Ácidos Nucleicos: DNA e RNA – resumo de Biologia Enem

Você já conhece o Ácido Desoxirribonucleico (DNA) e o Ácido Ribonucleico (RNA). Confira no resumo gratuito os principais aspectos destes elementos do código da vida para mandar bem na Biologia do Enem & do Encceja. Vem, que tem aula e simulado também.

Bora revisar DNA e RNA. São os ácidos Desoxirribonucleico e Ribonucleico. Eles estão no centro do código da vida. Você lembra de todas as aulas do Ensino Médio sobre Genética? Se ainda está em dúvida, a hora é agora de ver o resumo e recuperar este conteúdo. Vem!

Ácidos Nucleicos – Tanto o DNA quanto o RNA são moléculas longas, apresentando-se sob a forma de ácido desoxirribonucleico (DNA) e ácido ribonucleico (RNA).  Eles são responsáveis pelo armazenamento e transmissão da informação genética (hereditariedade). “O seu organismo é o que está projetado no DNA e no RNA”.

O resultado da informação genética contida nos ácidos nucleicos é, sempre, a formação de proteína. Ambos são polímeros orgânicos formados pelo encadeamento de nucleotídeos (monômeros), tanto no DNA quanto RNA.

O Nucleotídeo possui moléculas de fosfato, açúcar (pentose) e base nitrogenada. O fosfato faz a ligação entre as pentoses da mesma cadeia. Veja na imagem:aula_06_img01.jpgO açúcar possui cinco carbonos, sendo uma pentose, pode ser uma desoxirribose em DNA, ou ribose em RNA.

As bases nitrogenadas podem ser púricas, com dois anéis: adenina (A) e guanina (G); ou as bases nitrogenadas podem ser pirimídicas, com um anel: citosina (C), timina (T) e uracila (U).

Bases A, G, e C

As bases A, G, C aparecem em ambos os ácidos nucleicos. No entanto a base exclusiva de DNA é T, e a exclusiva de RNA é U. O pareamento das bases ocorre sempre A = T no DNA, A = U no RNA, e C G em ambos.

DNA – Ácido Desoxirribonucleico:

O DNA Apresenta sequência de nucleotídeos formados pela desoxirribose, como açúcar, por isso, levando o nome de ácido desoxirribonucleico (ADN).aula_06_img02.jpgO Ácido Desoxirribonocleico (DNA – veja imagem acima) Encontra-se em maior quantidade no núcleo da célula.

O DNA pode aparecer na forma de cromossomos, que possuem os genes. Genes são segmentos de DNA que codificam proteínas. Existem organelas citoplasmáticas que possuem DNA, por exemplo, a mitocôndria.

Tem dúvidas gerais sobre genética? Veja uma introdução a esse assunto para compreender o que é um gene, DNA, genótipo, fenótipo e outros conceitos básicos para se aprofundar melhor.

Veja a videoaula da prof. Juliana antes de continuar. É um resumo simples e rápido que ajuda você a fixar o conteúdo.

Como você viu no resumo da professora Juliana, o  DNA tem função de controlar todo o funcionamento da célula e transmissão da informação genética. O modelo da estrutura do DNA é formados por duas cadeias (fitas ou hélices) helicoidais, formando um espiral.

Esse modelo de estrutura foi descrito por James Watson e Francis Crick em 1953.

aula_06_img03.jpg
Para a descoberta destes dois cientistas um dos recursos essenciais de tecnologia foi o uso de micrografias tiradas do DNA, e que revelaram uma estrutura na forma de um X.
aula_06_img04.jpg

 

A estrutura de dupla hélice é estabilizada pelas pontes de hidrogênio entre A = T e C G. A molécula de DNA pode se autoduplicar com a participação da enzima DNA polimerase.

Esse processo de replicação, ou autoduplicação, é semiconservativo, pois o DNA formado possui uma fita do original e uma fita nova. Veja na imagem.aula_06_img05.png

RNA – Ácido Ribonucleico. Veja os 3 tipos de RNA.

O ácido Ribonucleico é formado por nucleotídeos contendo ribose, como açúcar, por isso o nome ácido ribonucleico (ARN). Apresenta uma fita simples, única.

Ele é encontrado principalmente no citoplasma, e sua quantidade é variável entre as células, dependendo da atividade. São produzidos no núcleo através da transcrição pela enzima RNA polimerase, a partir do DNA. Existem três tipos de RNA: Mensageiro, Transportador e Ribossômico.

1) RNA mensageiro – É responsável por carregar a informação genética do DNA, restrito ao núcleo, até o citoplasma. No citoplasma a fita de RNAm será lida por ribossomos para a síntese de proteínas. aula_06_img06.pngA sequência de três bases nitrogenadas é chamada de trinca. Cada trinca de bases forma um códon.

2) O RNA transportador – Sua função é transportar os aminoácidos para formação das proteínas. Possuem uma trinca de bases chamada anticódon. Veja a imagem do RNA Transportador.aula_06_img07.pngO códon faz pareia com o anticódon que tem correspondência a um aminoácido específico.

 

3) RNA ribossômico – Associam-se a proteínas formando a estrutura do ribossomo. O ribossomo é uma organela citoplasmática que faz a leitura do RNA mensageiro, organizando a formação da proteína com a liberação dos aminoácidos pelos RNAs transportadores.

 

Veja a videoaula da prof. Juliana antes de continuar. É um resumo simples e rápido que ajuda você a fixar o conteúdo.

 

 

Gostou do resumo? Então agora é hora do Simulado!

 

DNA e RNA

.

.
============

Quer fazer mais Exercícios?

Questão 1 – (Cesgranrio) A análise química de uma molécula de ácido nucleico revelou a seguinte porcentagem de bases nitrogenadas: 30% de citosina, 20% de uracila, 20% de adenina e 30% de guanina. Baseado nesse resultado, conclui-se que essa molécula era de DNA e não de RNA. A conclusão obtida está:

a) Errada, pois as porcentagens de adenina e guanina deveriam ser iguais, já que se pareiam.

b) Errada, pois na molécula de DNA a base uracila se liga sempre à citosina e não à adenina.

c) Errada, pois a molécula de DNA não apresenta uracila como uma de suas bases nitrogenadas.

d) Correta, pois o pareamento característico da molécula de DNA, C – G e A – U, está expresso na porcentagem das bases.

e) Correta, pois a molécula de DNA é dupla, apresentando, então, 50% das bases em cada fita.

Resposta: C

Questão 2 – (UFSM-RS) Numere a 2ª. Coluna de acordo com a 1ª.

Coluna 1:  1 – DNA   2 – RNA

Coluna 2:

( ) Dupla hélice

( ) Ribose

( ) Fita única ou simples

( ) Desoxirribose

( ) Bases nitrogenadas: adenina, guanina, citosina, timina

( ) Bases nitrogenadas: adenina, guanina, citosina, uracila.

A sequência correta é:

a) 1 – 2 – 1 – 2 – 2 – 1    b) 2 – 1 – 1 – 2 – 2 – 2    c) 1 – 2 – 2 – 1 – 1 – 2

d) 2 – 1 – 2 – 1 – 1 – 2    e) 1 – 1 – 2 – 2 – 2 – 1

Resposta: C

Questão 3 – (Fuvest-SP) Um pesquisador que pretende estudar comparativamente a síntese de DNA e RNA em uma célula deve usar nucleotídeos radioativos contendo:

a) timina e uracila    b) guanina e timina   c) citosina e guanina    d) adenina e timina    e) citosina e uracila

Resposta: A

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel