Exercícios sobre Baixa Idade Média

Teste o que você sabe sobre a Baixa Idade Média com exercícios do Enem e de vestibulares, e confira a nossa videoaula para não errar nas provas!

O renascimento comercial e urbano, as Cruzadas e o poder da Igreja medieval são assuntos que caem com muita frequência no Enem e nos vestibulares. Portanto, não deixe de conferir nosso resumo e lista de exercícios sobre a Baixa Idade Média!

Resumo sobre Baixa Idade Média

A Baixa Idade Média corresponde ao período que vai do século XI ao século XV na Europa. Ele é marcado por uma crise no feudalismo e o surgimento de uma nova ordem política e social. Mas, o que dá início à Baixa Idade Média são as Cruzadas, que ocorreram entre os séculos XI e XIII.

As Cruzadas foram uma série de guerras que a Igreja Católica efetuou com o objetivo de dominar Jerusalém, que estava sob domínio muçulmano. Os soldados cristãos que foram a essas guerras ficaram conhecidos como cruzados. Ao longo do caminho até Jerusalém, eles montavam acampamentos. Com o tempo, esses acampamentos foram se expandindo e formando feiras e cidades.

Renascimento comercial e urbano

Esse foi um dos fatores que levaram ao renascimento comercial e urbano. É nesse momento que surge uma nova classe: a burguesia. Ela tem origem com o enriquecimento de feirantes e mercadores das feiras de trocas.

Alguns desses mercadores, mais capitalizados, começaram a construir fortificações ao redor dessas feiras para prevenir saques. Além disso, formaram milícias armadas para proteger as feiras. Assim, surgem as feiras fortificadas, que são chamadas de burgos.

Aos poucos, essas cidades começaram a estabelecer contato entre si e formaram as ligas comerciais. Elas eram acordos comerciais com combinados para reduzir ou eliminar impostos entre seus produtos.

Exercícios sobre Baixa Idade Média
Representação de oficina de ourives, século XVI.

Além disso, os artesãos desenvolveram uma organização própria, criando as chamadas corporações de ofício. Nessas organizações eles definiam em conjunto os padrões de trabalho e os preços, e praticavam uma espécie de assistência mútua.

Crise do século XIV

Já no século XIV houve uma grave crise para o feudalismo. A chamada crise do século XIV foi provocada, principalmente, por 4 fatores:

  • A peste negra, que matou cerca de um terço da população europeia. A mortalidade foi tão grande que provocou desfalque de mão-de-obra no campo.
  • Revoltas camponesas, que foram consequência do excesso de trabalho nos feudos.
  • Grande fome, causada pelas baixas nas plantações.
  • Guerra dos Cem Anos, disputa entre França e Inglaterra pela região de Flandres e pelo trono francês. Uma das consequências foi a centralização do poder nas mãos da monarquia em detrimento da nobreza feudal.

Nesse contexto, os laços feudais foram sendo desfeitos e o sistema feudal ruiu.

Vídeo

A fim de complementar seus estudos, confira a videoaula do professor Felipe:

Exercícios sobre Baixa Idade Média

Por fim, teste seus conhecimentos com as questões sobre Baixa Idade Média:

.

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado História, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel