Características Gerais dos Seres Vivos – Biologia Enem

Veja como distinguir um ser vivo de um ser inanimado. Aprenda as Características Gerais dos Seres Vivos. É tema frequente em Biologia no Enem e nos Vestibulares. Abaixo.

As provas objetivas do Enem são realizadas por Áreas (ou eixos). A Biologia no Enem está junto com a Química e a Física, na Área das Ciências da Natureza. É ali que estão as questões onde caem as Características Gerais dos Seres Vivos. Você sabe como distinguir um ser vivo de um ser inanimado? Se ainda não, aprenda aqui, e revise agora tudo sobre os seres vivos e suas características gerais, em Biologia Enem.

biologia no Enem Biologia Enem: Você algum dia já parou e se perguntou “qual o conceito da palavra vida”? Pare por alguns minutos e pense. Difícil de responder não é? “Vida” vem do latim Vita e tem vários significados. Pode significar o espaço de tempo entre o momento da concepção e a morte, como também tem inúmeros conceitos baseados em ciência, religião, música entre outros.

Em Biologia Enem, existem diferentes formas de vida que podem se basear na forma ou de obtenção de alimento pelos organismos, ou de utilização de oxigênio e ou de temperatura.

Biologia Enem

A composição química dos organismos vivos também é um ponto peculiar e imprescindível de conhecer para garantir uma ótima nota no Enem 2013. Analisando a constituição dos seres vivos, são encontrados principalmente Nitrogênio (N), Carbono (C), Hidrogênio (H), Oxigênio (O), Fósforo (P) e Enxofre (S), que somam cerca de 98% da massa corporal destes. Como forma de memorização, é usado o macete “NCHOPS“.

Biologia Enem

Esses elementos compõem substâncias inorgânicas, como água e sais minerais, e substâncias orgânicas como os carboidratos, lipídios, proteínas, ácidos nucleicos e vitaminas.

Dica 1 – Veja os 10 temas que mais caem nas questões de Biologia no Enem e no vestibular. Revisão gratuita com vídeos para os tópicos top 10 que mais caem nas provas: https://blogdoenem.com.br/biologia-temas-enem-vestibular/

Agora que já entendemos quais as formas de vida existentes, quais os elementos que compõem todos os seres vivos, vamos abordar quais as 7 características em comum entre eles:

Biologia Enem: CÉLULA.

Todos os seres vivos são formados por células. Pode ser uma única, sendo chamado de unicelular, como as bactérias, protozoários, as algas unicelulares e as leveduras. Ou são constituídos de mais de uma célula, considerado multi ou pluricelular. São elas que fornecem ao organismo a capacidade de auto-duplicação, sendo assim a unidades estrutural e funcional dos organismos vivos. Para entender melhor a função das células no organismo, pense em uma casa: os tijolos utilizados para a construção desta casa são as células. As células, em geral, possuem tamanho tão pequeno, mas dentro delas ocorrem inúmeros processo que são fundamentais para manter a vida.

Para garantir o sucesso na prova de Biologia Enem não esqueça que os vírus são uma exceção, pois não são formados por células, portanto denominados acelulares. 

Dica 2 – Já escolheu seu curso? Não fique preso em “Medicina ou Engenharia”. Há diversas possibilidades para você se realizar e ganhar um bom dinheiro. Veja aqui as 10 profissões com maior chance de sucesso no Brasil: https://blogdoenem.com.br/enem-emprego/

Biologia Enem: METABOLISMO

Todos os seres vivos têm metabolismo próprio. Isso quer dizer que nele ocorrem reações que o faz suprir todas as necessidades. Resumidamente, podemos entender por metabolismo o conjunto de processos que permitem a um ser vivo obter energia, formar e renovar suas estruturas, crescer e se desenvolver.

Um exemplo de atividade metabólica é a respiração celular. Nesse caso, um determinado nutriente é degenerado permitindo a manutenção de suas atividades vitais.

 Apostila Enem Gratuita  Enem - Exame Nacional do Ensino Médio Dica 3 – Quer mandar bem no Enem e no Vestibular? Estude aqui com as apostilas gratuitas que o Blog do Enem selecionou para você: https://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

Biologia Enem: REPRODUÇÃO

Todos os indivíduos para serem considerados seres vivos precisam ter capacidade de se reproduzir, produzindo descendentes semelhantes. É por meio da reprodução que uma espécie de ser vivo continua existindo.

A reprodução pode ser assexuada, processo o qual não ocorre “mistura” de material genético entre células. Isso resulta em descendentes geneticamente iguais entre si e ao indivíduo que lhes deu origem. Ou reprodução sexuada e nesta ocorre troca de material genético.

Biologia Enem: HEREDITARIEDADE

Para haver hereditariedade, é necessário que ocorra certa semelhança entre ascendentes (geração parental) e descendente (geração filial), através da transferência de material genético, orientando a formação, desenvolvimento e manutenção deste.

Biologia Enem: EVOLUÇÃO

A evolução é o processo pelo qual os seres vivos se transformam ao longo do tempo. Este pode ocorrer de várias maneiras, entre elas: a mutação; a adaptação dos animais e plantas ao ambiente em que foram impostas; e a seleção natural.

Um exemplo clássico de evolução por seleção natural é o das mariposas de Manchester. Com o escurecimento do tronco das árvores, depois da instalação de fábricas próximas ao bosque, o número de mariposas escuras aumentou. Hoje, porém, com o controle da poluição na Inglaterra, os troncos voltaram a ficar claros e o número de mariposas brancas aumentou.

Biologia Enem características dos seres vivos

Biologia Enem: MOVIMENTO

O movimento mais fácil de ser observado é a locomoção. Entretanto, mesmo quando não enxergamos, devemos estar cientes que o movimento está presente nos organismos de diversas maneiras, sendo uma delas o movimento que ocorre naturalmente no citoplasma das células que formam o corpo – processo que se verifica no citoplasma de células de todos os seres vivos.

Outros tipos de movimentos podem ser observados em seres vivos. As plantas podem alterar sua posição, realizando diversos tipos de movimentos em resposta a estímulos do ambiente, como o girassol em exposição à luz.

Biologia Enem

Dica 4 – Resultado Enem  por Escolas- Você sabe qual foi o desempenho do seu colégio de Ensino Médio último Resultado Enem por escolas divulgado pelo MEC? Veja aqui se a sua escola ficou bem na foto ou se está mal nos resultados, e cobre para melhorarem a qualidade do ensino: https://blogdoenem.com.br/resultados-enem-escolas/

Biologia Enem: RESPOSTA AO ESTÍMULO (IRRITABILIDADE)

Para ser considerado ser vivo, o indivíduo deve ser capaz de reagir a estímulos ou modificações do ambiente. Nos vegetais, as reações aos estímulos costumam ser mais lentas do que nos animais, por exemplo, pelo crescimento das raízes em direção ao solo (tropismo).

Em comparação com as plantas, a reação a estímulos ambientais geralmente é mais fácil de ser reconhecida nos animais dotados de sistema nervoso. Quantas vezes você já passou frio? Num ambiente frio, os pelos do seu corpo ficam eriçados. Seu corpo então reage por meio de respostas rápidas e adequadas que o sistema nervoso  “elabora” para cada situação.

Agora vamos resolver uns exercícios para testar os conhecimentos?

EXERCÍCIOS

1. (ENEM) As mudanças evolutivas dos organismos resultam de alguns processos comuns à maioria dos seres vivos. É um processo evolutivo comum à planta e aos animais vertebrados.

a) Movimento de indivíduos ou de material genético entre populações, o que reduz a diversidade de genes e cromossomos.
b) Sobrevivência de indivíduos portadores de determinadas características genéticas em ambientes específicos.
c) Aparecimento, por geração espontânea, de novos indivíduos adaptados ao ambiente.
d) Aquisição de características genéticas transmitidas aos descendentes em respostas a mudanças ambientais.
e) Recombinação de genes presentes em cromossomos do mesmo tipo durante a fase de esporulação.

2. (ENEM) Os anfíbios são animais que apresentam dependência de um ambiente úmido ou aquático. Nos anfíbios, a pele é de fundamental importância para a maioria das atividades vitais, apresenta glândulas de muco para conserva-se úmida, favorecendo as trocas gasosas e, também, pode apresentar glândulas de veneno contra microrganismos e predadores. Segundo a Teoria Evolutiva de Darwin, essas características dos anfíbios representam a:

a) Lei do uso e desuso.
b) Atrofia do pulmão devido ao uso contínuo da pele.
c) Transmissão de caracteres adquiridos aos descendentes.
d) Futura extinção desses organismos, pois estão mal adaptados.
e) Seleção de adaptações em função do meio ambiente em que vivem.

RESPOSTAS:

1.B
2.E

Segundo a Teoria Evolucionista de Darwin, os indivíduos apresentam variações aleatórias, e a evolução é determinada pela seleção natural, onde os organismos mais aptos têm melhores chances de evoluir, do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes.

Dica 5 – Medicina é o curso com as maiores notas de corte no Sisu. Veja aqui como ficaram as notas de corte: https://blogdoenem.com.br/sisu-2014-notas-corte-medicina/