Grécia Antiga: lista de exercícios e resumo

Revise o conteúdo de civilização grega e teste os seus conhecimentos de História com exercícios do Enem e vestibulares sobre a Grécia Antiga!

O rico legado cultural grego deixou marcas simbólicas e permanentes em toda a história da sociedade ocidental. Por isso, é muito importante conhecer a história da civilização da Grécia Antiga. Além disso, é um dos conteúdos de História que mais cai no Enem. Então teste seus conhecimentos com exercícios sobre Grécia Antiga e confira nosso resumo!

Resumo sobre a Grécia Antiga

Quando se fala da história da Civilização da Grécia Antiga é importante lembrar que ela se divide em cinco períodos:

  1. Pré-homérico;
  2. Homérico;
  3. Arcaico;
  4. Clássico;
  5. Helenístico.

Em seguida, vamos revisar rapidamente cada um deles.

Períodos Pré-Homérico, Homérico e Arcaico

O período Pré-Homérico vai de 2000 a. C. a 1200 a. C. e é quando se inicia o povoamento grego. No início do período, os cretenses dominavam comercialmente o Mar Egeu. No entanto, começam a sofrer com as invasões indo-europeias, até a invasão dos Dórios que coloca em saque a vida urbana na Grécia.

É quando a Grécia entra no segundo período, o Homérico, onde vamos ter a formação dos genos. Os genos eram comunidades rurais chefiadas por uma espécie de patriarca e cujo laço de pertencimento ao grupo é o laço de parentesco. O período Homérico vai de 1200 a. C. até 800 a. C.

Depois que os Dórios acabam se instalando no sul da Grécia (onde vão fundar mais tarde Esparta), temos um período de relativa paz e crescimento demográfico. Os genos começam a entrar em guerra, o que leva a uma formação cada vez mais complexa da sociedade. É assim que surgem as cidades-estados gregas, já no período Arcaico (800 a. C. a 500 a. C.). 

Mapa da Grécia Antiga
Fonte: AZEVEDO, Gislane Campos; et al. História em movimento. 2. ed, vol. 1. São Paulo: Ática, 2013.

Apesar de hoje nós chamarmos a união de todas as cidades-estados de civilização grega, não havia uma coesão política entre as pólis. Elas estavam espalhadas por todo o litoral o Mar Mediterrâneo, do Mar Egeu e do Mar Negro. Portanto, existiam barreiras geográficas e políticas que as separavam.

Esse agrupamento se deve à sua origem e traços culturais em comum. Mas as diferenças eram importantes, tanto que em vários momentos as cidades-estados entraram em conflito. As duas que mais se destacaram na Antiguidade foram Atenas e Esparta.

Videoaula sobre Grécia Antiga

Para entender melhor como foram os períodos Pré-Homérico, Homérico e Arcaico, confira a videoaula completa do professor Felipe:

Em seguida você confere os exercícios sobre Grécia Antiga. Mas, o conteúdo não para por aqui! Logo depois das questões tem mais resumo sobre os períodos Clássico e Helenístico. Não deixe de conferir!

Exercícios sobre Grécia Antiga

Saiba como o conteúdo de Grécia Antiga aparece nas questões do Enem e de vestibulares:

.

Períodos Clássico e Helenístico

Na primeira parte deste resumo você viu o que rolou nos períodos Pré-Homérico, Homérico e Arcaico da Grécia Antiga. Em seguida, vamos saber o que aconteceu de mais importante nos períodos Clássico e Helenístico da Civilização da Grécia Antiga. Para começar, confira a videoaula do professor Felipe:

O período Clássico tem início com a guerra entre o Império Persa e as cidades gregas. Os persas estavam em expansão em direção ao leste do mar Egeu, uma área colonizada pelos gregos. Nesse contexto, Atenas lidera uma aliança militar de cidades gregas, a chamada Liga de Delos.

Por meio dessa aliança, as cidades participantes deveriam contribuir com impostos e oferecer navios para que os gregos se unissem e vencessem a guerra, o que de fato aconteceu. 

Ao fim, Atenas está completamente destruída. A cidade foi invadida e incendiada pelos persas. Quem governa Atenas e reconstrói a cidade é Péricles, que mantém o controle da cidade sobre a Liga de Delos.

Terminada a guerra, não fazia mais sentido haver essa liga. Contudo, Atenas permanece cobrando impostos das cidades gregas, por meio dos quais se reconstrói. Nesse período, importantes obras são construídas, marcando esse momento de esplendor cultural.

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Simulado História, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel