Queda Livre + MRU – Veja resumo com Simulado Enem & Encceja de Física

Aprenda a resolver questões de Queda Livre, MRU e de MRUV para mandar bem nos pontos de Física nas provas dos vestibulares, do Enem e do Encceja. Entenda as forças que atuam sobre um corpo em queda-livre com nossas aulas e dicas. Depois, teste seu nível no Simulado Online Gratuito. Vem!

Entenda as forças que atuam durante um salto de paraquedas. É um bom exemplo para você aprender Movimento Uniformemente Variado. Já imaginou a sensação de liberdade, aquele vento no rosto?  E a vista? Baita visual, o mar, ou o campo, enfim, deve ser mesmo uma vibe incrível. Vamos aprender a Física envolvida aí.

Chama-se Queda Livre o movimento vertical, próximo à superfície da Terra, onde um corpo de massa m é abandonado no vácuo ou em uma região onde desprezamos a resistência do ar.Queda LivreParaquedistas em queda livre – Fonte: Google Search

MUV – A queda livre é um movimento uniformemente variado, sua aceleração é constante e igual a 9,8 m/s2 (ao nível do mar), chamada de aceleração gravitacional, popularmente também chamada de aceleração da gravidade.

 Aceleração na Queda Livre – Na queda, o módulo da velocidade do corpo aumenta, ou seja, o movimento é acelerado. Portanto, o sinal da aceleração é positivo, como demonstra a figura abaixo:Queda Livre

Quer entender melhor esses conceitos? É só assistir à aula da prof. Lia:

A seguir colocamos algumas fórmulas importantes para você entender matematicamente a queda livre.

Equação horária do espaço na queda livre:

  • 3
  • Descritivo da Fórmula onde: g é a aceleração da gravidade
  • t  é o tempo de queda.
  • S  é a altura

Equação horária da velocidade na queda livre:

  • 4
  • Descritivo da Fórmula onde: v é a velocidade

Equação de Torricelli para a queda livre.

5

Lançamento Vertical

Quando um corpo é arremessado para cima ou para baixo, com uma velocidade inicial não nula, chamamos o movimento de Lançamento vertical.

Esse movimento também é um movimento uniformemente variado (M.U.V.) como na queda livre, em que a aceleração é a da gravidade. É exatamente este o movimento que um paraquedista ao realizar o seu salto. Sua velocidade não é nula, e após o salto sua aceleração passa a ser a aceleração da gravidade.

Lançamento vertical para cima – À medida que um corpo lançado para cima sobe, sua velocidade escalar diminui até que se anule no ponto de altura máxima. Isso ocorre porque o movimento é retardado, ou seja, o movimento se dá contra a ação da gravidade.6

Lançamento vertical para baixo – Ao contrário do lançamento vertical para cima, estudado acima, o lançamento vertical para baixo é um movimento acelerado, pois ele está na mesma direção e sentido da aceleração gravitacional. Assim, a velocidade de um corpo lançado verticalmente para baixo aumenta à medida que o corpo desce.

Dica 1:  Você sabe o que significa “Movimento Uniformemente Variado”? Não? Então acesse o seguinte post do Blog do Enem https://blogdoenem.com.br/fisica-enem-movimento-uniforme/ Movimento Uniformemente Variado

Para entender melhor como resolver os exercícios envolvendo este conteúdo, veja mais esta videoaula:

Fórmulas Importantes: As funções horárias do lançamento vertical são:

  • Função horária do espaço
  • 7
  • Equação de Torricelli
  • V2 = V02 + 2a . ΔS

Para o lançamento vertical para baixo, a aceleração é positiva (g > 0), enquanto que o lançamento vertical para cima, possui a aceleração negativa, ou seja, (g < 0).

Aula Gratuita: MRU + MRUV

Veja um resumo simples e rápido com o professor Márcio Rosseto, do canal Curso Enem Gratuito, com uma explicação bem tranquila para você aprender os fundamentos e resolver exercícios de MRU e de MRUV.

Questões  sobre Movimento Vertical e Queda Livre.

 

Simulado Queda Livre

.

.
===============

Escolha  mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questoes que voce errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem
Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel