Filósofos da Natureza – Resumo com Simulado Enem & Encceja

Da água ao átomo, de Tales a Demócrito! Você conhece os filósofos da natureza? Então teste seus conhecimentos sobre o tema com nosso Simulado Enem de Filosofia. Caso erre, tem dicas para estudar!

Ainda nos primórdios da Grécia Antiga um grupo de pensadores passou a estruturar o pensamento acerca do que era observado e mesmo do que se imaginava como seria o átomo. Naquela época não existiam instrumentos de investigação simples como lunetas ou microscópios, que viriam a ser descobertos mais de mil anos depois.  Veja o resumo e depois responda ao Simulado no final do post.

Estes pensadores pioneiros formaram o grupo dos filósofos da natureza. Os questionamentos destes filósofos da natureza foram influenciados pelas grandes e importantes transformações que a Grécia do século VI a.C. estava sofrendo em sua vida político-econômica e cultural.

A filosofia em si nasceu dos questionamentos de alguns pensadores sobre as explicações míticas até então apresentadas para explicar a natureza. Por isso, estes primeiros pensadores são chamados Filósofos da Natureza.

Contexto histórico dos filósofos da natureza

1 – Para entender essa virada no modo de pensar (do mitológico para o racional) é importante compreender o contexto histórico. Estes são alguns fatores que contribuíram para tal transformação no modo de pensar:

2 – As invasões Dóricas no século VI a.C., que favoreceram a instalação de muitos aqueus em ilhas e em costas da Ásia Menor; como os jônicos que fundaram cidades como Mileto e Éfeso, expandindo assim seus territórios para além das águas (expansão marítima).

3 – As condições geográficas, levaram-nos a desenvolverem atividades econômicas voltadas para a navegação, comércio e artesanato.

4 – A invenção da moeda, necessária para as atividades econômicas que estavam se desenvolvendo.

5 – Com o crescente comércio entre os povos, favorecidos pelas fronteiras que se estendiam, a crença nos deuses e seus poderes também começaram a sofrer influências. Assim no século VII a.C nasce a FILOSOFIA!

6 – O principal objetivo desses primeiros filósofos era encontrar o elemento, a substância básica, aquela que fosse responsável por tudo que existe, em grego a arché. Esses filósofos ficaram conhecidos por filósofos da natureza, justamente por a terem como seu objeto de estudo.

Aula Gratuita – Os Filósofos da Natureza

Veja um resumo simples e rápido sobre os principais Filósofos da Natureza. Assim você consegue compreender melhor este conteúdo completo.

Muito bom este resumo. Veja agora a Filosofia Pré-Socrática.

Os filósofos Pré-Socráticos

Estes filósofos foram divididos em escolas, devido à localização em que se encontravam. Depois, foram novamente classificados, principalmente pelo modo como conduziam suas observações e pelos resultados que encontraram.6

A Escola de Mileto

A Escola de Mileto, como podemos observar no mapa conceitual acima, é composta por três filósofos: Tales, Anaximandro e Anaxímenes ambos de Mileto.

É em Mileto, hoje Turquia, que as explicações mitológicas começaram a ser substituídas, principalmente quanto à sua origem. A principal característica dessa escola é a preocupação com a physis, palavra grega para “natureza”

Tales de Mileto (623 -546 a.C.)

O Teorema de Tales – O pensador Tales de Mileto dedicou-se à filosofia e à Matemática. Ele foi o criador de um método genial para fazer o cálculo de proporções naquela época. Entrou para a história com o famoso Teorema de Tales. Veja aula gratuita sobre esta conquista da Matemática, e depois veja o pensamento filosófico de Tales de Mileto. O Teorema de Tales de MiletoVeja na imagem que você consegue fazer cálculos a partir das projeções, com muita precisão. É o Teorema de Tales.

Tales e a Água – Você sabe da importância da água em nossas vidas, não é? E que senão cuidarmos adequadamente dela poderemos ficar sem? Pois então, Tales de Mileto, interessou-se muito pela água e sua presença em nossas vidas, observando atentamente suas fases e sua presença em tudo que existe e precisa existir. Chegando então à conclusão de que “tudo é água”!

Dica 1: Para saber mais sobre a composição da água e sua importância para os seres vivos, clique neste post da professora Juliana Evelyn dos Santos: https://blogdoenem.com.br/agua-revisao-biologia-enem/

Anaximandro (610-547 a.C)

Para Anaximandro, discípulo de Tales, o princípio originário não poderia ser definido, não tinha forma e exatidão, mas apesar disso tudo, concordava com seu mestre sobre tal substância geradora, o que o levou a afirmar que “apeíron, que pode ser traduzida por infinito, tinha essa responsabilidade.

Anaxímenes (588-524 a.C.)

Para Anaxímenes, o universo e tudo que nele existe  teria se originado a partir do processo de rarefação e condensação do ar, o sopro necessário. Tudo é ar!

Resumo Rápido: Os Filósofos da Natureza

Confira com a professora Paula Pille

Muito bom este resumo. Vamos continuar.

A Escola de Éfeso

Heráclito de Éfeso – o Obscuro (435-475 a.C)

Heráclito, ao contrário dos filósofos de Mileto, não é conhecido por postular que o mundo é originário de uma única substância, mas, por afirmar que o mundo, a vida e tudo que existe nele não é estático, ou seja, está em constante transformação. “Tudo flui”! Os contrários, os opostos são necessários para entendermos a vida e seus sentidos.

“Não podemos entrar duas vezes no mesmo rio, porque tanto o rio quanto nós já não somos mais os mesmos.”

A Escola Pitagórica

Pitágoras de Samos-(580-500 a.C)

Sua teoria foi desenvolvida ao perceber que o som produzido quando uma corda era esticada variava segundo uma proporção exata. Partindo daí a ideia de que assim como há uma relação intima entre a música e a matemática, tudo no universo também deveria seguir a mesma lógica.

Ele acreditava que em cada número, de 1 a 9 se realiza a expressão da vida humana. Por isso sua afirmação é ”tudo são números”

O Teorema de Pitágoras – Os princípios clássicos da Matemática Trigonométrica definidos pelo filósofo Pitágoras viraram um clássico. Você sabe de cor que ‘A soma do quadrado dos Catetos é igual ao quadrado da Hipotenusa’

Veja aula gratuita sobre  Teorema de Pitágoras e o cálculo de Seno, Cosseno, tangente e Cotangente: O Teorema de Pitágoras

A Escola Eleata

Os eleatas, ao contrário dos jônios, refletiram sobre como essas substâncias básicas (apeíron, ar e água) se transformavam em outras distintas. O maior representante dessa escola foi Parmênides de Eléia (510-470 a.C.)

“O que é, é- e não pode deixar de ser”

Parmênides

A essência, a identidade de algo não se altera, mesmo que sua aparência se altere. Os sentidos, segundo Parmênides, nos impossibilitam de conhecer a verdade sobre o que nos é apresentado. Formulou também os princípios lógicos da identidade e da não-contradição.

Escola Pluralista

Empédocles de Agrigento (490-430 a.C)

Afirmava que tudo que existe é resultado da mistura dos quatro elementos básicos: fogo, ar, água e terra. Destacou-se também na política por defender a democracia.

Demócrito de Abdera (460-370 a.C) 

Eis que surge o átomo!

“Tudo no mundo começou com um sim. Uma molécula disse sim a outra molécula e nasceu a vida…” ( Clarice Lispector)

Demócrito afirmava, junto com Leucipo, que tudo que existe de matéria é formado por átomos (grego a=não, tomo=divisão, aquilo que não pode ser dividido). Os famosos átomos, das aulas de química, foram descobertos por esses dois filósofos ao observarem a divisão da matéria.

Demócrito acreditava que os átomo eram parecidos com “bolinhas” microscópicas maciças e essa ideia seguiu quase inalterada por 2 mil anos.10

Fonte: www1.educacao.pe.gov.br

Dica 2: Saiba mais sobre a história do átomo neste post da professora Munique Dias: https://blogdoenem.com.br/modelos-atomicos-particulas-quimica-enem/

Importante: Os problemas filosóficos que vivenciamos hoje muito se diferenciam daqueles vividos pelos primeiros seres humanos. Isso, contudo, não quer dizer que nossos problemas são mais importantes, mas sim que os problemas filosóficos dependem sobretudo do período em que são formulados.

Por exemplo: antigamente os seres humanos não tinham um método para averiguar respostas para perguntas como “como água cai do céu?”, “o que é um relâmpago e um trovão no meio de uma tempestade?”, “como as plantas saem da terra?”, etc.

E, como podemos perceber, eles queriam explicações mais plausíveis, mais racionais para suas perguntas, não bastando mais as explicações mitológicas.

Você sabia que na Antiguidade o território grego se estendia até a Itália e a Turquia? Confira no mapa abaixo:11Fonte: javiercomellas.wordpress.com

Dica 3: Para saber mais sobre o que é filosofia, dê uma espiada neste super post: https://blogdoenem.com.br/filosofia-enem-o-que-e-filosofia/

Revise o aprendizados deste post com a aula em vídeo do Curso Enem Gratuito:

Agora, responda ao questionário abaixo e teste seus conhecimentos sobre os Filósofos da Natureza:

 

Então agora responda as 10 questões do simulado!

Filósofos da Natureza

.

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora. Veja aqui:

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questoes que voce errar. Escolha na tabela no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel