Reprodução Assexuada – Resumo de Biologia Enem com Simulado

Cissiparidade, divisão binária, bipartição... Sabe o que é reprodução assexuada e quais são os seus tipos? Revise este assunto aqui para se dar bem nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares. Teste seus conhecimentos com o Simulado Enem Online de Biologia e veja o que errou na hora que responder a questão.

reprodução é uma característica inerente a todos os seres vivos. É a característica que permite a continuidade das espécies e a transmissão de características hereditárias.Mas quando falamos em reprodução assexuada, você sabe do que se trata?

Geneticamente falando, podemos agrupar todos os tipos de reprodução em dois tipos principais: a reprodução sexuada e a reprodução assexuada.

Simplificadamente, a reprodução sexuada é aquela em que ocorre mistura de material genético de dois indivíduos. Já a reprodução assexuada ocorre quando o indivíduo se reproduz sozinho, sem, portanto, misturar material genético. É um tipo de reprodução mais simples, mas não menos importante!

A Reprodução Assexuada permite a rápida proliferação de seres vivos com baixo gasto energético. Ela pode ser dos seguintes tipos:

  1. Cissiparidade, Divisão binária ou Bipartição;
  2. Fragmentação ou Fissão;
  3. Brotamento ou Gemiparidade;
  4. Gemulação;
  5. Esporulação;
  6. Estrobilização;
  7. Multiplicação;
  8. Partenogênese.

Resumo Gratuito sobre Reprodução Assexuada

Veja com a professora Juliana Evelyn Santos as dicas rápidas para você compreender bem a Reprodução Assexuada, e depois continue com a aula completa.

Como dito anteriormente, a reprodução assexuada é uma reprodução em que o individuo se reproduz sozinho, sem misturar seu material genético com outro organismo.

Por tal motivo, a reprodução assexuada é considerada uma reprodução agâmica, ou seja, ocorre sem a presença de gametas. Sendo assim, os indivíduos resultantes desse tipo de reprodução são geneticamente clones do indivíduo que iniciou a reprodução. Isso leva a uma baixa variabilidade genética.

Características da Reprodução Assexuada

Vantagens da reprodução assexuada: A reprodução sexuada, por não exigir a busca por parceiros, na maioria das vezes, demanda menos tempo e energia do que a reprodução sexuada. Isso ocorre, pois o indivíduo que a pratica não precisa gastar energia e tempo para procurar um parceiro sexual e conquistá-lo.

Essa economia de tempo e energia permite, por exemplo, que um indivíduo que pratique reprodução assexuada se reproduza mais vezes e produza mais descendentes ao longo de sua vida.

Desvantagens da reprodução assexuada: Como os indivíduos produzidos por reprodução assexuada são clones de seus genitores, a população terá baixa variabilidade genética. Dessa maneira, a população terá menores chances de sobreviver a possíveis mudanças ambientais.

Não entendeu? Então pense no seguinte exemplo:  Você pega uma dor de garganta das bravas! Vai ao médico e descobre que a dor é causada por uma infecção de bactérias. Essas bactérias se reproduziram rapidamente em sua garganta através de reprodução assexuada.

Logo, provavelmente todas as bactérias serão geneticamente iguais. Assim, se o antibiótico que seu médico receitou matar uma bactéria, todas elas morrerão, pois sendo todas geneticamente iguais, todas serão suscetíveis ao antibiótico.

Há variabilidade genética em indivíduos que se reproduzem assexuadamente? Sim! Mas a variabilidade neste caso, não se deve à mistura de material genético de dois indivíduos, mas sim, à mutações que podem aparecer ao acaso.

Então, pense no exemplo anterior: e se uma ou duas bactérias daquelas que estavam em sua garganta tivessem sofrido uma mutação que fizesse com que fossem resistentes ao antibiótico? Elas sobreviveriam e poderiam continuar a população!

Depois de alguns dias, sua garganta poderia estar novamente colonizada e sua dor de garganta voltaria!Com o Simulado Enem Online de Biologia sobre reprodução assexuada você garante o sucesso na hora da prova. Se errar, têm dicas para estudar. Ao final, você confere o seu desempenho e pode compartilhar o resultado com os amigos.

 

Simulado Reprodução Assexuada

.

.
=========

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois desse simulado sobre a reprodução assexuada, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar.

Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel