Lista de exercícios sobre DNA e RNA – Biologia Enem
Relembre do conteúdo sobre os processos de duplicação, transcrição e tradução e teste os seus conhecimentos com exercícios do Enem e vestibulares sobre DNA e RNA!
Os conteúdos de Biologia que caem no Enem são relativamente previsíveis. Há temas que se repetem ao longo dos anos, como, por exemplo, citogenética. E, para entender esse ramo da biologia, é essencial que você compreenda todos os processos envolvendo o DNA e RNA: estruturas, duplicação, transcrição e tradução.
Por isso, preparamos um resumo sobre o assunto e uma lista de exercícios sobre DNA e RNA que já caíram no Enem e nos vestibulares! Comece pela síntese da professora Juliana Evelyn Santos, diferenciado DNA de RNA. Depois, leia o texto de apoio para fazer os exercícios.
O DNA, ou ácido desoxirribonucleico, é a molécula que carrega nossas características genéticas. É ele quem determina a nossa “coleção” de proteínas e, dessa maneira, influencia nas características de cada ser vivo.
A molécula de DNA é formada por uma sequência de nucleotídeos organizados em dois filamentos torcidos em uma dupla-hélice. Cada nucleotídeo se constitui por um açúcar de 5 carbonos (a desoxirribose, no DNA e a ribose no RNA), um radical do ácido fosfórico (o fosfato) e um composto cíclico de com nitrogênio (a base nitrogenada).
Existem cinco tipos de bases nitrogenadas: adenina (A), guanina (G), citosina (C), timina (T) e uracila (U), sendo que esta última está presente apenas no RNA. Essas moléculas são responsáveis pela formação dos genes.
A ligação entre os dois filamentos se dá pelas bases nitrogenadas ligadas por pontes de hidrogênio – os pares de bases. Os filamentos formam-se por nucleotídeos unidos por uma ligação entre o grupamento fosfato de um e a pentose de outro. Por conta das características químicas de cada base nitrogenada, elas se ligarão em pares da mesma maneira: A-T, C-G.
Assim, em uma molécula de DNA, sempre teremos quantidades equivalentes de A/T e C/G. Para entender melhor esta estrutura, veja a imagem a seguir:O código genético é formado uma sequencia de bilhões de pares de bases. Isso quer dizer que a “receita” das proteínas que devem formar o nosso corpo está na sequencia de pares de bases nitrogenadas do nosso DNA. As partes do DNA que produzem determinadas características chamam-se genes.
O RNA é a molécula responsável por controlar e “colocar em prática” a síntese de proteínas. É formado por um filamento único de nucleotídeos, no qual o açúcar é a ribose e as bases nitrogenadas são a adenina (A), guanina (G), citosina (C) e uracila (U).
Veja a imagem a seguir que ilustra a estrutura do RNA:
Videoaula sobre DNA e RNA
Antes de partir para os exercícios sobre DNA e RNA, confira a aula da professora Juliana sobre o assunto! Ela fala sobre a estrutura dessas duas moléculas, o que são nucleotídeos e sobre os diferentes tipos de RNA:
As nossas células precisam tirar cópias de si mesmas. Nesses casos, o DNA precisar ser duplicado. Esse processo ocorre com o auxílio de várias enzimas que irão quebrar as pontes de hidrogênio, separando os dois filamentos da dupla hélice.
Em cada filamento exposto, novos nucleotídeos serão encaixados (obedecendo ao emparelhamento A-T / C-G) com o auxílio da enzima DNA-polimerase. Dessa maneira, temos duas moléculas de DNA a partir de uma.
Como cada uma das moléculas resultantes terá um filamento da original, dizemos que a duplicação do DNA é semiconservativa. Para entender melhor o processo, veja a imagem a seguir:
Tipos de RNA
Assim como o DNA, o RNA também passa por um processo de “reprodução” dividido em duas etapas: a transcrição e a tradução. Mas antes de entendermos como isso ocorre, é preciso conhecer os 3 tipos de RNA.
RNAm – RNA mensageiro: a molécula de DNA é enorme. Ela possui a “receita” para as proteínas, mas tirar ela do núcleo e levar até o citoplasma onde as proteínas são produzidas seria inviável. É aí que entra o RNAm. Ele transcreve partes do DNA e leva a “mensagem” contida nelas do núcleo para o citoplasma.
RNAt – RNA transportador: possui três bases nitrogenadas expostas (o códon, que corresponde a um aminoácido) e transporta aminoácidos que serão utilizados para produzir as proteínas.
RNAr – RNA ribossômico: participa da construção dos ribossomos (organelas citoplasmáticas responsáveis pela produção de proteínas).
Transcrição do RNA
Para formar um RNAm, enzimas irão quebrar as pontes de hidrogênio que ligam as bases nitrogenadas do DNA.
Depois, seguindo o código do DNA, a RNA-polimerase irá encaixar os nucleotídeos que formam o RNA.
Mas, fique atento! O RNA não possui timina (T). Por isso, sem a timina (T), quando a RNA-polimerase encontra uma adenina (A) ela irá encaixar uma uracila (U).
Tradução do RNA
Traduzir o RNA significa transformar uma sequência de genes presentes no RNA para uma sequência de aminoácidos em uma proteína.
Cada três letras (bases nitrogenadas) do RNA correspondem a um códon, que é o código corresponde para um aminoácido.
Por fim, com o auxílio do ribossomo e dos RNAt, os aminoácidos são ligados na sequência correta, formando as proteínas.
Exercícios sobre DNA e RNA
Agora chegou a hora de responder aos exercícios sobre DNA e RNA. Se você ainda ficar com dúvidas, não deixe de consultar o conteúdo no final da lista de questões! Você vai entender como ocorre a duplicação do DNA e os processos de transcrição e tradução do RNA.
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média
Sua pontuação
Categorias
Sem categoria0%
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
1 pontos
(Questão) Um trecho de uma das cadeias da molécula de DNA tem a seguinte sequência de bases nitrogenadas:
Abaixo, temos os códons correspondentes a quatro aminoácidos:
Suponha que, em um caso de mutação, a terceira base daquele trecho de DNA, que se encontra sublinhada (A), seja substituída pela base Guanina. Essa nova situação
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre DNA e RNA e garanta o acerto na hora da prova.
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
1 pontos
(Questão)
MVPT, feminino, com 33 anos de idade, procurou o ambulatório de otorrinolaringologia do Hospital Universitário Lauro Wanderley (PB), com queixa de odinofagia (dor de garganta) e febre há um mês. Durante a anamnese mostrou-se bastante prostrada e ansiosa com a persistência de suas queixas. O médico prescreveu o quimioterápico ciprofloxacina de 12 em 12 horas por 10 dias. Essa droga apresenta, como mecanismo de ação, a inibição da enzima topoisomerase denominada girase; assim pode-se afirmar que essas drogas:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre DNA e RNA e garanta o acerto na hora da prova.
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
1 pontos
(Questão)
Observe atentamente os produtos a seguir.
É correto afirmar-se que
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre DNA e RNA e garanta o acerto na hora da prova.
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
1 pontos
(Questão) Considere hipoteticamente dois indivíduos humanos, conforme dados a seguir.
Pessoa A Condição: Câncer de pele – detectado na paciente aos 52 anos de idade. A paciente desconhece casos de câncer de pele em familiares próximos. Relata que quando mais jovem não se protegia da exposição solar e que na atualidade submeteu-se a sessões de bronzeamento artificial em câmaras de raios ultravioleta.
Pessoa B Condição: Cegueira desde o nascimento. No primeiro mês de gestação, foi detectado que a mãe apresentou infecção pelo protozoário Toxoplasma gondii, causador da toxoplasmose.
Acerca dos casos apresentados pelas pessoas A e B, tem-se o seguinte:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre DNA e RNA e garanta o acerto na hora da prova.
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
1 pontos
(Questão)
Herpes é uma doença caracterizada pelo aparecimento de vesículas e que pode se manifestar como herpes simples ou como herpes-zóster. No herpes simples, as vesículas podem estar localizadas nos lábios ou na genitália. No caso do herpes-zóster, popularmente conhecido como cobreiro, as vesículas acompanham o traçado das raízes nervosas.
Analise as afirmativas abaixo sobre o herpes.
I. O herpes-zóster e o herpes genital são causados pelo mesmo vírus. II. Os vírus causadores do herpes são capazes de fazer o ciclo lítico. III. Os vírus causadores do herpes são parasitos intracelulares obrigatórios. IV. O vírus causador do herpes labial possui DNA e RNA como ácidos nucleicos.
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre DNA e RNA e garanta o acerto na hora da prova.
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
1 pontos
(Questão)
Nas células ocorrem reações químicas para a síntese de moléculas orgânicas necessárias à própria célula e ao organismo. A figura mostra a reação química de formação de uma estrutura molecular maior a partir da união de três outras moléculas menores.
(Jane B. Reece et al. Campbell biology, 2011. Adaptado.)
Esta reação química ocorre no interior da célula durante a
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre DNA e RNA e garanta o acerto na hora da prova.
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
1 pontos
No bloco superior abaixo, são citados processos relacionados à síntese proteica; no inferior, seus eventos característicos. Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.
1. Transcrição 2. Tradução
( ) A síntese de RNA, a partir do DNA, é catalisada pela polimerase do RNA. ( ) O RNAt que transporta o aminoácido metionina emparelha-se com um códon AUG, presente na molécula de RNAm. ( ) O sítio P é sempre ocupado pelo RNAt que carrega a cadeia polipeptídica em formação. ( ) A região promotora é uma sequência de bases nitrogenadas do DNA que determina o local de encaixe da polimerase do RNA.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre DNA e RNA e garanta o acerto na hora da prova.
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
1 pontos
(Questão)
“Existem muitas controvérsias na comunidade científica a respeito do vírus ser ou não um ser vivo. Muitos autores consideram que a vida se originou do RNA, pois, a partir destas moléculas são formadas novas quantidades dela mesma. Em 1960, o físico alemão Manfred Eigen, ganhador de um prêmio Nobel, descobriu que era possível a replicação de RNA in vitro. O RNA, portanto, tornou-se um grande candidato à condição de supermolécula da vida primitiva, capaz de se replicar e sofrer mutações, albergando genes codificadores de enzimas e outras proteínas. Essa molécula, denominada RNA de Eigen, é muito semelhante ao vírus, pois se encontra na fronteira entre o químico e o biológico. Uma das hipóteses da origem do vírus, denominada teoria dos Elementos subcelulares, é de que o vírus seria proveniente de uma molécula de RNA. Uma outra hipótese defende que o vírus teria se originado de seres unicelulares de vida(…).”
(Paulo Roberto Soares Stephens; Maria Beatriz Siqueira Campos de Oliveira; Flávia Coelho Ribeiro; Leila Abboud Dias Carneiro. Conceitos e Métodos para a Formação de Profissionais em Laboratórios de Saúde. Virologia, capítulo 2.)
Sobre os vírus, é INCORRETO afirmar que
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre DNA e RNA e garanta o acerto na hora da prova.
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
1 pontos
(Questão)
Considere as seguintes afirmações:
I. Doenças como Zika, Dengue, Febre Amarela e Hepatite C são causadas por vírus. II. Os vírus não necessitam de células hospedeiras para a reprodução, apenas para a produção de proteínas, já que não possuem organelas. III. O material genético viral pode ser DNA de fita dupla, DNA de fita simples, RNA de fita dupla ou RNA de fita simples, dependendo do tipo de vírus.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre DNA e RNA e garanta o acerto na hora da prova.
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
1 pontos
(Questão)
Analise as proposições, em relação aos Ácidos Nucleicos, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) Os ácidos nucleicos são moléculas gigantes formadas por unidades chamadas de nucleotídeos. ( ) O RNA transportador é formado a partir de regiões específicas do DNA. ( ) O RNA ribossômico associado com proteínas forma os ribossomos. ( ) O DNA apresenta-se altamente condensado nas células procarióticas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre DNA e RNA e garanta o acerto na hora da prova.
.
=
E aí, como foi o seu desempenho? Em seguida você pode conferir um resumo sobre os processos de duplicação, transcrição e tradução. Assim você vai mais preparado para as provas!
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.
Blog do Enem - Dicas e conteúdos gratuitos sobre Enem, Fies, Prouni, Sisu, Pronatec e Vestibular.
O Blog do Enem tem Apostilas Enem Gratuitas, Notas de Corte no Sisu, Critérios para Financiamentos pelo Fies, para Bolsas de Estudo pelo Prouni e pelo Pronatec, e ainda traz Dicas sobre o que mais cai nas provas e na Redação do Enem e no Vestibular.