Continente Africano: Resumo com Simulado de Geografia Enem

Confira agora a divisão política da África, as características do continente africano, e os aspectos históricos e culturais que ligam o Brasil com os países da Costa Oeste da África.

Falar sobre todos os aspectos da África me levaria a escrever um livro de milhões de páginas devido ao tamanho de sua diversidade ambiental, cultural, social, econômica e principalmente histórica. Veja o resumo sobre o Continente Africano, e no destaque final veja Cultura do Antigo Egito.

A África, ou melhor dizendo, o Continente Africano é um território de grande dimensão que tem 54 países, sendo eles 49 continentais. Uma imensidão, tanto na área territorial, que é de cerca de 30 milhões de Km², quanto na pluralidade de etnias e culturas ali estabelecidas.

O Continente Africano

O Continente Africano abriga 20,3% da área total do planeta, sendo o 3º continente com maior extensão. É o único continente situado em todos os hemisférios da terra: norte, sul, leste e oeste. Isso acontece porque a África é cortada, ao mesmo tempo, pela Linha do Equador e pelo Meridiano de Greenwich.

Vimos que o continente africano é composto por uma grande quantidade de países, porém a sua divisão não ocorre somente entre nações.

Há maneiras distintas de dividir este continente imenso. Uma as divisões conhecidas é entre África Saariana (conhecida também como Islâmica e “África branca”) e África Subsaariana (ou África negra”).

Veja no mapa o continente africano:O nome Saariana, indica que são os países ao Norte do Deserto do Saara. Já o  Subsaariana, indica os países ao Sul (sub-) do Deserto do Saara.

Resumo sobre o Continente Africano

Confira com o professor Rafael Carrieri um resumo simples e rápido para você gabaritar nas questões sobre o Continente Africano. Ele é um dos feras do Curso Enem Gratuito. Veja:

Muito bom este resumo do professor Carrieri. Agora veja “as diferentes Áfricas” no continente Africano:

África Saariana ( ou Branca)

Possui a maior parte da população de origem árabe. O Islamismo predomina nessa região que representa em torno de 30% da população africana. Essa parcela do continente sempre manteve ligação de milênios com a cultura europeia e do Oriente Médio.

Tal região sofreu no passado invasões de diferentes povos, como romanos, gregos, fenícios, árabes e turcos. O padrão de vida é considerado baixo, mas superiores aos do restante da África.

África Subsaariana (ou Negra)

A maior parte do Continente Africano é chamada de África Subsaariana. É a África dos povos, a maioria de cor negra, que abrange uma grande variedade de etnias formando uma heterogeneidade das mais complexas. Essa região corresponde a 75% da população africana.

Nessa área, a população em sua grande maioria é da religião animista( crença que acredita em espíritos da natureza ) e uma restrita população que pratica a religião cristã.

Uma região considerada a menos desenvolvida no mundo, os indicadores sociais são piores nessa região, com exceção da África do Sul , que é um país um dos países com maior desenvolvimento econômico deste continente.

Outra divisão muito utilizada também  para o continente africano é entre: África Ocidental, Central, Oriental e Austral. Veja no mapa:África Ocidental é uma região no oeste da África, que inclui os países na costa oriental do Oceano Atlântico e alguns que partilham a parte ocidental do deserto do Saara.

Os países mais conhecidos são: Nigéria, Guiné-Bissau, Senegal, Serra Leoa, etc.

África Central é a sub-região que fica no centro do continente. Os países mais conhecidos são: Angola, Guiné-Equatorial, Camarões e Ruanda.

África Oriental é a parte da África banhada pelo Oceano Índico. Os países mais conhecidos são: Uganda e Zimbabwe.

África Austral, também chamada de África Meridional ou Sul de África, é a parte sul de África, banhada pelo Oceano Índico na sua costa oriental e pelo Atlântico na costa ocidental.  Os países mais conhecidos da África Austral são: África do Sul, Angola, Moçambique e Namíbia.

Durante muito tempo o continente africano foi dividido apenas entre etnias (povos de culturas e religiões diferentes), ou também conhecido como tribos. Muitas dessas tribos , inclusive, eram rivais e disputavam território, ou então protegiam o seu próprio território.

Porém, com o passar dos anos, os países europeus, começaram a explorar as terras da África, não só os recursos como também o seu povo. Um momento muito conhecido é durante o século XV com a alta da escravidão , onde muitos povos dessas tribos foram sequestrados e enviados para diversos países do mundo para exploração de trabalho.

Houve também um acordo de partilha entre esses países. Assim então, em 1884 se inicia uma divisão do continente africano entre países europeus.

Essa divisão gerou com o passar dos anos, e até a atualidade, diversos tipos de conflitos, guerras e migrações, uma vez que, durante a divisão , separam ao meio algumas tribos, e em outras partes juntavam tribos rivais no mesmo território.Apesar de tudo a África é um continente muito rico em recursos ambientais, minerais, culturais , sendo também considerada o berço da humanidade, pois cientistas apontam que é lá que se deu a origem dos nossos ancestrais mais remotos. Nesse continente que se desenvolveu a civilização mais antiga que conhecemos, o Egito.

Aula Gratuita sobre a Cultura do Egito

Veja com o professor Felipe, do canal Curso Enem Gratuito, um resumo esperto sobre a Civilização do Antigo Egito, e as contribuições para o mundo de hoje.

É História no Enem. Vem!

Responda as 10 questões do Simulado Enem Online de Geografia e veja o que sabe sobre o Continente Africano. Se errar, têm dicas para estudar!

Continente Africano

.

.
==========

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora.

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel