Lista de exercícios sobre eletroquímica, com resumo grátis

É muito fácil para você acertar as questões de Oxidação e de Redução dentro da Eletroquímica. Elas fazem a transformação de energia química em energia elétrica, ou vice-versa. Com os exercícios sobre eletroquímica você testa seus conhecimentos e se prepara para a prova. São 10 questões para você estudar e uma super videoaula para revisar o conteúdo!

Para se dar bem nas questões de Química no Enem não tem segredo: tem que estudar! Para te ajudar nessa jornada, preparamos uma lista de exercícios sobre eletroquímica para você testar o que sabe. Mas antes veja o resumo sobre o tema para já começar gabaritando até no simulado!

Resumo sobre eletroquímica

A eletroquímica estuda a transformação (conversão) de energia química em elétrica e vice-versa. Os principais fenômenos envolvidos são a produção de corrente elétrica através de uma reação química de pilha e a ocorrência de uma reação química pela passagem de corrente elétrica (eletrólise).

Ou seja, na pilha ocorre uma reação espontânea de tipo redox que resulta numa quantidade de eletricidade. Enquanto isso, a eletrólise é um processo de reação induzida onde se converte energia elétrica em energia química.

Reações de Oxidação e Redução

Veja com a professora de química Larissa Campos, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo rápido para você dominar reações de Oxidação e de Redução dentro da Eletroquímica:

Pilhas

As pilhas são dispositivos que aproveitam a transferência de elétrons de uma reação de oxirredução e que propiciam o aparecimento de uma corrente elétrica através de um condutor.

No caso das pilhas tradicionais, os processos de oxidação (perda de elétrons) e de redução (ganho de elétrons) acontecem da seguinte maneira:

  • Oxidação = perder elétrons = agente redutor = Zn0 → Zn2+ + 2e-
  • Redução = ganhar elétrons = agente oxidante = Cu2 + 2e- → Cu0

Observe na imagem abaixo uma Pilha de Daniell. Perceba que o sentido da movimentação dos elétrons é do eletrodo de zinco para o eletrodo de cobre. Com o passar do tempo, a lâmina de zinco vai sofrendo corrosão enquanto a massa da lâmina de cobre vai aumentando.

Consequentemente, a solução do eletrodo de zinco fica cada vez mais concentrada, enquanto no eletrodo de cobre a solução fica mais diluída.

Pilha de Daniell - exercícios sobre eletroquímica

Videoaula sobre eletroquímica

Saiba mais sobre os processos de oxidação e redução com a videoaula do professor Sobis para, em seguida, resolver os exercícios sobre eletroquímica:

Para você não esquecer como funciona os processos de oxidação e redução, confira a paródia do prof. Sobis que está logo depois dos exercícios!

Exercícios sobre eletroquímica

Agora sim! Responda às 10 questões do simulado Enem de Química e garanta o sucesso na hora da prova!

.

Paródia sobre oxidação e redução

Se você ainda se confunde quando o assunto é oxidação, redução e balanceamento, essa é a hora de entender de uma vez por todas! Assista ao vídeo dos professores Sobis e Caio:

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Simulado Química, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel