Ácidos Nucleicos: DNA e RNA – Biologia vestibular e Enem

Você conhece os Ácidos Nucleicos? Ácido desoxirribonucleico e Ácido ribonucleico? Entenda tudo sobre o DNA e o RNA nesta aula de Biologia Enem. E no final, tem Simulado Enem Online com apenas 10 questões para você testar o que aprendeu! Veja abaixo.

Vamos revisar DNA e RNA? São os ácidos Desoxirribonucleico e Ribonucleico. Está em dúvida? Então leia nossa aula e se prepare para o Enem.

Ácidos Nucleicos – Tanto o DNA quanto o RNA são moléculas longas, apresentando-se sob a forma de ácido desoxirribonucleico (DNA) e ácido ribonucleico (RNA).  Eles são responsáveis pelo armazenamento e transmissão da informação genética (hereditariedade). “O seu organismo é o que está projetado no DNA e no RNA”.

O resultado da informação genética contida nos ácidos nucleicos é, sempre, a formação de proteína. Ambos são polímeros orgânicos formados pelo encadeamento de nucleotídeos (monômeros), tanto no DNA quanto RNA.

O Nucleotídeo possui moléculas de fosfato, açúcar (pentose) e base nitrogenada. O fosfato faz a ligação entre as pentoses da mesma cadeia. Veja na imagem:aula_06_img01.jpg

O açúcar possui cinco carbonos, sendo uma pentose, pode ser uma desoxirribose em DNA, ou ribose em RNA.

Dica 1 – Você sabia que as Proteínas correspondem a 70% do peso seco do corpo humano? Entenda as suas classificações nesta aula de Biologia Enem. Veja aqui.

As bases nitrogenadas podem ser púricas, com dois anéis: adenina (A) e guanina (G); ou as bases nitrogenadas podem ser pirimídicas, com um anel: citosina (C), timina (T) e uracila (U).

Bases A, G, e C

As bases A, G, C aparecem em ambos os ácidos nucleicos. No entanto a base exclusiva de DNA é T, e a exclusiva de RNA é U. O pareamento das bases ocorre sempre A = T no DNA, A = U no RNA, e C G em ambos.

DNA – Ácido Desoxirribonucleico:

O DNA Apresenta sequência de nucleotídeos formados pela desoxirribose, como açúcar, por isso, levando o nome de ácido desoxirribonucleico (ADN).

aula_06_img02.jpg

O Ácido Desoxirribonocleico (DNA – veja imagem acima) Encontra-se em maior quantidade no núcleo da célula. Pode aparecer na forma de cromossomos, que possuem os genes. Genes são segmentos de DNA que codificam proteínas. Existem organelas citoplasmáticas que possuem DNA, por exemplo, mitocôndria.

Dica 2 – Preparado para o Exame Nacional do Ensino Médio? Revise o conteúdo de ácidos nucleicos. Acesse aqui.

O DNA tem função de controlar todo o funcionamento da célula e transmissão da informação genética. O modelo da estrutura do DNA é formados por duas cadeias (fitas ou hélices) helicoidais, formando um espiral. Esse modelo de estrutura foi descrito por James Watson e Francis Crick em 1953, baseado em micrografias tiradas do DNA mostrando um X.

aula_06_img03.jpg
aula_06_img04.jpg

 

A estrutura de dupla hélice é estabilizada pelas pontes de hidrogênio entre A = T e C G. A molécula de DNA pode se autoduplicar com a participação da enzima DNA polimerase. Esse processo de replicação, ou autoduplicação, é semiconservativo, pois o DNA formado possui uma fita do original e uma fita nova. Veja na imagem.

aula_06_img05.png

Veja a videoaula da prof. Juliana e continue estudando conosco!

RNA – Ácido Ribonucleico. Veja os 3 tipos de RNA.

O ácido Ribonucleico é formado por nucleotídeos contendo ribose, como açúcar, por isso o nome ácido ribonucleico (ARN). Apresenta uma fita simples, única. É encontrado principalmente no citoplasma, e sua quantidade é variável entre as células, dependendo da atividade. São produzidos no núcleo através da transcrição pela enzima RNA polimerase, a partir do DNA. Existem três tipos de RNA: Mensageiro, Transportador e Ribossômico.

1) RNA mensageiro – É responsável por carregar a informação genética do DNA, restrito ao núcleo, até o citoplasma. No citoplasma a fita de RNAm será lida por ribossomos para a síntese de proteínas. A sequência de três bases nitrogenadas é chamada de trinca. Cada trinca de bases forma um códon.

aula_06_img06.png

 

Dica 3 – Você lembra quais os benefícios das Vitaminas no corpo humano e quais os problemas que a ausência delas pode provocar em nossa saúde? Revise com esta aula de Biologia Enem. Acesse aqui.

2) RNA transportador – Sua função é transportar os aminoácidos para formação das proteínas. Possuem uma trinca de bases chamada anticódon. O códon faz pareia com o anticódon que tem correspondência a um aminoácido específico. Veja a imagem.

aula_06_img07.png

3) RNA ribossômico – Associam-se a proteínas formando a estrutura do ribossomo. O ribossomo é uma organela citoplasmática que faz a leitura do RNA mensageiro, organizando a formação da proteína com a liberação dos aminoácidos pelos RNAs transportadores.

Exercícios

Questão 1 – (Cesgranrio) A análise química de uma molécula de ácido nucleico revelou a seguinte porcentagem de bases nitrogenadas: 30% de citosina, 20% de uracila, 20% de adenina e 30% de guanina. Baseado nesse resultado, conclui-se que essa molécula era de DNA e não de RNA. A conclusão obtida está:

a) Errada, pois as porcentagens de adenina e guanina deveriam ser iguais, já que se pareiam.

b) Errada, pois na molécula de DNA a base uracila se liga sempre à citosina e não à adenina.

c) Errada, pois a molécula de DNA não apresenta uracila como uma de suas bases nitrogenadas.

d) Correta, pois o pareamento característico da molécula de DNA, C – G e A – U, está expresso na porcentagem das bases.

e) Correta, pois a molécula de DNA é dupla, apresentando, então, 50% das bases em cada fita.

Resposta: C

Questão 2 – (UFSM-RS) Numere a 2ª. Coluna de acordo com a 1ª.

Coluna 1:  1 – DNA   2 – RNA

Coluna 2:

( ) Dupla hélice

( ) Ribose

( ) Fita única ou simples

( ) Desoxirribose

( ) Bases nitrogenadas: adenina, guanina, citosina, timina

( ) Bases nitrogenadas: adenina, guanina, citosina, uracila.

A sequência correta é:

a) 1 – 2 – 1 – 2 – 2 – 1    b) 2 – 1 – 1 – 2 – 2 – 2    c) 1 – 2 – 2 – 1 – 1 – 2

d) 2 – 1 – 2 – 1 – 1 – 2    e) 1 – 1 – 2 – 2 – 2 – 1

Resposta: C

Questão 3 – (Fuvest-SP) Um pesquisador que pretende estudar comparativamente a síntese de DNA e RNA em uma célula deve usar nucleotídeos radioativos contendo:

a) timina e uracila    b) guanina e timina   c) citosina e guanina    d) adenina e timina    e) citosina e uracila

Resposta: A