Seu discípulo, Platão, foi influenciado por esta ideia. No entanto, pensava também que os conceitos morais deveriam residir simultaneamente no indivíduo e na cidade como meio de alcançar a felicidade. Além disso, Platão entendia que uma pessoa só pode tomar decisões corretas quando a parte racional da sua alma fala mais alto.

Nesse sentido, e de maneira geral, para os gregos a ética visava alcançar felicidade. Isso pode ser visto em “Ética a Nicômaco”, o primeiro tratado de ética do Ocidente e que foi escrito por Aristóteles.

Ética na filosofia moderna

Avançando no tempo, podemos chegar até a Idade Moderna com Immanuel Kant. Para ele, a ética atenua a importância da felicidade em relação às ações morais que praticamos. Todavia, Kant acreditava que a moralidade vigente não deve impor ao indivíduo o que ele deve fazer, mas sim o indivíduo deve impor a si mesmo uma moral. Ora, desse ponto de vista a moral transcende à história, à cultura e à tradição.

Questões sobre ética - Immanuel Kant
Retrato de Immanuel Kant

Portanto, Kant valoriza a autonomia, já que coloca o indivíduo na posição de legislador da sua própria mora em detrimento de uma moral exterior. Assim sendo, todos nós somos capazes de pensar como devemos agir. A moral, na perspectiva kantiana, tem como base a lei determinada pelo próprio indivíduo, que agirá de maneira correta porque é seu dever, enquanto sujeito racional, fazê-lo.

Por fim, chegamos ao século XIX com John Stuart Mill. Para ele, a ética se pauta na ideia de que todas as ações morais têm como meta a utilidade em vista da realização da felicidade. Dessa forma, a utilidade é o critério que deve orientar a escolha da ação moral.

Vídeo sobre ética

Antes de partir para as questões de ética, não deixe de conferir o resumo do professor Marciel do canal do Curso Enem Gratuito:

Questões sobre ética

Por fim, teste seus conhecimentos com questões do Enem e vestibulares:

.

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado Filosofia, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel