Eletrólise Aquosa, e Eletrólise Ígnea: resumo de Química

Eletrólise em solução aquosa é aquela que ocorre quando os íons estão livres na água, devido aos fenômenos de dissociação iônica ou ionização. É simples para você dominar o tema. Veja nos resumos com as professoras Larissa Campos e Felipe Sobis.

Revisão gratuita sobre Eletrólise. É hora de você recuperar este conteúdo e não esquecer mais. Parece  complicado, mas é bem simples de entender. Vamos lá. Para começar pense no funcionamento de uma pilha. Pensou aí? Então, agora é hora de inverter tudo, que aí você fica mais próximo do que é e como funciona uma reação química de Eletrólise.

O fenômeno de Eletrólise é basicamente o contrário do que acontece com uma pilha. Enquanto o processo da pilha é espontâneo após a conexão entre os polos (∆E0 > 0), o  fenômeno da Eletrólise é não espontâneo (∆E0 <0).

Se ainda não está claro prar você, não se preocupe. Veja agora um resumo com uma introdução bem didática da professora Larissa Campos, do canal do Curso Enem Gratuito.

Introdução à Eletrólise

Entenda o que é a Eletrólise:

  1. A eletrólise é um processo eletroquímico forçado, não espontâneo, que visa obter compostos importantes que não existem na natureza.
  2. Neste processo de eletrólise, é necessário fornecer eletricidade para que as reações de oxirredução possam ocorrer, pois elas não ocorrem naturalmente.
  3. A eletrólise ocorre em substâncias iônicas, que se mantêm por meio de ligações iônicas realizadas entre metais com ametais.
  4. Nesta aula acima, a professora Larissa te ensina os conceitos gerais do que é e como funciona a eletrólise.

Para a Eletrólise acontecer o fenômeno precisa ser induzido. Ou seja, a Eletrólise é provocada pela corrente elétrica aplicada à solução. Veja o esquema a seguir para entender a Eletrólise:Química EnemVeja como é diferente do que acontece numa Pilha. Resumindo na imagem para você o que acontece na Eletrólise e o que acontece na Pilha:

A realização da eletrólise exige íons com livre movimentação para que os cátions dirijam-se para o cátodo e os ânions, para o ânodo. Essa movimentação pode ser conseguida de duas formas.

  • fusão do composto iônico (Eletrólise ígnea)
  • dissolução do composto (Eletrólise em solução aquosa)

Eletrólise Ígnea

Eletrólise realizada em altas temperaturas para que haja a fusão da substância que se pretende submeter a esse processo.Eletrólise Ígnea

Exemplo: eletrólise ígnea do NaCl:

1º → dissociação iônica: 2NaCl(l) → 2Na+ + 2Cl

2º → semirreação catódica: 2Na+ + 2e → 2Na(l)

3º → semirreação anódica: 2Cl → 2e + Cl2(g)

Reação global:
2NaCl(l) → 2Na(l) + Cl2(g)

Método industrial para obtenção do sódio metálico e gás cloro.

Eletrólise Aquosa

Eletrólise em solução aquosa é aquela que ocorre quando os íons estão livres na água, devido aos fenômenos de dissociação iônica ou ionização. Não podemos esquecer que agora temos também na solução os íons H+ e OH- provenientes da água.

Confira no resumo com o professor Felipe Sobis, do Curso Enem Gratuito, o processo da Eletrólise em Solução Aquosa:

Veja um exemplo de Eletrólise Aquosa:

Confira a eletrólise em solução aquosa do NaCl. NaCl + H2O → Na+ + Cl + H+ + OH

No polo negativo, redução: 2H+ + 2e → H2(g)

No polo positivo, oxidação: 2Cl → Cl2(g) + 2e

Macetes de Eletrólise:

Como saber quem vai reagir no cátodo e no ânodo? A ordem de facilidade é a seguinte:

Fila para descarga no cátodoEletrólise Aquosa

 

Aplicações para a eletrólise: Eletrodeposição ou Galvanização

Consiste em revestir um objeto metálico com um outro metal. Há uma série de aplicações para a galvanoplastia, como a prateação e a douração para melhorar o aspecto do objeto.

A deposição de estanho sobre o aço produz a folha-de-flandres, conhecida como lata.

A obtenção de metais, como o alumínio, sódio, níquel, ocorre a partir de seus respectivos minerais.

A produção de peças cromadas trabalha com a deposição de cromo sobre a peça desejada, partindo de um sal que contenha o elemento cromo.

Quer mandar bem nas questões de Física do Enem? Veja as aulas gratuitas do Curso Enem Online, do Blog do Enem. Você encontra Física e todas as matérias que caem no Exame, e também as dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito

 

Desafios de Eletrólise para você resolver e compartilhar

Questão 1

Um dos métodos de obtenção de sódio metálico é a eletrólise ígnea de cloreto de sódio. Nesse processo, com a fusão do sal, os íons:

a) Cl cedem elétrons aos íons Na+, neutralizando as cargas elétricas.

b) Cl ganham prótons e se liberam como gás cloro.

c) Cl são atraídos para o catodo e nele ganham elétrons.

d) Na+ são atraídos para o ânodo e nele perdem prótons.

e) Na+ ganham elétrons e se transformam em Na°.

Dica 1 – O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando, mas você está 100% preparado? Revise com a gente sobre Eletroquímica nesta aula de Química Enem – https://blogdoenem.com.br/eletroquimica-quimica-enem/

Questão 2

Industrialmente, a soda cáustica (NaOH) é obtida por eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de sódio. Durante essa eletrólise, obtêm-se como subprodutos:

a) hidrogênio e cloro no ânodo

b) somente hidrogênio no ânodo

c) somente cloro no catodo

d) hidrogênio e cloro no catodo

e) somente cloro no anodo

Dica 2 – Preparado para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio? Estude sobre o Número de Oxidação nesta aula de Química Enem que elaboramos para você. – https://blogdoenem.com.br/numero-de-oxidacao-quimica-enem/

Questão 3

O gás cloro pode ser obtido pela eletrólise da água do mar ou pela eletrólise ígnea do cloreto de sódio. Assinale a afirmativa correta com relação a esses dois processos:

a) ambos liberam Cl2 gasoso no catodo

b) ambos envolvem transferência de 2 elétrons por mol de sódio

c) ambos liberam H2 no catodo

d) ambos liberam Na metálico no catodo

e) um libera H2 e outro Na metálico no catodo

Dica 3 – A Cinética Química é o estudo que determina as velocidades das reações químicas. Revise tudo sobre Cinética Química em mais uma aula de Química Enem – https://blogdoenem.com.br/cinetica-quimica-quimica-enem/

Questão 4

A figura a seguir mostra o esquema da aparelhagem utilizada por um aluno para realizar a eletrólise de uma solução aquosa ácida, com eletrodos inertes. Du- rante a realização da eletrólise, pela secção tracejada (A—-B), houve a seguinte movimentação de partículas eletricamente carregadas através da solução:

a) Elétrons da esquerda para a direita.

b) Elétrons da direita para a esquerda.

c) Cátions da esquerda para a direita e ânions da direita para a esquerda.

d) Cátions da direita para a esquerda e ânions da esquerda para a direita.

e) Cátions e ânions da esquerda para a direita.

Questão 5

Três erres

A produção industrial e a própria sobrevivência humana na Terra estão baseadas no desenvolvimento da forma academicamente conhecida como os três erres: Redução, Reaproveitamento e Reciclagem.

Redução é a introdução de novas tecnologias na exploração, no transporte e no armazenamento das matérias-primas para reduzir ou, se possível, eliminar o desperdício dos recursos retirados do planeta.

Reaproveitamento é a reintrodução, no processo produtivo, de produtos não mais aproveitáveis para o consumo, visando à sua recuperação e recolocação no mercado, evitando assim o seu encaminhamento para o lixo.

Reciclagem consiste na reintrodução dos resíduos solidos, líquidos ou gasosos já usados para que possam ser reelaborados, gerando um novo produto.

(Banas Ambiental, dezembro de 1999, p.32.)

A produção de alumínio consome uma quantidade enorme de energia elétrica – para produzir 1 kg de alumínio, consomem-se 15 vezes mais energia do que para 1 kg de aço.

A solução está na reciclagem do alumínio. O alumínio é refundido e reaproveitado, com uma economia de cerca de 90% de energia.

Dentre as proposições abaixo, assinale a FALSA:

a) Na eletrólise ígnea do Al2O3, obtemos alumínio no anodo e oxigênio no catodo.

b) O principal minério de alumínio é a bauxita.

c) O alumínio reage com o ácido sulfúrico, produzindo sulfato de alumínio e gás hidrogênio segundo a reação: 2Al + 3H2SO4 → Al2(SO4)3 + 3H2

d) Fios de alumínio são bons condutores de corrente elétrica, e papel alumínio é usado em embalagens e isolamento térmico.

e) Na prática, o alumínio é menos reativo que o pre- visto, e este fato se deve ao fenômeno denominado apassivação, isto é, formação de uma película que o isola do ataque de muitos agentes agressivos.

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

Quer mandar bem no Enem? Então, além desta aula sobre Eletrólise, veja também esta revisão completa sobre As Três Leis de Newton.

as três leis de newton destacada
Física Enem: Revise as Três Leis de Newton
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel